Um ataque russo contra a cidade portuária de Odesa, localizada no Mar Negro, resultou na morte de três pessoas, conforme informou uma autoridade local nesta quarta-feira, 15 de julho de 2026.
Serhiy Lysak, chefe da administração militar da cidade, comunicou pelo Telegram que outras três pessoas foram hospitalizadas devido aos ferimentos causados pelo ataque. Ele também mencionou danos a edifícios residenciais, embora não tenha fornecido detalhes adicionais sobre a extensão da destruição.
Nos últimos dias, a Rússia intensificou seus ataques contra os portos ucranianos de águas profundas na região de Odesa, que são vitais para o comércio exterior e a economia do país, especialmente em tempos de guerra.
O governador regional, Oleh Kiper, relatou na terça-feira, 14 de julho, que dois cidadãos morreram em um ataque realizado à noite com drones, direcionado a infraestrutura portuária na região. Além disso, uma embarcação civil sob bandeira das Ilhas Marshall também sofreu danos durante essa ação.
As autoridades locais informaram que a Rússia atacou instalações portuárias nas regiões de Odesa e Mykolaiv, no sul da Ucrânia, nesta quarta-feira. O Ministério da Defesa russo confirmou que os ataques visaram portos utilizados para movimentar cargas destinadas ao Exército da Ucrânia, atingindo quatro embarcações.
O ministério detalhou que instalações portuárias para descarregamento de combustíveis e lubrificantes, além de tanques de armazenamento de combustível, foram danificadas. Em um ataque de drones realizado na madrugada de quarta-feira contra a região de Mykolaiv, um homem ficou ferido, segundo o governador regional Vitaliy Kim.
Durante a noite, drones ucranianos conseguiram atingir 20 embarcações russas no Mar Negro, incluindo 17 navios-tanque de petróleo, conforme afirmou o comandante das forças de drones de Kiev, Robert Brovdi, em uma publicação no Telegram. Os alvos incluíam também dois navios-tanque de gás e um rebocador.
Em meio a esses ataques, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que revelará novas medidas para aprofundar a integração das indústrias de defesa europeia e ucraniana durante sua visita a Kiev nesta quarta-feira. Ela declarou: “Vou anunciar novas iniciativas para integrar nossas indústrias de defesa. Assim poderemos produzir mais e mais rápido.”
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

