Tem que cobrar! Bancada federal precisa contribuir mais com Sergipe!

Habacuque, 24 de Abril, 2023

Este colunista não vai aqui falar do político “A” ou do político “B”, e nem questionar se o mesmo é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou do atual presidente Lula (PT), mas a cobrança do titular deste espaço é “genérica”, como deve ser, porque é para a bancada federal de Sergipe como um todo: seus membros, eleitos em 2022 ou que já possuíam um mandato concedido pelo povo, precisam fazer mais por Sergipe. E, se for o caso, devem cobrar do governo federal!

Já estamos nos encaminhando para o quinto mês do governo Lula que, gostando ou não, falou muito mais do que fez em pouco mais de 100 dias de mandato. Sem contar as viagens internacionais que, diga-se de passagem, tem sido uma “festa”, com a justificativa de que era preciso “reaproximar o Brasil do exterior”; o que vimos foi uma declaração infeliz sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, e que findou merecendo uma reparação pública diante do “desconforto internacional” causado...

Mas voltando aos senadores e deputados federais de Sergipe, que suaram muito, que lutaram para vencer uma eleição dura e das mais concorridas, é hora de dizer “onde querem chegar”! Este colunista fala com propriedade porque já havia feito cobranças similares de outras bancadas, anteriormente. É bem verdade que ainda é cedo, e o espaço poderia esperar um pouco mais para cobrar, mas tem muita gente precisando de respostas do poder público que não pode esperar nem mais um dia...

No dia 15 de fevereiro passado, Lula esteve com sua comitiva visitando as obras da duplicação da BR-101 – que ele prometeu entregar e nunca concluiu – e mais uma vez anunciou um “término” para a obra. Já se passaram quase três meses desta visita e não existe qualquer informação de que o trecho de Aracaju a Propriá estará pronto em breve! Os petistas não gostam, mas justiça seja feita, nos últimos tempos, o governo que mais “adiantou a obra” foi o de Jair Bolsonaro.

Após todos esse tempo pouco se viu a bancada federal sergipana fiscalizar e cobrar o andamento das obras de duplicação; como também o início da revitalização prometida da BR-235, que liga a Grande Aracaju à região Agreste. É bem verdade que nossos senadores e deputados já usaram a tribuna, participam de reuniões em órgãos e Ministérios, têm prestigiado eventos em Sergipe, mas mesmo no início, pouco se tem no nosso Estado de ações do novo governo.

Há um entendimento por parte de alguns formadores de opinião que, se tivéssemos uma bancada federal mais unida e atuante, mais ações do governo federal viriam, independente de ser situação ou oposição, independente de cor partidária. O governo de Fábio Mitidieri (PSD) e os governos municipais sergipanos precisam de um olhar mais atento da presidência da República. É mais ação e menos discurso! O tempo das “promessas” ficou na campanha eleitoral...

 

Veja essa!

Questionada pelo Cinform On Line sobre uma possível pré-candidatura sua a prefeita de Aracaju, a delegada Katarina Feitoza (PSD), ela disse que “hoje estou focada no meu mandato de deputada federal e não em ser prefeita de Aracaju. Mas sou de grupo e hoje mais do que nunca me sinto preparada para quaisquer desafios nesse mundo da política. Mas nenhuma conversa aconteceu ainda sobre 2024. Como eu sempre digo ‘uma coisa de cada vez’, e agora é a hora da Câmara Federal”. 

 

E essa!

Sobre o fato de o prefeito Edvaldo Nogueira demonstrar já ter outras “preferências”, Katarina manteve o equilíbrio dizendo que “acredito que Edvaldo deve ser o gerenciador natural desse processo, e é normal que ele tenha suas preferências. Mas, assim como eu, ele também já mostrou que é uma pessoa de grupo e tenho certeza de que o consenso prevalecerá, pois essa é uma marca do nosso agrupamento”.

 

Só em 2014

Katarina disse ainda que essa discussão ainda não é oportuna e que o momento é de focar no seu mandato. Ela pontuou que a eleição de 2024 deve ser debatida lá em 2024 e negou qualquer “arranhão” com o atual prefeito de Aracaju. “De jeito nenhum. Nada de arranhões, nossa relação continuou como sempre, de respeito e admiração mútuos”. 

 

Olha o gaiato!

Durante a votação dos projetos de Decreto Legislativo indicando o ex-deputado e procurador do Estado (aposentado), Venâncio Fonseca Filho para membro do Conselho Superior da AGRESE e o advogado José Carlos Felizola Filho, para assumir a vaga de conselheiro do TCE/SE, um “gaiato” soltou essa: a diferença é que um conselheiro é “original” e o outro é o “genérico”. A colocação divertiu todos os presentes, inclusive Venâncio, que também não resistiu à brincadeira.

 

Posse de Felizola

Falando nele, o governo do Estado já publicou em Diário Oficial a nomeação do advogado José Carlos Felizola Filho para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Sua posse está confirmada para a próxima quinta-feira (27), às 10 horas, no auditório do TCE/SE, e deve ser das mais prestigiadas.

 

Combustível batizado I

Este colunista é amigo de empresários do ramo de combustíveis, mas entende que precisa fazer um alerta, generalizando, porque a sociedade está sendo prejudicada: são inúmeros os registros em postos de gasolina de reclamações, onde os consumidores alegam que se sentem lesados por conta de combustíveis (gasolina e álcool) supostamente adulterados.

 

Combustível batizado II

A coluna faz um apelo aos órgãos fiscalizadores no sentido de acompanhar de perto, de montar uma espécie de “força-tarefa”, nos postos da capital e do interior, para verificar se todos estão cumprindo ou não com as normas, com as exigências. O preço dos combustíveis continua alto e os consumidores não podem ser prejudicados. Todos devem ser fiscalizados e os resultados divulgados.

