Coluna Radar por César Cabral - 28 de abril de 2024

Cesar Cabral, 28 de Abril, 2024

Conversas à vista

O ex-governador Jackson Barreto vai conversar sobre política com o governador Fábio Mitidieri, tão logo o governante retorne dos Estados Unidos. Sobre quem JB vai apoiar para prefeito de Aracaju, ele diz que depende, apenas, de Edvaldo Nogueira. Jackson revelou que não tem nenhum ressentimento do prefeito e que o seu candidato a vereador de Aracaju é Everton Souza. PT saudações!

Eu acredito

O vereador Fabiano Oliveira (PP) terá a sua pré-campanha a prefeito de Aracaju incrementada nos próximos dias. Segundo o senador Laércio Oliveira (PP-SE), o projeto é pra valer e a direção nacional do Progressistas vai investir pesado na sua eleição. As conversas para a escolha do vice estão bem adiantadas e tudo leva a crer que a chapa será muito competitiva. A turma do PP está animada e bota fé que vai dar pé.

Não se enxerga

Tem gente que tem muita dificuldade de se enxergar diante de um espelho e, principalmente, diante do povo. Pelas ruas desse nosso Sergipe, tem muitos pré-candidatos desfilando com ares de vitória quando, na verdade, não se elegem sequer para vigia de quarteirão. Queixo duro, tem um que quer porque quer ser prefeito. Apesar de em todas as pesquisas aparecer somente na rabada, o camarada continua se achando. Depois não venha dizer que a cigana lhe enganou. 

Andrade governador

O governador Fábio Mitidieri (PSD) viajou com a família para os Estados Unidos a fim de participar das solenidades de formatura da filha Ana Célia. Durante uma semana, enquanto Fábio estiver na terra do Tio Sam, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD) estará como governador de Sergipe, uma vez que o vice, Zezinho Sobral (PSB) está na Espanha. Para regozijo dos Andrade, o governador em exercício certamente cumprirá agenda nos municípios de Canhoba, N.S. de Lourdes, Porto da Folha e Canindé de São Francisco. 

Desmente boato

E o governador em exercício, deputado Jeferson Andrade, desmentiu a boataria que dava conta de um acordo entre ele e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, visando a troca da candidatura de Luiz Roberto pela deputada federal Katarina Feitoza (PSD-SE). Esse troca-troca, garantiria a Edvaldo a vaga de candidato a vice-governador com Fábio Mitidieri (PSD), em 2026. Jeferson foi taxativo ao dizer que quem conduz qualquer tratativa em nome do bloco governista é o próprio governador Fábio Mitidieri, que, certamente, não tratou dessa engenharia, segundo Jeferson.

Com mais de 30

Nos anos 70, o compositor Marcos Valle compôs a música “Com Mais de Trinta”, satirizando a confiabilidade em alguém com mais de 30 anos. 54 anos depois, surge uma história de que está sendo costurado um acordo para que Edvaldo Nogueira (PSD) seja candidato ao Governo em 2030. Aparentemente, a música está sendo relançada, digitalizada, e com um novo arranjo. 

Na onda do capitão

O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve em Aracaju, na última sexta-feira (26) e, como tem ocorrido por onde passa, reuniu uma multidão de bolsonaristas no aeroporto e na concentração, na rua de Estância. A vereadora Emília Corrêa (PL), pré-candidata a prefeita de Aracaju,  esteve sempre acompanhada do médico Eduardo Amorim e os dois deixaram claro que a chapa já está devidamente formada. Já o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, apareceu por lá, mas ficou meio escondido, no meio da multidão.

Mal-estar

Para alguns assessores de Bolsonaro, a vereadora Emília Corrêa (PL) não participou de toda programação cumprida pelo ex-presidente, em Aracaju, alegando estar com um certo mal-estar. Por essa razão, a ausência da pré-candidata a prefeita em parte das aparições públicas de Jair Bolsonaro, terminou por causar um mal-estar junto à cúpula do Partido Liberal. Coincidência ou não, o certo é que o capitão sequer entrou na sede do PL.

Cartel nas bombas

Os órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ministério Público e PROCON, devem observar com mais atenção o nivelamento dos preços dos combustíveis em Aracaju. A combinação de valores salta aos olhos de qualquer consumidor, que fica à mercê de um verdadeiro cartel formado pelos donos de Postos de Combustíveis. Será que é preciso ressuscitar os fiscais de Sarney?

Cadê o laudo?

Há mais de um mês que a prefeitura de Propriá tenta inaugurar a reforma do Mercado de Cereais, localizado no centro comercial da cidade, mas não consegue fazê-lo por falta de um laudo fornecido pelo Corpo de Bombeiros. Após a primeira vistoria, o CB vem pedindo algumas adequações. Sempre que uma é atendida, outra é solicitada. A conta-gotas, esse processo vem se arrastando há vários dias, por conta do homem do fogo que tá batendo fofo.

Botando pra quebrar

E a Câmara de Vereadores de Telha realizou a 8ª Sessão Ordinária, sob a presidência da vereadora Cláudia Dias (PSD), quando discutiu vários assuntos de interesse do povo e aprovou, por unanimidade, uma medida que garante mais segurança à população. Sabe qual foi?  A construção de um quebra-molas na rua São João, no trecho entre a ladeira e o cruzamento. E ainda tem gente que diz que os vereadores não trabalham. É mole?

Time reforçado

Os ex-prefeitos de Maruim, Evenor de Sena e Silva e Ednalva Nascimento de Sena e Silva, aderiram à pré-candidatura de Jeferson Santana a prefeito de Maruim, pelo União Brasil. Os dois estiveram em um evento denominado “Café com União”, organizado pelas mulheres do Diretório Municipal União Brasil, na noite da sexta-feira (26), no Bairro São José, em Maruim/SE. O médico aposentado, Dr. Evenor, administrou Maruim de 1993 a 1996. Dona Ednalva, sua esposa, foi a gestora do Município de 2001 a 2004. 

Impunidade na via preferencial

Lamentavelmente, a impunidade transita livremente neste país e, não raro, anda na preferencial das grandes cidades. O laudo do acidente envolvendo um Porsche, conduzido por um empresário, e um Sandero, dirigido por um motorista de aplicativo, no dia 31 de março, em São Paulo, revela que o empresário dirigia a 156 km/h e ao bater na traseira do outro estava a 114,8 km/h. No local, a velocidade máxima é de 50 km/h. O motorista do carro de aplicativo morreu ao dar entrada no hospital e o condutor do Porsche continua livre, leve e solto. Triste de quem morrer e, de Uber, para o Céu não for. 

Boca aberta

O Ministério Público Estadual ajuizou Ação Civil Pública para que o município de Estância amplie o Serviço de Saúde Bucal com, no mínimo, mais seis equipes incluindo dentistas e auxiliares, no prazo máximo de 90 dias. Atualmente, há um déficit entre equipes de Saúde Bucal e de Saúde da Família, gerando uma demanda reprimida para atendimentos odontológicos. Apesar de o prefeito Gilson Andrade ser médico, a defasagem de profissionais de saúde bucal contraria as normas legais e regulamentares e os parâmetros técnicos que regulam essa espécie de serviço de saúde. Que coisa!

Patriotismo acadêmico

A Academia Propriaense de Letras, Cultura, Artes e Desportos empossou ontem (27) mais dois novos acadêmicos. João Aguiar Pereira (João Bolinha) e Orlando Melo (Orlando do Tênis) ingressaram no sodalício, durante solenidade realizada na AABB local. Na hora da execução do Hino Nacional, o sistema de som deu pane e os acadêmicos tiveram que soltar a voz e cantar o nosso hino. Ainda bem que os acadêmicos fazem parte de uma geração que cantava o Hino Nacional, uma vez por semana, antes do início das aulas, em seus colégios. 

Violento prá cachorro!

Os cães da raça Pitbull são muito violentos e a sua criação no Brasil tem sido muito questionada, ultimamente. Muitas pessoas defendem a extinção da raça em solo brasileiro, em virtude de sucessivos casos de ataques a humanos. Recentemente, uma professora teve um membro amputado em decorrência de um ataque de um animal dessa raça. Ontem (27), em Florianópolis-SC, um homem de 38 anos foi atacado e morto por quatro pitbulls, no momento em que entrou numa residência para consertar um poste, a pedido da dona do imóvel. O caso é sério.

Morre Maria Feliciana

Faleceu ontem (27), em Aracaju, aos 77 anos, Maria Feliciana, considerada uma das mulheres mais alta do Brasil. Durante anos, nas décadas de 70/80, ela viajou pelo país afora na companhia de artistas regionais, a exemplo do sergipano Josa, o Vaqueiro do Sertão, e era uma atração a mais nos shows por eles realizados. A sua presença despertava a curiosidade do público, que queria ver de perto a mulher mais alta do Brasil. Com a saúde bastante debilitada, Maria Feliciano faleceu em um hospital de Aracaju. A Rainha das Alturas nasceu em Amparo do São Francisco-SE, no dia 27 de maio de 1946. O RADAR SERGIPE vai publicar, ainda hoje, a entrevista que ela concedeu ao “Por Onde Anda Você”, seção deste site, onde ela contou a sua história de vida.

Dias contados

A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que obedecer às novas regras impostas pela ANATEL para conter o disparo em massa de chamadas abusivas envolvendo venda ou propaganda de serviços ou produtos. Caso descumpra tal limitação, a empresa será penalizada e ficará 15 dias sem operar. Finalmente, parece que esse enchimento de saco vai, pelo menos, diminuir. 

Gesto de grandeza

O empresário Juliano César Souto lançou na última quinta-feira (27), o livro “Cultura Empresarial: reflexões, vivências e aprendizados”, que reproduz um pouco da trajetória desse sergipano bem sucedido, O livro traz entrevistas voltadas para o Brasil de hoje, além de prestar uma merecida homenagem ao seu pai, empresário Raimundo Juliano. Toda a renda da venda do livro será entregue ao Externato São Francisco. O lançamento do livro ocorreu no Salão de Festas Selma Duarte e foi bastante prestigiado pela sociedade sergipana.

Vereadora presa

A Polícia Civil do Paraná prendeu a vereadora de Cambira, Aline dos Santos Macedo (PSC), e o marido dela, suspeitos de comandarem uma organização criminosa que lavava dinheiro do tráfico de drogas. Outros quatros foram presos, inclusive uma advogada, acusados de terem movimentado mais de 20 milhões ao longo de oito anos. A ação policial aconteceu nos municípios de Cambira, Apucarana, Londrina, São João do Ivaí e Borrazópolis. Eita Borra!

 

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT