O Ministério da Saúde promove neste sábado (28) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 30 de maio nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A estratégia antecede o período de maior circulação do vírus nessas áreas; a região Norte terá a campanha no segundo semestre devido à sazonalidade da doença.
A vacinação é oferecida gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS). A mobilização é realizada anualmente pelo governo federal em parceria com estados e municípios, e o Ministério da Saúde atualiza as doses a cada campanha para acompanhar novas cepas em circulação no país.
Para 2026, o governo federal já distribuiu 15,7 milhões de doses da vacina trivalente contra a influenza, que integra o Calendário Nacional de Vacinação.
Público-alvo
O público recomendado inclui crianças menores de 6 anos (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos a partir de 60 anos e pessoas consideradas mais vulneráveis a formas graves da doença.
Para crianças de 6 meses a 8 anos, o esquema vacinal depende do histórico de imunização: as que já foram vacinadas anteriormente recebem uma dose; as que não receberam nenhuma dose devem receber duas, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as aplicações.
Crianças indígenas a partir de 6 meses devem ser vacinadas conforme a faixa etária e o histórico vacinal. Pessoas com comorbidades e crianças de até 8 anos nessa condição que ainda não foram vacinadas também devem receber duas doses.
Desde quinta-feira (26), o Ministério da Saúde tem enviado mensagens institucionais por aplicativos de comunicação para incentivar a vacinação e divulgar informações oficiais, com o objetivo de ampliar a confiança nos canais institucionais.
A vacinação é apontada como a principal medida de prevenção contra a influenza, contribuindo para reduzir casos graves, internações e mortes. Dados preliminares de 2026 indicam aumento na circulação de vírus respiratórios, incluindo a influenza: até 14 de março foram notificados 14,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, com cerca de 840 óbitos. Entre os casos graves, 28,1% das infecções identificadas são atribuídas à influenza.
Os interessados que fizerem parte do público-alvo devem procurar a unidade de saúde pública mais próxima para receber a vacina.
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

