Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Pular para o conteúdo
Notícias

DII disparam: casos quintuplicam no Brasil entre 2012 e 2025

Incidência de DII subiu de 30 para 158 casos por 100 mil entre 2012 e 2025; estudo projeta novo aumento até 2035 e alerta para alto custo do tratamento.

25/09/2026 · 16h06 · Atualizado às 17h20
DII disparam: casos quintuplicam no Brasil entre 2012 e 2025

Levantamento apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia mostra aumento de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes entre 2012 e 2025. Pesquisa foi feita por Abel Quaresma (Unoesc) e Paulo Kotze (PUC).

O número de pessoas com doenças inflamatórias intestinais (DII) no Brasil cresceu cinco vezes entre 2012 e 2025, segundo estudo apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre até este sábado (26) em Balneário Camboriú (SC). A incidência dessas enfermidades — como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa — passou de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes no período.

Publicidade

O levantamento foi feito por dois membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP): Abel Quaresma, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Paulo Kotze, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Eles trabalharam em parceria com pesquisadores das universidades de Calgary (Canadá), de São Paulo (USP), estadual de Campinas (Unicamp) e outras instituições. Com base em registros do Sistema Único de Saúde (SUS), os pesquisadores constataram também que o número de novos casos diagnosticados por ano aumentou de 9,35 para 12,34 no mesmo período.

As doenças inflamatórias intestinais são enfermidades autoimunes, com um processo crônico de inflamação provocado quando o sistema imunológico ataca células e tecidos do próprio organismo. Não há cura conhecida; o tratamento visa controlar a inflamação e os sintomas.

Segundo Abel Quaresma, tanto a doença de Crohn quanto a retocolite ulcerativa são multifatoriais, sem uma única causa definida. Ele cita fatores genéticos, ambientais e mudanças nos hábitos alimentares como possíveis contribuintes.

“A gente não sabe o fator causal ainda. A gente sabe que são doenças multifatoriais. Tem a genética, a poluição, os hábitos alimentares. Nossa dieta mudou muito nos últimos anos.”

O pesquisador destacou que alimentos ultraprocessados trazem aditivos que podem favorecer processos inflamatórios. Para ilustrar a mudança na composição e conservação dos alimentos, ele comparou o pão artesanal ao industrializado.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

“Vinte anos atrás, você comprava um pão na padaria e, quatro ou cinco dias depois, ele mofava. Hoje em dia compra-se um pão de forma, ele fica três meses pronto para ser usado.”

A expectativa dos pesquisadores é que o surgimento de novos casos chegue a 22,7 por 100 mil habitantes em 2035. Caso essa projeção se confirme, a prevalência poderá atingir 264 por 100 mil habitantes em 2035 — um aumento de cerca de 67% em relação a 2025.

“São doenças que até por volta de 2015 eram consideradas doenças raras. E que estão tendo um boom em todo o mundo, inclusive no Brasil. A gente projeta que, a partir de 2040, vai se tornar problema de saúde pública, como é a pressão alta, o diabetes.”

Publicidade

O especialista explicou que o tratamento visa controlar o processo inflamatório e os sintomas, mas não cura a doença. O custo desses medicamentos pode chegar a R$ 500 mil por ano, por paciente, e muitos diagnosticados ainda jovens precisarão de acompanhamento por décadas.

“São pacientes que, muitas vezes, são diagnosticados ainda jovens e que precisarão de acompanhamento por décadas.”

Os dados apresentados reforçam atenção sobre prevenção, investigação de fatores ambientais e planejamento dos sistemas de saúde para lidar com o aumento projetado de casos nas próximas décadas.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
3 min de leitura

Levantamento apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia mostra aumento de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes entre 2012 e 2025. Pesquisa foi feita por Abel Quaresma (Unoesc) e Paulo Kotze (PUC).

O número de pessoas com doenças inflamatórias intestinais (DII) no Brasil cresceu cinco vezes entre 2012 e 2025, segundo estudo apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre até este sábado (26) em Balneário Camboriú (SC). A incidência dessas enfermidades — como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa — passou de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes no período.

O levantamento foi feito por dois membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP): Abel Quaresma, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Paulo Kotze, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Eles trabalharam em parceria com pesquisadores das universidades de Calgary (Canadá), de São Paulo (USP), estadual de Campinas (Unicamp) e outras instituições. Com base em registros do Sistema Único de Saúde (SUS), os pesquisadores constataram também que o número de novos casos diagnosticados por ano aumentou de 9,35 para 12,34 no mesmo período.

As doenças inflamatórias intestinais são enfermidades autoimunes, com um processo crônico de inflamação provocado quando o sistema imunológico ataca células e tecidos do próprio organismo. Não há cura conhecida; o tratamento visa controlar a inflamação e os sintomas.

Segundo Abel Quaresma, tanto a doença de Crohn quanto a retocolite ulcerativa são multifatoriais, sem uma única causa definida. Ele cita fatores genéticos, ambientais e mudanças nos hábitos alimentares como possíveis contribuintes.

“A gente não sabe o fator causal ainda. A gente sabe que são doenças multifatoriais. Tem a genética, a poluição, os hábitos alimentares. Nossa dieta mudou muito nos últimos anos.”

O pesquisador destacou que alimentos ultraprocessados trazem aditivos que podem favorecer processos inflamatórios. Para ilustrar a mudança na composição e conservação dos alimentos, ele comparou o pão artesanal ao industrializado.

“Vinte anos atrás, você comprava um pão na padaria e, quatro ou cinco dias depois, ele mofava. Hoje em dia compra-se um pão de forma, ele fica três meses pronto para ser usado.”

A expectativa dos pesquisadores é que o surgimento de novos casos chegue a 22,7 por 100 mil habitantes em 2035. Caso essa projeção se confirme, a prevalência poderá atingir 264 por 100 mil habitantes em 2035 — um aumento de cerca de 67% em relação a 2025.

“São doenças que até por volta de 2015 eram consideradas doenças raras. E que estão tendo um boom em todo o mundo, inclusive no Brasil. A gente projeta que, a partir de 2040, vai se tornar problema de saúde pública, como é a pressão alta, o diabetes.”

O especialista explicou que o tratamento visa controlar o processo inflamatório e os sintomas, mas não cura a doença. O custo desses medicamentos pode chegar a R$ 500 mil por ano, por paciente, e muitos diagnosticados ainda jovens precisarão de acompanhamento por décadas.

“São pacientes que, muitas vezes, são diagnosticados ainda jovens e que precisarão de acompanhamento por décadas.”

Os dados apresentados reforçam atenção sobre prevenção, investigação de fatores ambientais e planejamento dos sistemas de saúde para lidar com o aumento projetado de casos nas próximas décadas.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA