O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) retomou nesta quinta-feira, 15, a Operação Protetor dos Biomas, iniciativa destinada a reduzir incêndios florestais e minimizar seus impactos à população e ao meio ambiente em todo o estado.
O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), e com a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Nesta nova etapa, 67 bombeiros atuarão na prevenção e no combate a focos de fogo até 28 de fevereiro. Na primeira fase, entre 1º de novembro e 31 de dezembro, foram mobilizados 58 militares.
De acordo com o comandante-geral do CBMSE, a ação amplia a presença da corporação e reduz o tempo de resposta em 19 municípios, graças ao apoio da Secretaria de Segurança Pública, da deputada federal Katarina Feitosa e do Governo do Estado.
Municípios atendidos
Os efetivos concentram-se em 12 cidades selecionadas com base em imagens de satélite que apontam maior incidência de calor: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, Carira, Tobias Barreto, Cristinápolis e Boquim.
Balanço da primeira etapa
Entre novembro e dezembro, o CBMSE registrou 557 ocorrências de incêndios florestais. Desse total, 233 foram atendidas diretamente pela Operação Protetor dos Biomas. As equipes também prestaram apoio em outras situações, como acidentes de trânsito e resgate de animais, somando 246 atendimentos.
Segundo o comandante da operação, tenente-coronel Gideão Oliveira, o trabalho começou com levantamento de campo para mapear pontos de abastecimento de água e articular apoio com órgãos municipais. Em seguida, foram realizadas atividades preventivas, como visitas de orientação e ações de combate a focos de incêndio, que continuam nesta fase.
LEIA TAMBÉM
Apreensão de Peso: Denúncia leva Polícia Militar a localizar 133 kg de maconha escondidos na mata em Laranjeiras
17 de setBombeiros socorrem homem ferido após salto em cachoeira em Nossa Senhora das Dores
17 de setCarira ganha nova base do Batalhão de Caatinga para ampliar segurança no Agreste
17 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

