Um mês após a operação da Polícia Federal contra o senador Jaques Wagner (PT-BA), as redes sociais do PT e do PL apresentaram mudanças significativas no tom e na frequência das publicações sobre o caso do Banco Master. Enquanto os perfis do PT diminuíram drasticamente suas postagens sobre o assunto, o PL ampliou sua presença digital, direcionando o foco para Jaques Wagner.
Um levantamento comparativo das publicações realizadas no Instagram e no X (antigo Twitter) indicou que, nos 30 dias que antecederam a operação, 85,4% das postagens do PT sobre o Master foram feitas antes da ação da PF. Após a operação, apenas 14,4% das publicações permaneceram focadas no tema. Em contrapartida, o PL mais que dobrou suas postagens, com 55,8% do total de menções ao Master ocorrendo após a operação, enquanto 44,2% foram feitas anteriormente.
Os perfis analisados incluíram o PT nacional e suas bancadas na Câmara e no Senado, assim como os perfis do PL nacional e do “PLnoCongresso”. O levantamento considerou apenas as publicações no feed, que ficam disponíveis permanentemente.
A estratégia do PL após a operação foi a de redirecionar suas postagens para criticar a relação de Jaques Wagner com o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Master. Antes, o foco era uma reunião que teria ocorrido entre Lula e Vorcaro, em 4 de dezembro, onde Lula teria ouvido sobre a situação operacional do banco.
O PL também se posicionou em defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que foi alvo de reportagens que revelaram áudios de conversas em que ele solicitava doações para um filme sobre seu pai, Jair Bolsonaro. O partido se comprometeu a esclarecer que não houve uso de dinheiro ilegal para a produção.
Com a divulgação dos áudios, o PL passou a defender a instalação de uma CPI do Master, buscando mostrar seu compromisso com as investigações. Nos 30 dias que antecederam a operação contra Jaques, foram apenas 19 postagens do PL sobre o assunto. Depois da ação, o partido fez 24 postagens relacionadas ao tema.
O PT, antes da operação, utilizou a relação de Flávio com Vorcaro como um argumento central, realizando 167 publicações sobre o caso nas duas plataformas. O partido impulsionou o termo “BolsoMaster” e utilizou-o em discursos públicos, com líderes do partido como Pedro Uczai, Lindbergh Farias e Rogério Correia sendo figuras proeminentes nas postagens.
A partir da operação, o PT fez 28 publicações sobre o Master, defendendo Jaques e pedindo a instalação de uma CPI. Recentemente, a sigla intensificou a crítica ao senador Flávio ao divulgar uma foto que o mostrava ao lado de um cúmplice de Vorcaro, chamando a atenção para a necessidade de compartilhar a imagem amplamente.
Flávio, por sua vez, afirmou que a foto era uma montagem. A imagem, verificada por diferentes ferramentas, foi publicada pelo ICL Notícias, que a analisou em parceria com o CLIP.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

