Vacinados com três doses têm mais proteção contra variante ômicron

Jose Costa, 04 de Fevereiro, 2023

A quarta dose também está dando resultados promissores contra as novas variantes.

 

Pessoas que tomaram três doses da vacina contra covid-19 possuem mais anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus do que aquelas que não completaram o esquema vacinal ou mesmo que tiveram a doença.

 

Mais importante, esta maior resistência ocorreu também contra a variante ômicron do vírus.

 

Mais de 80% dos voluntários do estudo que foram infectados não tinham tomado a terceira dose.

 

"Ainda que alguns dos testados previamente infectados pudessem apresentar uma maior quantidade de anticorpos que reconheciam o vírus, os vacinados com três doses possuíam uma melhor qualidade de anticorpos, ou seja, que não apenas reconheciam como efetivamente neutralizavam o SARS-CoV-2," contou o professor Jaime Amorim, professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

 

As amostras foram coletadas na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, durante um surto da ômicron ocorrido entre janeiro e março de 2022. Os vírus presentes nas amostras foram isolados e sequenciados, confirmando que eram da cepa ômicron. Os pesquisadores então separaram amostras do soro do sangue dos pacientes para testar a ação dos anticorpos sobre essa variante e sobre a cepa original de Wuhan, que deu origem à pandemia.

 

"Os anticorpos presentes nas amostras dos vacinados com três doses se mostraram capazes de neutralizar não apenas a cepa original de Wuhan, como também a variante ômicron. Isso não ocorreu com os não vacinados ou que tomaram uma ou duas doses," comentou o pesquisador Robert Santos, membro da equipe.

 

Importância das doses de reforço

 

Entre os vacinados que se infectaram durante o estudo, apenas 16 haviam tomado a terceira dose. Os 189 que testaram negativo contaram com uma proporção menor de não vacinados (23) do que de vacinados (166), sendo 51 com as três doses.

 

Mas isto não pode ser extrapolado para o comportamento da população porque estudo ocorreu em um momento em que poucas pessoas haviam tomado a terceira dose dos imunizantes desenvolvidos contra a covid-19. Os vacinados haviam sido imunizados, em sua maioria, com as vacinas CoronaVac ou AstraZeneca nas duas primeiras doses e o reforço com o imunizante da Pfizer.

 

"Como esperado, vimos que a vacina não impede necessariamente a infecção. O que trazemos de novo é que os vacinados com três doses possuem anticorpos que neutralizam mesmo a ômicron, que surgiu quando as vacinas usadas atualmente já existiam," explicou o professor Luís Carlos Ferreira, da Universidade de São Paulo, também membro da equipe.

 

Resultados preliminares de uma nova análise ainda em andamento, realizada pela equipe no mesmo município, mostram que a administração da quarta dose também está surtindo efeito, com uma ocorrência ainda menor de quadros da doença.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: The third vaccine dose significantly reduces susceptibility to the B.1.1.529 (Omicron) SARS-CoV-2 variant

Autores: Jéssica P. Farias, Josilene R. Pinheiro, Robert Andreata-Santos, Mayanna M. C. Fogaça, Ruth D. da Silva Brito, Edgar F. da Cruz, Maria F. de Castro-Amarante, Samuel S. Pereira, Shirley dos Santos Almeida, Ludimila M. Moreira, Rafael da Conceição Simões, Wilson B. Luiz, Alexander Birbrair, Aline Belmok, Bergmann M. Ribeiro, Juliana T. Maricato, Carla T. Braconi, Luís C. de Souza Ferreira, Luiz M. R. Janini, Jaime Henrique Amorim

Publicação: Journal of Medical Virology

Vol.: 95, Issue 2 e28481

DOI: 10.1002/jmv.28481

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=vacinados-tres-doses-tem-mais-protecao-contra-variante-omicron&id=15760&nl=nlds - Com informações da Agência Fapesp- Imagem: Jéssica Pires Farias/UFOB

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc