Gedalva Umbaubá, vice-prefeita de São Cristóvão e pré-candidata a deputada federal pelo PP, anunciou nesta quarta-feira, 25, que está rompendo com o agrupamento político liderado pelo ex-prefeito e atual secretário de Governo do município, Marcos Santana. A decisão foi comunicada durante entrevista ao radialista Luiz Carlos FOcca.
Segundo Gedalva, a separação do grupo ocorreu após episódios em que ela teria sido sistematicamente excluída da gestão municipal. O último episódio que motivou o rompimento, afirmou a vice-prefeita, foi uma publicação da secretária de Cultura da cidade, Paola Santana, nas redes sociais, na qual a secretária afirmou que o atual prefeito, Júlio Júnior, venceria as eleições “até com um cachorro do lado”.
Gedalva declarou que se sentiu profundamente desrespeitada pela fala de Paola e que não houve demonstração de solidariedade por parte de Marcos Santana diante do ocorrido. Segundo a vice-prefeita, o ex-prefeito apenas classificou a declaração da filha como uma “palavra infeliz” e relativizou a situação, dizendo que comentários desse tipo são comuns em conversas políticas.
Ao justificar o rompimento, Gedalva ressaltou seu papel como referência para outras mulheres na cidade e afirmou que, diante do desrespeito sofrido enquanto política e mulher, não poderia permanecer alinhada ao agrupamento do prefeito Júlio. Ela disse também que o relacionamento com os aliados já estava deteriorado desde o início da atual gestão.
A vice-prefeita relatou que vinha sendo isolada na administração, sendo frequentemente excluída e questionada, e que o comentário de Paola Santana foi o estopim para a decisão. Gedalva afirmou que a escolha de se afastar tem o objetivo de evitar que situações semelhantes voltem a atingir outras mulheres que atuam na política local.

O anúncio marca uma ruptura pública entre Gedalva Umbaubá e o agrupamento ligado a Marcos Santana, encerrando a participação da vice-prefeita no grupo que apoia o governo municipal.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

