Qual o melhor empréstimo para se contratar?

Compartilhe

Conhecer as modalidades disponíveis no mercado, não somente gera mais opções para quem está apertado, como também evita golpes e até mesmo pagar taxas maiores

Empréstimos já se tornaram rotina para grande parte dos brasileiros. Feito por diferentes motivos, existem diversos tipos de créditos pessoais, cada um deles adequados para um tipo de necessidade. Saber quais modalidades existem atualmente no mercado, pode ajudar na prevenção de golpes, e até mesmo evitar inadimplência.

Crédito rotativo e cheque especial

Apesar de serem linhas de crédito de fácil acesso, ambas possuem taxas de juros muito altas, e só devem ser usadas em casos de extrema urgência e por curtos períodos. O recomendado é que essas modalidades sejam evitadas, pois elas crescem com uma facilidade muito grande, o que pode virar uma bola de neve de dívidas.

Empréstimo consignado

Nesta modalidade, o valor das parcelas é debitado diretamente da folha de pagamento do cliente. Por ter um risco bem menor para as instituições financeiras, esse tipo de empréstimo costuma ter juros mais baixos. Ele é exclusivo para aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada. É uma excelente opção para quem busca prazos maiores, mas com taxas menores.

Empréstimo com garantia

Essa modalidade tem como benefício as melhores condições de pagamento, com juros baixos e prazos mais longos. Geralmente ele só é aceito quando o cliente oferece um bem, como um imóvel ou veículo, como garantia para o empréstimo em caso de inadimplência. Ele é o mais recomendado para quem precisa de valores maiores, seja para quitar dívidas, investir em um negócio ou realizar grandes projetos, como comprar uma casa ou fazer uma viagem.

Empréstimo pessoal

Sendo o mais comum e acessível de todos, o empréstimo pessoal é quando a instituição financeira concede um valor em dinheiro para o cliente sem a exigência de garantias. Os juros podem variar bastante, por isso, é importante pesquisar muito bem antes de escolher.

O recomendado é que ele também só seja usado em casos de emergência, ou quando o valor necessário não é muito alto. Porém, vale sempre frisar que no caso de taxas de juros mais altas, ele deve ser usado com muita cautela para evitar endividamentos.

Dicas importantes

Para quem está considerando tomar um empréstimo, é preciso avaliar se a necessidade realmente envolve um valor elevado, e não tem disponível um bem como um imóvel ou carro para conseguir um empréstimo com garantia, com as melhores condições.

Entretanto, se o valor necessário for pequeno e com uma necessidade pontual, o empréstimo pessoal acaba sendo a melhor opção. De toda a forma, o ideal é procurar as condições no máximo de instituições financeiras, com o intuito de conseguir encontrar as melhores condições e conseguir pagar o menos possível a taxa de juros.

Ultimas notícias

Horóscopo de 14 de novembro de 2024, quinta-feira
IML recolhe 9 corpos nas últimas 24hs
MPC-SE solicita fiscalização de atos de mandato em município...
MPT-SE ouve demandas dos artesãos de Poço Redondo para incen...
Brasileiros devem aproveitar o feriadão sendo mais cuidadoso...
Em setembro, vendas de combustíveis em Sergipe diminuíram 1,...