Veja como escolher o tênis correto para a prática de atividade física

Jose Costa, 09 de Março, 2023

Entenda como o calçado pode influenciar a sua saúde e a realização de exercícios

 

A escolha do tênis ideal não deve basear-se apenas em uma seleção de marca e preço. Antes de comprar o calçado, é preciso levar em consideração as características anatômicas de cada um e o tipo de exercício que será praticado.

 

“Os pés e as pisadas não são iguais. Os principais tipos são o pé plano, aquele que possui um arco medial muito baixo, caracteristicamente mais flexível e com eixo pronado; o cavo, que possui um arco medial elevado, mais rígido e com eixo supinado; e o pé neutro, que possui um arco medial dentro da normalidade, com eixo equilibrado.”, afirma o Dr. Alexandre Leme Godoy, ortopedista e professor livre-docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo.

 

Evitando lesões

Apesar das diferenças anatômicas entre os pés, a maioria dos calçados é feita considerando apenas um perfil. Porém, o Dr. Alexandre Leme Godoy sinaliza que há quatro pontos essenciais nos tênis que devem ser respeitados para evitar lesões :

 

A parte do calçado que toca o chão deve ser rígida ou inflexível, ao passo que a interface entre o pé e o calçado deve ser macia e absorver o impacto;

A caixa anterior, região do calçado que acomoda os dedos, deve ser ampla para não comprimir um dedo contra o outro;

O contraforte, região do calçado que acomoda o calcanhar, tem de ser firme para dar estabilidade ao tornozelo e retropé;

Deve haver uma diferença de altura de 3 a 4 cm entre o calcanhar e os dedos. 

 

Vantagens da escolha correta

Segundo o Dr. Alexandre Leme Godoy, o uso do tênis correto pode, eventualmente, melhorar o desempenho mecânico de uma pisada e otimizar a troca de forças entre o pé e o chão, mas ele não corrige uma pisada errada.

 

“Usar o calçado ideal melhora a biomecânica da pisada, diminui a demanda mecânica sobre as diferentes estruturas anatômicas do pé, como tendões, ligamentos e ossos, e reduz os riscos de lesões e dores no pé e no tornozelo”, alerta.

 

Calçado confortável

Consideradas essas características, o próximo passo é o conforto. “As pessoas têm diferentes formatos de pés e, já que não há uma confecção para cada um deles, o escolhido deve ser o mais confortável”, afirma o professor Júlio Cerca Serrão, coordenador do laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Pesquisador da área de biomecânica do calçado, Júlio Cerca Serrão alerta: “Ninguém deve fazer atividade física com calçado novo. É preciso ‘amaciá-lo’. Quanto mais usar, mais adequado ele estará”.

 

Tempo de troca

Em relação ao tempo de troca, as pesquisas feitas por Júlio Cerca Serrão e sua equipe revelam que, como referência, um calçado deverá ser inutilizado quando tiver percorrido 1000 quilômetros. 

 

“Porém, as pessoas que utilizam o tênis para atividades físicas , mesmo que diárias, dificilmente atingirão essa meta, mas vale como base para entendermos que revezar ou trocar de tênis tão rapidamente não é necessário”. Segundo o professor, os calçados não perdem suas características e o cuidado se detém apenas com as orientações de lavagem.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-03-03/veja-como-escolher-o-tenis-correto-para-a-pratica-de-atividade-fisica.html - Redação EdiCase

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc