Vai jogar futebol com os amigos? Veja como evitar lesões e machucados em campo

Jose Costa, 27 de Março, 2023

Contusões, luxações e tendinites estão entre os principais problemas que podem acontecer em uma partida de futebol amador

 

Não é de hoje que muita gente reserva um dia na semana (ou no mês ou no ano) para se reunir com os amigos e fazer aquela partida de futebol animada. Em época de Copa do Mundo, esse espírito esportivo se intensifica e motiva ainda mais a galera a jogar uma “pelada”.

 

Seja no campo, na areia ou no asfalto, jogar futebol com os amigos é um exercício que, assim como qualquer outro, oferece uma série de benefícios à saúde. Porém, ele também requer alguns cuidados para afastar eventuais problemas, principalmente no que diz respeito às lesões.

 

De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, o aumento da popularidade do futebol trouxe um avanço significativo no número de lesões musculares, que constituíram 31% de todas as lesões entre os jogadores do sexo masculino. Os músculos mais afetados, segundo o levantamento, são os isquiotibiais (37%), seguido dos adutores (23%), quadríceps (19%) e panturrilhas (13%).

 

Os resultados da pesquisa revelaram ainda que o treino de força e programas de aquecimento são algumas das práticas mais usadas para a prevenção de lesões no futebol. Sobre esse assunto, o ortopedista Carlos Gorios, que atua no Hospital Geral de Carapicuíba, gerenciado pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), explica que o aquecimento melhora o preparo e diminui a probabilidade de lesões e de dores durante a partida.

 

“Ele pode ser realizado através de massagens e alongamentos dinâmicos, passes de curta distância, corrida no lugar, condução de bola, deslocamentos laterais, entre outras formas. Os cuidados necessários que devemos ter durante o aquecimento é de mantermos um ritmo leve, para estimular o sistema cardiorrespiratório, aumentando a frequência cardíaca, sem levar o atleta ao cansaço”, explica o especialista.

 

Lesões mais comuns e tratamentos

Ainda de acordo com o ortopedista, as lesões mais frequentes durante uma partida de futebol amador são as contusões (que ocorrem quando há choque entre jogadores), lesões musculares, luxações, entorses e tendinites (inflamação dos tendões).

 

Entretanto, tudo pode acontecer numa ocasião como essa, principalmente quando não há o preparo físico dos jogadores e os cuidados necessários para evitar os problemas. Portanto, em casos mais comuns e menos graves, o médico Carlos Gorios ainda traz algumas dicas de como socorrer uma pessoa machucada e qual deve ser o tratamento.

 

Contusão

Conhecida também como a famosa “pancada”, a contusão é um golpe sobre a pele, sem comprometer as estruturas dos ossos, articulações ou pele, mas que causa dor e inchaço local. Dependendo da intensidade do choque, é necessário parar temporariamente com a atividade física para que o edema e a dor não aumentem e para uma recuperação mais rápida.

“O tratamento para a contusão inclui repouso, gelo local e pomadas anti-inflamatórias. Dependendo da intensidade da dor e do edema, a imobilização (tala gessada, enfaixamento) da região afetada pode ser necessária. A fisioterapia também pode ser indicada para acelerar a recuperação”, esclarece o médico.

 

Luxação

A luxação é a perda da congruência articular entre os ossos da superfície articular, ou seja, a ruptura de ligamentos da articulação envolvida. Segundo o médico, essa é uma emergência ortopédica em que há a necessidade de colocar no lugar os ossos que estão incongruentes.

“Após a redução da luxação, devemos imobilizar essa articulação, para, posteriormente, realizarmos o exame clínico detalhado e, se necessário, os exames complementares. O tratamento definitivo desta luxação dependerá de qual articulação do corpo ocorreu, identificada por meio dos exames clínicos detalhados e complementares”, explica o especialista.

 

Tendinite

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões do corpo e que causa dores e inchaço, prejudicando o rendimento do atleta ao utilizar movimentos repetitivos de uma determinada parte do corpo. Uma das principais formas de prevenção é o alongamento antes dos jogos e a realização de pausas entre as atividades.

Em geral, o tratamento inclui repouso, gelo local e pomadas anti-inflamatórias. “A fisioterapia e a acupuntura também fazem parte do tratamento das tendinites. Mas, se não ocorrer o repouso por parte do atleta para a cura completa do tendão inflamado, a tendinite pode se tornar crônica, prejudicando o rendimento e ficando mais difícil a recuperação e o tratamento”, informa Carlos Gorios.

 

 

Como evitar lesões durante as partidas de futebol

Segundo o especialista em educação física e ex-jogador profissional de futebol, Washington Souza, alguns cuidados são fundamentais para evitar sérias lesões durante a prática esportiva e aproveitar ao máximo o jogo com os amigos. O ideal é realizar um aquecimento antes da partida, estar em dia com treinos de musculação e usar equipamentos adequados para o esporte.

 

O educador físico recomenda que o aquecimento tenha uma duração de 15 a 30 minutos. Já em relação aos treinos de musculação, o profissional destaca sua importância explicando que, quando a musculatura não responde adequadamente, corre-se o risco de lesões como o rompimento do ligamento cruzado anterior e outras decorrentes de entorses do joelho ou tornozelo.

 

Quanto à utilização de acessórios apropriados para o futebol, o especialista esclarece que existem tênis/chuteiras ideais para cada tipo de piso, que podem evitar quedas inesperadas, frenagens não intencionais ou torções por instabilidade. Além dos calçados, as caneleiras também são altamente recomendadas, pois protegem a tíbia de possíveis lesões.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22673 - Escrito por Ananda Silva - Redação MinhaVida - Especialista consultado Dr. Carlos Gorios - Getty Images - FG Trade

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc