Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Vigilância Sanitária de Aracaju reforça fiscalização sobre venda de medicamentos para tratamento da diabetes tipo 2 e obesidade

Saúde

Vigilância Sanitária de Aracaju reforça fiscalização sobre venda de medicamentos para tratamento da diabetes tipo 2 e obesidade

Publicidade A partir de agora, medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias Publicidade A Secretaria Municipal da Saúde(SMS), por meio da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa/SMS), inicia uma força-tarefa para fiscalizar farmácias e drogarias da capital quanto ao cumprimento da nova norma da Agência […]

26/06/2025 · 15h54 · Atualizado às 18h22
Vigilância Sanitária de Aracaju reforça fiscalização sobre venda de medicamentos para tratamento da diabetes tipo 2 e obesidade

Publicidade

A partir de agora, medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias

Publicidade

Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde(SMS), por meio da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa/SMS), inicia uma força-tarefa para fiscalizar farmácias e drogarias da capital quanto ao cumprimento da nova norma da Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa) que determina controle rigoroso na venda de medicamentos agonistas GLP-1, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”.
 
A partir de agora, medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias, com retenção obrigatória de uma delas pelo estabelecimento comercial. A norma, definida pela Instrução Normativa nº 360/2025 da Anvisa, entrou em vigor no dia 23 de junho e tem validade nacional. 
 
A ação da Revisa/SMS tem como prioridade garantir a segurança da população aracajuana, coibindo o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas. Os medicamentos afetados são indicados para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, mas vinham sendo utilizados de forma indevida, o que gerou um alto número de eventos adversos reportados ao sistema nacional de farmacovigilância. 
 
“A Vigilância Sanitária estará atenta ao cumprimento dessa nova regulamentação. Durante as inspeções, serão verificados os critérios de prescrição, retenção de receita e escrituração no sistema de controle. O descumprimento pode resultar em penalidades, como multas e suspensão da comercialização”, reforçou Renata Claudio de Souza, gerente de medicamentos e produtos para a saúde da Vigilância de Aracaju.
 
A medida é uma medida de proteção da saúde pública que visa impedir a automedicação e promover o uso seguro e responsável dos medicamentos. “A população é a principal beneficiada, com mais segurança no acesso aos tratamentos e respaldo profissional adequado”, ressaltou Renata.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

A partir de agora, medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias

A Secretaria Municipal da Saúde(SMS), por meio da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa/SMS), inicia uma força-tarefa para fiscalizar farmácias e drogarias da capital quanto ao cumprimento da nova norma da Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa) que determina controle rigoroso na venda de medicamentos agonistas GLP-1, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”.
 
A partir de agora, medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias, com retenção obrigatória de uma delas pelo estabelecimento comercial. A norma, definida pela Instrução Normativa nº 360/2025 da Anvisa, entrou em vigor no dia 23 de junho e tem validade nacional. 
 
A ação da Revisa/SMS tem como prioridade garantir a segurança da população aracajuana, coibindo o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas. Os medicamentos afetados são indicados para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, mas vinham sendo utilizados de forma indevida, o que gerou um alto número de eventos adversos reportados ao sistema nacional de farmacovigilância. 
 
“A Vigilância Sanitária estará atenta ao cumprimento dessa nova regulamentação. Durante as inspeções, serão verificados os critérios de prescrição, retenção de receita e escrituração no sistema de controle. O descumprimento pode resultar em penalidades, como multas e suspensão da comercialização”, reforçou Renata Claudio de Souza, gerente de medicamentos e produtos para a saúde da Vigilância de Aracaju.
 
A medida é uma medida de proteção da saúde pública que visa impedir a automedicação e promover o uso seguro e responsável dos medicamentos. “A população é a principal beneficiada, com mais segurança no acesso aos tratamentos e respaldo profissional adequado”, ressaltou Renata.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA