Futevôlei ajuda a definir o físico? Especialista explica como

Jose Costa, 10 de Abril, 2023

Trata-se de mais um esporte de praia que exige intensidade nos treinos e jogos

 

É só pensar em emagrecer, que automaticamente muitos imaginam que se deve ficar horas e horas dentro de uma academia para atingir essa meta. Mas, existem outras modalidades que contribuem para o tão sonhado “shape”. Afinal, dá para ficar sarado com a prática do futevôlei?

 

Resposta

“O próprio treinamento (futevôlei) específico com as habilidades motoras necessárias para conseguir jogar vai fazer com que aumente o gasto calórico, de certa forma dependendo da intensidade aumenta a massa muscular e vai aumentar com certeza o gasto calórico basal. A medida que vai tendo esse balanço calórico negativo, vai emagrecendo e definindo”, diz com exclusividade para o Sport Life o professor do curso de Educação Física do CEUB (Centro Universitário de Brasília) Marcelo Boia.

 

Portanto, um sujeito precisa desse balanço calórico negativo para ficar com a musculatura definida e essa relação com a ingestão calórica é indispensável. Marcelo foi questionado logo na sequência se dá para conciliar a prática do futevôlei com outro exercício.

 

“Provavelmente, sim. Hoje qualquer modalidade esportiva precisa ser acompanhada da musculação. O próprio futevôlei necessita de valências físicas a serem desenvolvidas, como força, resistência muscular localizada e resistência aeróbica. Isso em um conjunto geral vai ajudar uma pessoa a definir a musculatura”, finaliza Marcelo.

 

As demais vantagens do futevôlei para saúde

Evoluções tanto no condicionamento físico quanto na coordenação motora, fortalecimento dos músculos, estímulo a circulação sanguínea, a perda de 600 calorias em único treino e o impedimento das lesões são os principais benefícios do futevôlei para saúde.

 

“A movimentação intensa em terrenos duros é um perigo, mas na areia é uma forma de evitar lesões. Podemos trabalhar na sala de musculação, no campo e na caixa de areia, onde procuramos atingir a potência”, complementa o preparador físico Edilson Luis de Oliveira.

 

O atleta Hiltinho é octacampeão mundial, venceu por 28 vezes o circuito nacional e foi considerado o melhor do ano nas temporadas 2019 e 2021. Dessa forma, ele mostra o quão o futevôlei é impactante na sua vida.

 

“O futevôlei é uma questão de necessidade, saúde, qualidade de vida e bem-estar. Quando estou jogando me desestresso. Eu recomendo futevôlei porque impacta diretamente na sua performance. É um esporte desafiador”, diz o jogador profissional.

 

Pesquisa sobre o futevôlei

O Ibope Repucom fez uma pesquisa no segundo semestre de 2022. E apontou que 50 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, adultos e jovens, demonstram interesse por futevôlei. O trabalho, realizado em conjunto com a World Footvolley, baseou-se no universo com mais de 110 milhões brasileiros acima de 18 anos.

 

Dessa maneira, o estudo mostrou que 50% dos fãs de futevôlei são mulheres. E 62% dos interessados estão com 18 e 39 anos, o que denota o lado jovem do perfil desse esporte. A pesquisa esclarece que existe cerca de 500 mil adeptos em mais de mil arenas espalhadas pelo Brasil.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/futevolei-ajuda-a-definir-o-fisico-especialista-explica-como/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc