Uma nova frente fria chega ao país nesta quinta-feira (18), derrubando temperaturas do Centro-Sul. Massa de ar polar reforça o frio entre sábado e domingo, com risco de geadas generalizadas nos estados do Sul.
A partir desta quinta-feira (18), uma nova frente fria se instalará em diversas regiões do Brasil, promovendo uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Centro-Sul do país.
O sistema meteorológico iniciará sua trajetória pelo Rio Grande do Sul e, em seguida, se espalhará por estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. O frio será intensificado pela chegada de uma massa de ar polar entre sábado (20) e domingo (21), que pode resultar em geadas generalizadas nos estados do Sul.
“A previsão do tempo indica que, no início desta quarta-feira (17), as temperaturas em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis devem variar entre 16ºC e 19ºC, com mínimas que não ultrapassam os 12ºC”, afirmou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A mudança climática mais acentuada deverá ocorrer na noite de quinta-feira (18), com a frente fria atingindo o Rio Grande do Sul e provocando temporais. Na sexta-feira (19), o fenômeno avançará pelos demais estados da Região Sul e começará a influenciar Mato Grosso do Sul.
No dia seguinte, espera-se que a frente fria chegue a São Paulo e Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, a previsão é de aumento de nuvens, chuvas e queda nas temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul.
Em São Paulo, as condições meteorológicas devem incluir chuva, rajadas de vento e temperaturas mais baixas. No Rio de Janeiro, o tempo deverá apresentar mais nuvens, chuvas e uma sensação térmica mais amena ao longo do final de semana. Os estados de Minas Gerais e Espírito Santo também sentirão os efeitos da frente fria no domingo (21).
No Nordeste, entre quinta e domingo, as chuvas devem se concentrar no litoral, afetando estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Já no Norte, as condições continuarão propícias para pancadas de chuva, especialmente no Amazonas, Roraima, Amapá, norte do Pará e parte de Rondônia. As precipitações poderão ocorrer entre a tarde e a noite, acompanhadas de chuvas de moderada a forte intensidade e trovoadas isoladas.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

