A atualização consolida diretrizes voltadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes
A política de educação inclusiva no Brasil ganhou mais um reforço com a publicação do Decreto nº 12.773, 8 de dezembro, que complementa o Decreto nº 12.686, de outubro deste ano. A atualização consolida diretrizes voltadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes, com foco na efetividade da inclusão em todas as etapas da educação.
A nova normativa consolida o modelo de educação inclusiva em escolas regulares, assegurando acesso, permanência e participação plena dos estudantes, respeitando suas singularidades, necessidades e potencialidades.
Para Denise Ribeiro, psicóloga e co-fundadora da startup Abraço, que atua no fortalecimento da inclusão educacional e no apoio a escolas, famílias e profissionais, os decretos representam um avanço significativo na forma como o país compreende e pratica a inclusão. “Alinhado a uma compreensão contemporânea da neurodiversidade, o texto normativo reconhece condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TDAH, as deficiências intelectuais e sensoriais como expressões da diversidade neurológica humana. Nesse contexto, a inclusão deixa de ser apenas um princípio legal e se consolida como um compromisso ético, pedagógico e social”, destaca Denise.
Por Comunicação Startup Abraço
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

