Em reunião com acionistas, o CEO Lip-Bu Tan reconheceu erro ao eliminar multithreading e disse que ele voltará na próxima geração de Xeon para data centers. A Intel não especificou quais modelos terão o recurso.
A Intel reconheceu um erro estratégico ao abandonar a tecnologia Hyper-Threading nas últimas gerações de processadores, uma decisão que, segundo a empresa, gerou uma desvantagem competitiva em relação à rival AMD. Em um recente encontro com acionistas, o CEO da Intel, Lip-Bu Tan, confirmou que a tecnologia será reintroduzida com a nova linha de processadores Coral Rapids, que equipará a oitava geração de CPUs Xeon voltadas para data centers.
Embora a volta do Hyper-Threading seja uma boa notícia para a Intel, a empresa não divulgou informações sobre a inclusão desse recurso nos modelos da linha Intel Core para desktops. A decisão de eliminar o Hyper-Threading anteriormente foi motivada por uma tentativa de economizar espaço no chip e reduzir o consumo de energia, priorizando o desempenho de cada núcleo individualmente. Entretanto, essa estratégia se mostrou menos eficaz no ambiente de servidores, onde a capacidade de processar múltiplas tarefas simultaneamente é crucial.
O mercado corporativo tem uma forte dependência do processamento em paralelo, e a ausência do Hyper-Threading deixou a Intel em desvantagem, especialmente em comparação com os processadores EPYC da AMD, que oferecem uma quantidade significativamente maior de threads lógicos por processador. Com a linha Xeon 7 Diamond Rapids ainda sem essa funcionalidade, a Intel enfrentará pressão contínua da concorrência até que os novos procesadores Coral Rapids sejam lançados, o que está previsto para 2028.
O retorno do Hyper-Threading com os Coral Rapids indica que a Intel está ciente dos erros cometidos e busca recuperar sua posição no mercado de data centers de alto desempenho. A expectativa é que esses novos Xeon utilizem litografias avançadas, como o node Intel 14A, o que possibilitará a reintegração da tecnologia sem comprometer o consumo energético. Embora o anúncio tenha sido focado em servidores, o retorno do multithreading nessa linha pode abrir oportunidades para sua reintrodução nas CPUs de PC no futuro, conforme rumores já indicam.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →
