Adaílton fica na oposição e Valmir de Francisquinho não? Isso pode, Arnaldo?

Habacuque, 17 de Abril, 2023

Para dar uma “sobrevida” à oposição em Sergipe, o candidato a governador derrotado na eleição do ano passado, senador Rogério Carvalho (PT), tentou dar uma demonstração de força e prestígio político, essa semana, reunindo um grupo de correligionários do PT e da Esquerda, além de prefeitos e membros de outros partidos para tentar passar a impressão que a oposição ao governador Fábio Mitidieri (PSD) está unida, fortalecida e agrupada. Mas o “grande encontro” em Itabaiana decepcionou.

Com o “dedo” de Rogério Carvalho, houve uma interferência nacional para que o MDB sergipano, legenda histórica em nosso Estado, passasse para o comando do empresário Sérgio Gama. Há quem diga que a decisão também teve a aprovação do ex-governador Jackson Barreto, mas o fato de o “grande encontro” ser realizado em Itabaiana ganha, também, um contexto de “provocação”.

Isso porque o deputado estadual e ex-prefeito serrano, Luciano Bispo, que hoje está filiado no PSD, construiu quase toda a sua trajetória política defendendo as cores e os ideais do MDB, e o novo presidente Sérgio Gama estava promovendo mudanças no Diretório Municipal de Itabaiana, que historicamente sempre foi liderado por Luciano. E, como se não bastasse, para o “grande encontro”, Rogério e Gama convidaram o prefeito da cidade, Adaílton Sousa (PL), adversário político dos Bispos.

Apesar das “provocações”, o ato teve pouco “peso político”. Além da baixa adesão, Rogério ainda “mandou seus recados”, para políticos que faziam oposição e hoje caminham com o governo e até com ex-aliados, que apoiaram sua candidatura ano passado e agora parecem distantes: Rogério disse que quem estava naquele ato em Itabaiana era “decente e eram pessoas que não têm preço”, “que não fazem acordinho”, sendo apoiado por Adaílton.

Mas, falando nele, chamou a atenção deste colunista e de todo o Estado a ausência, dentre outras pessoas, do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL). Apesar do ato ter ocorrido em Itabaiana, e mesmo com a presença do prefeito Adaílton, eis que Valmir não foi visto, pelo menos por este colunista, no “grande encontro”. O que será que aconteceu? Será que Adaílton desobedeceu um encaminhamento do grupo e foi para o ato ou será que o gestor está disposto a “caminhar com as próprias pernas” e buscar a reeleição com o apoio de Rogério?

A política de Sergipe tem é coisa viu, inclusive em Itabaiana, onde o agrupamento de Valmir de Francisquinho por enquanto não caminha com a oposição liderada por Rogério Carvalho e o PT, mas o prefeito Adaílton sim. E como fica a disputa municipal do próximo ano? Alguém vai procurar os Teles de Mendonça? Existe alguma possibilidade de aproximação de Luciano Bispo e seu grupo? São perguntas que só o tempo será capaz de responder...

 

Veja essa!

Chamou a atenção deste colunista, no antigo estádio Presidente Médici, que o ex-prefeito Valmir de Francisquinho assistiu a vitória do Itabaiana sobre o Confiança no meio do povo, e ao lado do deputado estadual Marcos Oliveira, mas sem a presença marcante do prefeito Adailton.

 

E essa!

Este colunista também verificou as redes sociais do prefeito Adailton Sousa e confirmou que, em nenhum dos registros dentro do estádio, inclusive na festa da vitória, o gestor se aproximou de Valmir de Francisquinho. Será que o ex-prefeito fez ou faltou algo que desagradou Adaílton ou teria o atual prefeito sido picado pela “mosca vermelha”???

 

A explicação!

Em conversa com este colunista, Valmir de Francisquinho explicou que a relação entre ele e Adaílton segue muito boa e que o “desencontro” no estádio se deu porque o prefeito subiu para a arquibancada e ele ficou na parte inferior, conhecida como “geral”. O fato é que ambos celebraram muito a vitória de 2x0 do Itabaiana sobre o Confiança no primeiro jogo da final do Sergipão 2023.

 

Bomba!

Ainda na conversa que teve com este colunista, na manhã dessa segunda-feira (17), na companhia do deputado estadual Marcos Oliveira, Valmir de Francisquinho, disse que não foi para o “grande encontro” da oposição “porque não é um liderado de Rogério (Carvalho)” e que o apoio em 2022 “foi algo pontual”.

 

Exclusiva!

Diante do questionamento feito por este colunista sobre a presença do prefeito Adaílton na reunião com Rogério Carvalho, Valmir foi “categórico” em afirmar que: “o prefeito estava lá porque precisava garantir emendas para Itabaiana. Este ano teremos muitos milhões em obras que serão anunciadas e iniciadas”.

 

Olha o interior!

Chega a informação que um grupo de empresários e políticos articula a união de dois líderes em votos no pleito de 2022 visando uma prefeitura da Região Centro-Sul. Já se especula entre os articulistas do projeto que o “encontro de titãs” aconteça a qualquer momento...

 

André & FH

Impactou em Nossa Senhora do Socorro o anúncio feito pelo líder político e ex-deputado André Moura enfatizando que seu compromisso no município é com o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT). Pela oposição ao Padre Inaldo quem está melhor posicionado ainda é o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania). Mas na política tudo é possível...

 

Zé vem ou não?

Diferente do que muita gente está pensando, o ex-prefeito Zé Franco não confirma e nem descarta uma candidatura sua a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. No momento ele diz que vai ouvir a decisão do povo, a sabedoria popular. É aguardar os “próximos capítulos”...

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira (PP) discursou no Plenário do Senado sobre o PLP Nº 79/2023 que possibilita a prorrogação por dez anos, até 2042, dos incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas, previstos na Lei Complementar 160, de 2017. Os incentivos servem para atrair a implantação de projetos para a região Nordeste, tendo papel relevante para novos empreendimentos industriais.

 

Laércio Oliveira II

Laércio destacou que a proposta busca preservar empregos e reduzir o custo dos produtos, já que os benefícios fiscais são repassados ao valor final pago pelo consumidor. “São medidas importantes para atrair empresas, indústrias e serviços, aumentar a arrecadação de impostos, gerar empregos e estimular o mercado local”, explicou o senador.

 

Laércio Oliveira III

Laércio argumentou que a Constituição estabelece como um objetivo fundamental o combate às desigualdades sociais e regionais. Ele listou várias ações políticas adotadas ao longo das últimas décadas, como a prorrogação dos incentivos fiscais especiais da Zona Franca de Manaus e as vantagens para empreendimentos nas áreas de atuação da Sudam e da Sudene. O senador sergipano justificou que a iniciativa pode ajudar no crescimento da economia e no desenvolvimento dos estados mais pobres, principalmente no Nordeste.

 

Laércio Oliveira IV

“A Região Nordeste permaneceu fragilizada e carente e terminou o ano de 2022 com os piores índices de retomada. Enquanto persistirem e prevalecerem as diferenças e desequilíbrios regionais, não podemos abrir mão dessas ferramentas de política fiscal. São instrumentos importantes e antigos com resultados sociais e econômicos concretos”, disse.

 

Professor Bittencourt I

O vereador por Aracaju, Professor Bittencourt (PDT), participou do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros, que aconteceu em Brasília. O evento foi organizado pelos partidos que compõem a Frente Ampla de apoio ao governo Lula, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert e contou com a presença de parlamentares negras e negros de todos os níveis da Federação, além de representações partidárias da Frente.


Professor Bittencourt II

O encontro teve o objetivo de construir uma Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros, que deverá congregar a participação de parlamentares federais, estaduais e distritais, além de vereadores das capitais e cidades polo dos diversos partidos que compõem a frente democrática de apoio ao atual Governo Federal. Representando Sergipe, Bittencourt foi o único parlamentar do estado que participou do evento e compôs a mesa. Em sua fala de abertura, ele destacou a importância de incentivar o povo negro a participar da política.

