Pular para o conteúdo

Receita fácil para recarregar energias na maratona do Carnaval

Compartilhe

Dra. Ana Luisa Vilela ensina o que comer e beber para evitar a ressaca com dicas práticas 

Com esse calor e os dias de feriado agitados pelo Carnaval, muitas pessoas acabam abusando e o preço quem paga é a saúde depois. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é positiva no âmbito de geração de empregos, negócios e turismo e, pela grandiosidade da festa, é preciso também pensar no bem-estar de todos. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas gera desidratação, mal estar e problemas como dor de cabeça, enjôo e até tontura. É importante hidratar-se ao consumir o álcool sendo que a conta correta é: a cada um copo de bebida alcóolica deve-se tomar dois copos de água”, ensina a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela.

De acordo com a especialista, o álcool traz uma perda de líquido importante pelo bloqueio do hormônio anti-diurético, além de levar a uma desidratação celular importante. As altas temperaturas podem trazer uma mudança na forma das proteínas do corpo responsáveis por várias etapas do metabolismo e isso prejudica todo o funcionamento do corpo, gerando incômodos”. 

É possível curtir o Carnaval sem ressaca? Sim, desde que a pessoa realize uma boa hidratação e alimentação antes do evento e de maneira constante. “A ressaca é formada por uma cascata de eventos metabólicos que são a perda de eletrólitos, a mudança de pH gástrico, a hipoglicemia, a vasoconstrução e vasodilatação, sendo assim só a água não é suficiente para ajustar todas essas falhas. Para que você prepare o organismo é preciso incluir sódio e glicose que serão essenciais para a hidratação, dando a energia necessária e a melhora da contração muscular. O nosso famoso soro caseiro tem a osmose perfeita para entrada de líquido nas células”, explica. O próprio calor provoca aumento da temperatura corporal o que, já por si só, já também causa a desidratação. Então o ideal é estar nutrido, hidratado e bem alimentado. Invista em frutas, sucos e verduras e abuse da água de cocô. Em casa, alimentos como saladas de frutas, saladas convencionais, lanches naturais e um bom arroz e feijão acompanhados sempre de uma proteína garantem uma festa saudável. “Ainda, alimentos como gengibre, boldo e ginseng podem ajudar a digestão e o ideal é também consumir fibras como integrais, saladas e frutas, com o objetivo de criar uma barreira gastro intestinal, o que lentifica a absorção do álcool”, ensina Ana. Na rua, leve lanchinhos rápidos que causam saciedade como pipoca, barrinhas de cereais e nuts. “Temos que entender que drinks, caipirinhas e afins geralmente devem apresentar a bebida bem diluída. Ainda, para evitar inchaço nas pernas evite ficar muito tempo em pé. Invista nos calçados confortáveis, fuja dos saltos e se possível, use sapatos fechados que protegem os pés de ferimentos”, complementa. 

Bebida anti-ressaca e refrescanteA médica ensina uma receita prática e ideal para os dias de calor, que ajuda a evitar a ressaca. 

Ingredientes:
250 ml gelo 250 ml d’água de coco 2 rodelas gengibre amassadas 3 folhas de hortelã Suco de 1/2 limão 1 fatia de melancia Modo de preparo: amasse tudo e bata para beber bem gelado. 

Ultimas notícias

TRE-SE suspende anotação do PSOL em Sergipe por contas não p...
Pesquisa do Instituto IDPS aponta aprovação de 63,7% para ge...
Concurso da Polícia Federal tem banca organizadora confirmad...
MP cobra regularização da coleta de LIXO em Socorro
PL da Anistia fica fora da pauta da semana no Congresso Naci...
STF decide manter a prisão de Fernando Collor de Mello por 6...