Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Sábado, 27 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Lula tem agenda internacional e visita ao Nordeste na próxima semana

Política

Lula tem agenda internacional e visita ao Nordeste na próxima semana

Lula terá compromissos internacionais e visitas ao Nordeste na próxima semana.

27/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 05h32
Lula tem agenda internacional e visita ao Nordeste na próxima semana

Publicidade

Na última semana antes da implementação das restrições da legislação eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda que combina compromissos internacionais e viagens pelo Nordeste. Na terça-feira, dia 30, o presidente participará da 64ª Cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai. Durante o encontro, Lula deve anunciar um aumento da contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul). Este fundo é considerado o principal mecanismo financeiro do bloco, destinado a reduzir as assimetrias entre os países-membros.

Publicidade

Publicidade

Após a cúpula, Lula retornará ao Brasil e seguirá para a Bahia, onde cumprirá compromissos relacionados às celebrações do 2 de Julho, que marca a Independência do estado. Em Alagoinhas, o presidente visitará o Hospital Regional e participará da entrega de veículos do Ministério da Saúde. Em Salvador, está prevista sua participação na cerimônia de reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

A Bahia é um dos maiores colégios eleitorais do Brasil e um reduto político estratégico para Lula, sendo um dos estados mais visitados pelo presidente em 2026. Entretanto, a visita ocorrerá em um momento de desgaste político, especialmente após a saída de Jaques Wagner da liderança do governo no Senado, que se deu após o senador ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

A agenda do presidente se desenrola na contagem regressiva para o início das restrições previstas pela legislação eleitoral, que começam a valer a partir de 4 de julho. Essas regras limitarão, entre outras coisas, a publicidade institucional, inaugurações com promoção pessoal e anúncios de ações governamentais que possam influenciar o eleitorado.

Nos últimos 15 dias, Lula intensificou suas agendas públicas, concentrando anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em Minas Gerais, fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), anunciou investimentos para periferias, inaugurou a primeira etapa da nova Serra das Araras e lançou uma nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, além de entregar um equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina.

Publicidade

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
3 min de leitura

Publicidade

Na última semana antes da implementação das restrições da legislação eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda que combina compromissos internacionais e viagens pelo Nordeste. Na terça-feira, dia 30, o presidente participará da 64ª Cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai. Durante o encontro, Lula deve anunciar um aumento da contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul). Este fundo é considerado o principal mecanismo financeiro do bloco, destinado a reduzir as assimetrias entre os países-membros.

Após a cúpula, Lula retornará ao Brasil e seguirá para a Bahia, onde cumprirá compromissos relacionados às celebrações do 2 de Julho, que marca a Independência do estado. Em Alagoinhas, o presidente visitará o Hospital Regional e participará da entrega de veículos do Ministério da Saúde. Em Salvador, está prevista sua participação na cerimônia de reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves.

A Bahia é um dos maiores colégios eleitorais do Brasil e um reduto político estratégico para Lula, sendo um dos estados mais visitados pelo presidente em 2026. Entretanto, a visita ocorrerá em um momento de desgaste político, especialmente após a saída de Jaques Wagner da liderança do governo no Senado, que se deu após o senador ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

A agenda do presidente se desenrola na contagem regressiva para o início das restrições previstas pela legislação eleitoral, que começam a valer a partir de 4 de julho. Essas regras limitarão, entre outras coisas, a publicidade institucional, inaugurações com promoção pessoal e anúncios de ações governamentais que possam influenciar o eleitorado.

Nos últimos 15 dias, Lula intensificou suas agendas públicas, concentrando anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em Minas Gerais, fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), anunciou investimentos para periferias, inaugurou a primeira etapa da nova Serra das Araras e lançou uma nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, além de entregar um equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA