A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (20) a consulta ao lote da malha fina referente a fevereiro, que inclui restituições residuais de anos anteriores. Cerca de 205 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco podem verificar se terão valores a receber.
Ao todo, 204.824 contribuintes serão beneficiados com restituições que somam R$ 578,97 milhões. Desse montante, R$ 337,69 milhões destinam-se a contribuintes com prioridade legal no reembolso.
A distribuição das restituições por categoria é a seguinte: 127.585 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix; 39.290 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos; 17.318 contribuintes sem prioridade; 10.735 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério; 6.632 contribuintes com mais de 80 anos; e 3.264 contribuintes com deficiência física ou mental ou em tratamento por doença grave.
A verificação pode ser feita no site da Receita Federal. O contribuinte deve acessar a página da Receita, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar o lote pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Pagamento
O crédito será efetuado em 27 de fevereiro na conta indicada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte. Quem não encontrar o nome na lista deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e baixar o extrato da declaração. Caso haja pendência, é necessário enviar declaração retificadora e aguardar futuros lotes da malha fina.
Se o depósito não for efetuado por problema na conta informada, como desativação, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou pelos telefones do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o valor da restituição não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar o crédito no portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, em seguida “Meu Imposto de Renda” e o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

