No sábado, 29, Aracaju sediou a segunda edição do programa Defesa Lilás, promovido pelo União Brasil. Durante o encontro, foi lançada a Avaliação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, instrumento que permitirá à sociedade civil acompanhar a eficácia das ações locais de enfrentamento à violência contra a mulher.
A deputada federal Yandra Moura (UNIÃO/SE), embaixadora do programa, explicou que o material está estruturado em seis eixos e tem como objetivo “dar poder à mulher para avaliar, cobrar e transformar a realidade”. Para a parlamentar, diagnóstico, monitoramento e participação social são essenciais para a manutenção de políticas públicas.
Presidente estadual do partido, o ex-deputado federal André Moura destacou que os municípios são o ponto de partida para soluções contra a violência de gênero e que os dados obtidos com a ferramenta devem subsidiar novas iniciativas.
A presidente estadual do União Mulher de Sergipe, Sheyla Galba, recebeu elogios de Yandra Moura pelo trabalho conjunto com o Instituto Sheyla Galba, responsável por levar uma carreta de mamografia ao interior sergipano. Segundo a deputada, já foram realizados mais de 500 exames e 3 mil atendimentos em cerca de quatro a cinco meses.
No painel “Educação para a Igualdade”, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, ressaltou o aumento da presença feminina em cargos públicos e a relevância do combate à violência.
A coordenadora nacional do Defesa Lilás, Marcela Carrijo, reforçou que o projeto incentiva a participação de mulheres na política e na elaboração de políticas públicas.
O debate ganhou respaldo institucional com a participação da juíza titular do Núcleo de Garantias do Tribunal de Justiça de Sergipe, Jumara Porto Pinheiro, que lembrou a parceria com Yandra Moura em iniciativas voltadas à independência feminina em Aracaju.
Prefeitas como Ana Helena de Carvalho Fontes (Aquidabã), Daiane Santos de Oliveira (Siriri) e Izabel Nolet (Divina Pastora), além da presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Silvany Manlak, também marcaram presença, reforçando a capilaridade da proposta em cidades de pequeno porte.
Os painéis discutiram temas como “Espaços Públicos e Cidades Seguras” e “Rede de Proteção Ativa e Intersetorial”, consolidando o Defesa Lilás como espaço de articulação de políticas para mulheres em Sergipe. O encontro terminou com o compromisso de replicar a nova ferramenta de avaliação nos demais municípios do estado.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

