No sábado, 29, Aracaju sediou a segunda edição do programa Defesa Lilás, promovido pelo União Brasil. Durante o encontro, foi lançada a Avaliação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, instrumento que permitirá à sociedade civil acompanhar a eficácia das ações locais de enfrentamento à violência contra a mulher.
A deputada federal Yandra Moura (UNIÃO/SE), embaixadora do programa, explicou que o material está estruturado em seis eixos e tem como objetivo “dar poder à mulher para avaliar, cobrar e transformar a realidade”. Para a parlamentar, diagnóstico, monitoramento e participação social são essenciais para a manutenção de políticas públicas.
Presidente estadual do partido, o ex-deputado federal André Moura destacou que os municípios são o ponto de partida para soluções contra a violência de gênero e que os dados obtidos com a ferramenta devem subsidiar novas iniciativas.
A presidente estadual do União Mulher de Sergipe, Sheyla Galba, recebeu elogios de Yandra Moura pelo trabalho conjunto com o Instituto Sheyla Galba, responsável por levar uma carreta de mamografia ao interior sergipano. Segundo a deputada, já foram realizados mais de 500 exames e 3 mil atendimentos em cerca de quatro a cinco meses.
No painel “Educação para a Igualdade”, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, ressaltou o aumento da presença feminina em cargos públicos e a relevância do combate à violência.
A coordenadora nacional do Defesa Lilás, Marcela Carrijo, reforçou que o projeto incentiva a participação de mulheres na política e na elaboração de políticas públicas.
O debate ganhou respaldo institucional com a participação da juíza titular do Núcleo de Garantias do Tribunal de Justiça de Sergipe, Jumara Porto Pinheiro, que lembrou a parceria com Yandra Moura em iniciativas voltadas à independência feminina em Aracaju.
Prefeitas como Ana Helena de Carvalho Fontes (Aquidabã), Daiane Santos de Oliveira (Siriri) e Izabel Nolet (Divina Pastora), além da presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Silvany Manlak, também marcaram presença, reforçando a capilaridade da proposta em cidades de pequeno porte.
Os painéis discutiram temas como “Espaços Públicos e Cidades Seguras” e “Rede de Proteção Ativa e Intersetorial”, consolidando o Defesa Lilás como espaço de articulação de políticas para mulheres em Sergipe. O encontro terminou com o compromisso de replicar a nova ferramenta de avaliação nos demais municípios do estado.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

