Quem deixou Valmir “elegível” trabalhou antes para ele ficar inelegível?

Habacuque, 21 de Abril, 2023

Este colunista não quer e nem vai pegar o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) para “Cristo”, na política de Sergipe, mas suas recentes declarações merecem sim uma reflexão e as devidas explicações. Valmir disse em entrevista na FAN FM que só apoiou o senador e então candidato a governador Rogério Carvalho (PT), no 2º turno da eleição estadual do ano passado, “para garantir sua elegibilidade”! A declaração soou como uma “bomba” porque ela atinge em cheio (e compromete) a Justiça Eleitoral!

A partir daí diversos setores da imprensa de Sergipe começaram a fazer a associação do apoio a Rogério Carvalho à decisão, após a eleição, que garantiu os direitos políticos a Valmir de Francisquinho. E não há nenhum equívoco em fazer estas “conjecturas”, por mais que alguns setores ainda tentem “minimizar” os fatos. Mas dentro dessa linha de raciocínio, este colunista vai um pouco “além” e convida para uma “reflexão” mais “profunda” sobre como tudo aconteceu.

Para quem não está lembrado, durante boa parte do 1º turno da campanha para o governo do Estado, quando o nome de Valmir de Francisquinho estava muito bem posto, inclusive em municípios do Estado por onde ele nunca havia passado e era um mero desconhecido, havia o discurso de que “se deixarem Valmir ser candidato” ou “se confirmarem o registro dele”, “o ex-prefeito de Itabaiana seria o novo governador de Sergipe”.

No sábado à noite, véspera do 1º turno da eleição, quando se confirmou a inelegibilidade, e após um suposto encontro com Rogério Carvalho em Itabaiana, Valmir promoveu uma “live” onde sinalizou que as “forças políticas tinham trabalhado contra a sua candidatura”; após o resultado favorável ao petista, dias depois, Valmir e seu agrupamento declararam apoio a Rogério no segundo turno, assegurando que a vitória nas urnas, naquele momento, seria apenas uma questão de tempo.

O resultado final todos nós já sabemos, Fábio Mitidieri (PSD) “virou o jogo”, sobretudo na Grande Aracaju, derrotando o “lulista” Rogério Carvalho mesmo com o apoio do “bolsonarista” Valmir de Francisquinho. Mas, durante todo o 2º turno, o discurso era um só: que aliados de Fábio teriam trabalhado contra o ex-prefeito de Itabaiana, e que por isso (SÓ POR ISSO – SIC), Valmir passava a ser aliado de primeira hora do petista e o queria governador.

Em síntese, vamos à reflexão com uma pergunta deste colunista que não quer calar diante de tudo o que foi dito durante a campanha eleitoral do ano passado: quem deixou Valmir “elegível”, após a eleição, trabalhou antes para ele ficar inelegível? Se o ex-prefeito “justificou” na entrevista que sua escolha no 2º turno se deu para garantir sua elegibilidade, então quem, de fato, “operou cirurgicamente” para retirá-lo na disputa estadual? A “cirurgia” foi bem sucedida, mas ficou a “cicatriz”...

 

Veja essa!

Como “consequência” da fala de Valmir, o senador Alessandro Vieira (PSDB) anunciou que está apresentando uma interpelação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-prefeito esclareça suas declarações.

 

E essa!

Alessandro quer detalhes da associação feita por Valmir da “troca do apoio político no 2º turno” para garantir sua elegibilidade logo após a eleição do ano passado. O senador vê gravidade no caso, que compromete toda a estrutura do Poder Judiciário no País.

 

Olha o TCE!

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) aprovou na sessão plenária a realização de auditoria extraordinária nos poderes executivo e legislativo do município de Cristinápolis. Proposta pelo conselheiro substituto Rafael Fonsêca, a ação foi motivada pelo impasse orçamentário que impede o início do ano letivo 2023, prejudicando os cerca de 4 mil alunos da rede pública local. 

 

Rafael Fonsêca

“Todo esse episódio deixou claro que há uma crise político-administrativa no município e os maiores prejudicados são os estudantes e suas famílias; esperamos apurar essas responsabilidades no que diz respeito às contas da Prefeitura e da Câmara Municipal”, afirmou Fonsêca, que é o atual relator dos processos referentes a Cristinápolis. 

 

Auditoria

Conforme a legislação interna do TCE, a auditoria extraordinária é adotada, independente de programação, para objetos cuja relevância ou gravidade exijam exame mais aprofundado e imediato. Tal procedimento irá examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

 

Susana Azevedo

“Há realmente uma urgência em se fazer uma auditoria e é isso que será feito para que seja apurado profundamente o que está ocorrendo naquele município; não é admissível chegarmos ao mês de maio e até o momento não termos essas crianças nas escolas”, enfatizou a conselheira Susana Azevedo, que integra o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

 

Bandeira de Mello

De igual forma avaliou o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello: “É uma questão urgente, o único município que não deu início às aulas, e isso envolve aspectos como a questão da alimentação, já que para muitos alunos a principal refeição é dada na merenda escolar”.

 

Conciliação

Também na sessão, o relator fez uma síntese do encontro ocorrido no dia anterior, quando recebeu o prefeito Sandro de Jesus e o presidente da Câmara de Cristinápolis, Adelmo Gonçalo, em busca de um entendimento. Na ocasião, o gestor municipal ficou de encaminhar ao legislativo um novo pedido de suplementação, no valor aproximado de R$2 milhões, que seria o suficiente para comportar o transporte escolar e, consequentemente, dar início às aulas. 

 

Reunião extraordinária

“Recebemos a informação de que esse pedido já foi enviado na manhã de hoje (20) e estamos no aguardo de uma reunião extraordinária da Câmara para possível aprovação; é algo que não resolve o problema como um todo, mas ao menos já possibilita o início das aulas”, pontuou Fonsêca.​

 

Prêmio Innovare I

Na próxima segunda-feira (24), a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana, ocorre o lançamento regional do Prêmio Innovare, a maior premiação jurídica do país, que este ano, completa 20 anos e terá como destaque o tema Defesa da Democracia e do Estado de Direito. Em recente visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o advogado Carlos Augusto Monteiro Nascimento, consultor do Prêmio Innovare em Sergipe, entregou o convite do evento ao conselheiro presidente, Flávio Conceição. 

 

Prêmio Innovare II

O Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. As inscrições para o Prêmio podem ser realizadas até o dia 8 de maio, para mais informações e acesso ao regulamento: http://premioinnovare.com.br

 

Venâncio & Felizola I

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe os projetos de Decreto Legislativo nº 01/2023 e nº 02/2023, de autoria da Mesa Diretora, indicando o ex-deputado e procurador do Estado (aposentado), Venâncio Fonseca Filho para  membro do Conselho Superior da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE) e o advogado José Carlos Felizola Filho, para assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em substituição ao conselheiro Carlos Pinna, que faleceu recentemente.

 

Venâncio & Felizola II

Os dois postulantes aos cargos (indicados pelo governador Fábio Mitidieri) foram sabatinados pelos deputados estaduais e tiveram os nomes aprovados. Na votação o nome de Venâncio Fonseca foi aprovado por maioria, apenas com o voto contrário da deputada Linda Brasil (PSOL). Já o nome do advogado Carlos Felizola, apesar de a votação ser secreta, os parlamentares anunciaram o voto favorável, durante Questão de Ordem e ao final da votação, o resultado foi unânime.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e solicitou a liberação de recursos para aquisição de equipamentos e obras de infraestrutura no estado. “Reforcei com o ministro a importância das obras do Canal de Xingó, que é tão esperada pelos sergipanos, em especial, pelos sertanejos. Falei sobre as rotas de integração nacional, que promovem desenvolvimento regional e inclusão produtiva”, disse Yandra Moura.

 

Yandra Moura II

Os benefícios do Canal de Xingó são de extrema relevância para o desenvolvimento do sertão sergipano, a estimativa é atender a 3 milhões de pessoas, entre Sergipe e Bahia. “Através do nosso mandato, trabalharemos para que esta obra tão importante seja iniciada o mais rápido possível. As águas captadas têm a finalidade de abastecimento humano, e em Sergipe atenderá os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e região”, informou Yandra.

 

Yandra Moura III

“Manter uma relação direta e construtiva com o Poder Legislativo e a sociedade civil, é uma premissa do nosso Governo. É preciso somar esforços para realizar cada vez mais entregas para a sociedade, sobretudo para quem mais precisa”, completou o ministro Waldez Góes.

 

Neto Batalha I

Com objetivo de promover conscientização, reflexão e responsabilização dos autores de violência doméstica contra mulheres em Sergipe, o deputado estadual Neto Batalha (PP) apresentou um Projeto de Lei denominado “Tempo de Despertar”. A iniciativa é motivada pela inovação da lei Maria da Penha que prevê encaminhar o agressor a um centro de reabilitação com direito a acompanhamento psicossocial.

 

Neto Batalha II

“Não queremos passar pano nos infratores. Pelo contrário, queremos prevenir, combater e reduzir os casos de reincidência desse tipo de crime que infelizmente cresce em todo o país, por isso a necessidade de atendimento psicológico e até mesmo psiquiátrico uma vez por mês”, declarou o autor do projeto.

 

Neto Batalha III

Para Neto Batalha, a criação de um centro de reabilitação é essencial para promover uma reflexão nos agressores sobre a consequência de seus próprios atos. “A necessidade de punição existe, mas tão importante quanto prender é buscar a conscientização da pessoa para que aquela atitude não se repita nunca mais. E para isso é necessário educar antes, e ressocializar depois”, explicou.

 

Paulo Júnior I

O deputado estadual pelo PV, Paulo Júnior, apresentou Projeto de Lei para gratuidade de transporte coletivo intermunicipal para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias de prova. A proposta busca assegurar a mobilidade dos candidatos. “Sergipe foi o estado que registrou maior número de presentes na versão impressa em todo o país no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022)”.

 

Paulo Júnior II

“Ao todo, foram 57.369 sergipanos inscritos no exame, 43.702 dos quais compareceram à aplicação. Queremos garantir mobilidade aos candidatos do interior, ampliar a taxa de participação. As despesas serão por conta de dotações orçamentárias próprias”, informou o parlamentar.  

 

Pastor Diego I

A Lei que proíbe a cobrança de multa por perda ou extravio do ticket de estacionamento nos estabelecimentos comerciais da capital, foi derrubada. O autor da medida, vereador Pastor Diego (PP) não gostou da decisão judicial e, durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju se posicionou e garantiu que irá até às últimas instâncias para defender o direito do consumidor aracajuano.

 

Pastor Diego II

“Vamos agir para que essa Lei seja respeitada. Nós não podemos deixar que o interesse dos empresários que, tanto busca por lucros, possa sobrepor ao interesse do cidadão, do consumidor que trabalha 8h por dia. Aqui nesta Casa, estamos lutando pelos direitos do cidadão e não vamos aceitar que a Lei do Ticket, que tanto te beneficia e te protege, ela seja vedada”, declarou o parlamentar ao mencionar a urgência de a Procuradoria da CMA se manifestar e recorrer na decisão para assegurar o benefício.

 

Pastor Diego III

A propositura foi aprovada por unanimidade entre os representantes do Legislativo Municipal, passou por todas as etapas de discussão, pareceres das comissões, até chegar à Redação Final e ser sancionada no dia 26 de janeiro de 2023 pelo prefeito Edvaldo Nogueira. 

 

Joaquim da Janelinha I

Sempre defendendo o papel do vereador no quesito ser o elo entre a comunidade e os órgãos competentes, Joaquim da Janelinha (Solidariedade) lembrou das reivindicações levadas por ele à casa do povo - Câmara Municipal de Aracaju - onde foram relatados os inúmeros acidentes recorrentes na Avenida José Carlos Silva, antiga Avenida Heráclito Rolemberg. 

 

Joaquim da Janelinha II

“O superintendente da SMTT acionou que, após estudos com a engenharia, eles entenderam que a opção seria fazer de fato um retorno. Já foram feitos os fechamentos de alguns canteiros, e agora uma abertura, para que em breve possamos inaugurar esse retorno, e assim sanar essa problemática  recorrente”, enfatizou o parlamentar que disse ainda torcer para que a solução seja essa mesmo. Ele agradeceu ao superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles pelos estudos e ação.

 

Professor Bittencourt I

O vereador Professor Bittencourt (PDT) utilizou a Tribuna para parabenizar os 20 anos de atuação do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), que desde a sua fundação já formou mais de 18 mil alunos. “Recentemente visitei o instituto, e lá eu tenho uma grande amiga, a Professora Valéria, que dirije aquele instituto. Em outras oportunidades, também estive lá como palestrante para tratar de alguns temas que o instituto me convidou. Esse Instituto completa 20 anos de atuação no estado de Sergipe, e eu quero parabenizá-lo, porque foram mais de 18 mil jovens entre 14 e 24 anos que passaram por aquela instituição e realizaram cursos dos mais diversos que contribuíram para a sua formação profissional, humana e cidadã”, destacou.


Almoço de Negócios I

O assunto “Direito Empresarial” é de suma importância para que os empresários e empreendedores saibam sobre os seus direitos em caso de qualquer problema. E este vai ser o tema do Almoço de Negócios do Movimento “É de Sergipe”, que terá mais uma edição neste mês de abril. Será na próxima quarta, 26 de abril, a partir das 11h45 no restaurante do Vidam Hotel, na Orla da Atalaia. O palestrante é o advogado Danilo Aragão, sócio da DAS Advogados, com escritório em São Paulo. 

 

Almoço de Negócios II

“É um momento único e de grande importância para os empreendedores e empresários sergipanos. Um almoço muito enriquecedor e cheio de novidades, além de muito networking e captação de clientes", destacou Lincolin Amazonas, presidente do Movimento É de Sergipe. Danilo é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e graduando em Contabilidade, Finanças e Analytics.

 

Laércio Oliveira I

Em audiência pública com o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, o senador Laércio Oliveira (PP) defendeu políticas específicas e projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico do Nordeste. Entre eles, o senador destacou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 79/2023, de sua autoria, que prorroga até 2042 as isenções e os benefícios fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas. A iniciativa busca preservar empregos e atrair novos empreendimentos para a região.

 

Laércio Oliveira II

“O Nordeste não pode viver sem esses incentivos, como a Zona Franca de Manaus, não pode abrir mão de suas isenções. Os investimentos programados para os próximos anos na região foram todos paralisados porque há insegurança jurídica e uma indefinição sobre esses benefícios no futuro”, alertou Laércio.

 

Luciano Pimentel I

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) recebeu a visita do atleta sergipano Vagner de Aço, bicampeão brasileiro de Strongman, esporte que envolve provas de força e resistência. Natural de Nossa Senhora do Socorro, ele também foi campeão sul-americano em 2019 e 7º colocado no mundial realizado no Uzbequistão, no mesmo ano.

 

Luciano Pimentel II

“Vagner é um atleta que há oito anos se dedica a uma modalidade esportiva pouco conhecida em nosso estado. Ele tem alcançado resultados expressivos, conquistando títulos e obtendo colocações importantes nas competições que participa. Foi uma alegria imensa recebê-lo e conversar sobre os próximos passos da carreira deste sergipano que leva o nome de Sergipe por onde passa", afirma Luciano Pimentel.

 

Ricardo Marques I

Mais uma vez, o vereador Ricardo Marques (Cidadania), criticou o desrespeito da Prefeitura de Aracaju com relação ao Terminal Dia e não cumprimento do acordo com o Ministério Público de Sergipe. O MP reuniu fez uma audiência pública no fim do mês de março e no acordo ficou definido que a obra seria entregue num prazo de até 25 dias. Mesmo tendo assinado o acordo a prefeitura não cumpriu.

 

Ricardo Marques II

O vereador Ricardo Marques disse que o prazo terminou no último dia 17/4 e nada foi feito. A situação está ainda mais grave com a falta de banheiros e bebedouros. Para o vereador não tem mais desculpas para tanta demora, já são quase três anos de uma reforma interminável, onde o local continua sendo usado de forma improvisada, onde os passageiros são diretamente afetados. Os comerciantes também foram retirados do local e estão sem onde trabalhar.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) aproveitou para cobrar novamente que o Governo do Estado apresente projetos de lei que tratam do reajuste salarial dos servidores públicos. Segundo o parlamentar, diversas categorias aguardam por um aumento há anos, e o atual governador, Fábio Mitidieri, prometeu isso em sua campanha eleitoral. "Já são mais de 100 dias que ele assumiu o Estado, mas até agora não estamos vendo ele cumprir com sua palavra", criticou.

 

Georgeo Passos II

Georgeo ressaltou que a situação é preocupante, já que nenhuma recomposição inflacionária chegou aos servidores públicos, incluindo os militares, o magistério e a saúde. O parlamentar destacou que a Assembleia aprovou a recomposição, e todos os demais Poderes também já fizeram sua parte.

 

Georgeo Passos III

“Constantemente, a gente recebe mensagens de servidores perguntando se nesta Casa já chegou algo para eles. Não chegou uma recomposição inflacionária sequer. Isso vem acontecendo há vários anos, desde gestões anteriores, e ainda hoje os servidores têm a esperança de receber a recomposição”, comentou Georgeo.

 

Showroom do Verezza

Toda a qualidade, tecnologia de ponta e acabamento da Verezza Móveis Planejados se unirá ao talento do arquiteto Wesley Lemos. A empresa que já se firmou no mercado quer alçar novos voos, ampliando o seu leque no mercado de modulados e decoração de interiores. Para isso, a empresa contratou o famoso arquiteto que possui escritórios em Sergipe, Bahia e São Paulo, e começou a obra do seu primeiro showroom. Wesley assinará todos os mobiliários e marcenaria no espaço com inauguração prevista para setembro.

 

Wesley Lemos

Wesley elogia o endereço escolhido pelo staff da Verezza, onde já funcionou a loja House Décor. “Gosto das características originais da casa que agora ganhará um ar mais contemporâneo. “Será um espaço conceitual, unindo a praticidade às demandas atuais”, adianta o arquiteto. O showroom consolidará a Verezza, uma marca que já chama a atenção dos profissionais da área pelo design inovador e acabamentos de alto padrão, além da excelência na montagem dos ambientes.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?