 

Danielle Garcia I

Cumprindo agenda em Brasília, a secretária de Políticas para as Mulheres, a delegada Danielle Garcia, participou de reuniões com parlamentares que compõem a bancada sergipana no Congresso Nacional. A gestora apresentou às deputadas Yandra Moura e Katarina Feitoza e aos deputados Fábio Reis, Thiago de Joaldo e Ícaro de Valmir as ações que estão sendo desenvolvidas e solicitou a destinação de emendas para a viabilizar novos projetos para as sergipanas.

 

Danielle Garcia II

“As pautas relacionadas às mulheres são prioridade da atual gestão do Estado. E estamos demonstrando isso na prática, com uma série de benefícios que já asseguramos desde o início das atividades da secretaria. O nosso objetivo é ampliar as ações e projetos para as mulheres e, para isso, contamos com o apoio das deputadas, deputados e senadores de Sergipe”, afirmou Danielle.

 

Danielle Garcia III

Ainda em Brasília, a secretária Danielle Garcia também participou de uma reunião com a secretária Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Eliane Aquino. “Mais um encontro muito importante. Na oportunidade, tratamos sobre o Observatório Beatriz Nascimento e o Programa CMais Mulher. Vamos lutar sempre pelos direitos e visibilidade das mulheres sergipanas. Agradeço à secretária Eliane Aquino pela forma respeitosa como fomos recebidas", ressaltou Danielle.

 

Linda Brasil

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) foi protagonista de um momento histórico da política sergipana ao assumir a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa como primeira mulher trans a ocupar o cargo em Sergipe. A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade e rendeu elogios dos colegas de parlamento.

Neto Batalha

“Apesar de um gesto simples, a postura de Jeferson Andrade tem um grande significado. É que infelizmente poucas mulheres trans conseguem ocupar espaço na sociedade, e esta oportunidade deve ser encarada como um divisor de águas daqui para frente”, afirmou Neto Batalha.

 

Sobre Jeferson

Mais jovem entre os deputados, Neto aproveitou para elogiar a maneira que Jeferson Andrade tem conduzido outros temas dentro da Casa Legislativa. “Em pouco mais de dois meses, o novo presidente vem mostrando competência e capacidade de gestão ao montar uma equipe atenciosa e acolhedora com os novos parlamentes”, enalteceu, acrescentando que a gestão está sendo democrática com os pares da base e oposição.

 

Georgeo Passos I

A violência em eventos esportivos, como brigas entre torcidas em estádios, é um problema que preocupa há muito tempo. Em Sergipe, no entanto, os infratores poderão ser punidos, de acordo com o Projeto de Lei nº 140/2023, apresentado pelo deputado estadual Georgeo Passos.

 

Georgeo Passos II

O projeto busca instituir sanções para indivíduos que se envolvam em brigas generalizadas durante eventos esportivos, dentro ou fora de estádios, ginásios ou outros locais usados para práticas esportivas. Segundo Georgeo, essa é uma forma de criar medidas preventivas.

 

Georgeo Passos III

“A violência nos locais esportivos tem afastado as famílias e causado prejuízos aos clubes e a toda uma cadeia produtiva. É hora de o poder público intervir e criar mecanismos de punição para aqueles que usam o esporte para cometer atos de violência", explicou o deputado. Caso o projeto seja aprovado, multas serão impostas aos infratores, além da possibilidade de proibição de presença em estádios, ginásios ou qualquer outro local onde ocorra um evento esportivo. "Infelizmente, essa é uma medida necessária", garantiu Georgeo.

 

Georgeo Passos IV

“Esperamos que isso traga uma conscientização para aqueles que prejudicam o espetáculo brigando com adversários. Vale lembrar que a punição prevista neste projeto não isenta o infrator de possíveis obrigações e sanções no âmbito civil ou criminal”, completou o deputado.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?