 

TCE I

Integrantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) estiveram no município de Cristinápolis, em etapa preliminar da auditoria extraordinária aprovada pelo colegiado devido ao impasse orçamentário que impede o início do ano letivo 2023 na localidade. A medida tem como foco os poderes executivo e legislativo, com a perspectiva de apontar as causas que levaram à situação atual, além de responsabilizar agentes públicos em eventuais casos de omissão que tenham contribuído para o não início das aulas.

 

TCE II

A visita in loco ocorreu no dia seguinte à deliberação do Pleno, decorrente de propositura do conselheiro substituto Rafael Fonsêca, relator dos processos vinculados a Cristinápolis. “Mesmo no feriado, entendemos que deveríamos iniciar os trabalhos desde já, visto o absurdo que ocorre neste município, onde divergências político-administrativas têm prejudicado a aprendizagem de milhares de crianças”, pontuou Fonsêca, que já recebeu as primeiras informações dos técnicos. 

 

Rafael Fonsêca I

Neste primeiro momento, os integrantes da Corte de Contas visitaram quatro escolas que estão em reforma, reuniram informações junto a representantes da Prefeitura e da Câmara e constataram outra situação preocupante: a crescente desistência entre alunos já matriculados. “Fomos informados de que no ano passado foram matriculados 3800 alunos; este ano, eram 3500, mas com a demora para o reinício das aulas este número já está em 3286”, acrescentou o conselheiro substituto, antecipando que será necessária a recomendação para que seja feita busca ativa por alunos. ​

 

Rafael Fonsêca II

Ainda segundo Fonsêca, em paralelo ao trabalho do TCE, há a expectativa para que na sessão ordinária da próxima terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Cristinápolis aprove projeto que viabilize a contratação do serviço de transporte escolar, o que já seria o suficiente para a retomada das aulas.​

 

Greve no Detran I

Em assembleia dos servidores do DETRAN/SE, em votação unânime, foram definidas paralisações semanais no mês de abril, diante da ausência de diálogo concreto, e avanços na estrutura da carreira do servidor do DETRAN/SE que, segundo a categoria, hoje consta com pouco menos de 200 servidores, gerando um mínimo impacto aos cofres públicos.

 

Greve no Detran II

Os servidores do DETRAN/SE alegam ainda que foram os que tiveram o menor reajuste salarial entre todos as categorias integrantes da Administração Indireta do Poder Executivo Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Diante do impasse com o governo em atender as solicitações de melhorias, a categoria decidiu estabelecer um cronograma de PARALISAÇÕES para este mês, além de estado de atenção para uma possível GREVE GERAL”.

 

Greve no Detran III

A primeira paralisação ocorrerá no próximo dia 25 (terça-feira) de abril de 2023, às 7 horas, em todas as unidades do Detran no Estado de Sergipe, inclusive as CIRETRAN’S do interior, as quais ficarão sem a disponibilização dos serviços a sociedade sergipana. A concentração e ato público será realizado pelo Sindicato dos Servidores do Detran (SINDETRAN/SE), em frente à sede do órgão.

 

Delegacia inaugurada

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP) foi inaugurada na Zona de Expansão de Aracaju. A iniciativa é resultado de uma parceria público-privada firmada entre a Energisa e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio de um termo de Cooperação Técnica. Dentre as atribuições da DRCSP, está a investigação de crimes de furto, roubo de energia elétrica além da receptação de equipamentos de energia. O diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais, destacou a importância da atuação da delegacia no combate ao furto de energia, que traz prejuízos para a população, além de riscos de óbitos e acidentes graves.

 

Roberto Currais

“O furto e fraude de energia, o “popular gato”, traz prejuízos para toda a população, pois afeta a qualidade do fornecimento de energia para os clientes que pagam os seus respectivos consumos, além do risco de acidente por choque elétrico.  Essa parceria tem como objetivo realizar ações conjuntas que inibam as ocorrências de furtos, roubos, atos de vandalismo, e consequentemente, riscos de acidentes graves e fatais. Para o estado, ainda teremos o benefício adicional da redução da perda de arrecadação por conta da redução dos furtos e fraudes de energia”, afirma Roberto Currais.

 

Fábio Mitidieri

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da criação de uma delegacia especializada em crimes contra as concessionárias de serviço público. “Quando a gente fala em parceria público-privada estamos falando em avanços, melhorias e oportunidades para servir melhor a sociedade. O que a Energisa tem feito agora com essa parceria com a SSP e Governo do Estado é oportunizar a sociedade que mora aqui em toda Zona de Expansão. Fico feliz em ver essa parceria acontecer, pois vai gerar segurança no combate aos furtos e no combate ao crime contra as empresas e o patrimônio”, afirma.

 

Pastor Diego I

O vereador Pastor Diego (PP) defendeu a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro. Na ocasião, o parlamentar apresentou cenas divulgadas pela emissora CNN Brasil onde o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias, é flagrado deixando vândalos entrarem no Palácio do Planalto.

 

Pastor Diego II

As gravações mostram um baixo contingente de segurança durante o episódio, além da ação dos integrantes do referido órgão, onde é possível ver um agente entregando água a um invasor. De acordo com os fatos, o ministro-chefe do gabinete – que esteve no local na hora dos ataques – pediu demissão do cargo logo após a repercussão das imagens.

 

Pastor Diego III

“Diante do exposto, levanto a tese do porquê tanta oposição, tamanha dificuldade de o Governo Federal ver a CPMI ser instalada. Claramente percebemos o ministro tratando as pessoas criminosas e os invasores que ficaram presos, de forma harmoniosa. Até cortês, abrindo portas, servindo água, caminhando no meio de tudo sem nenhuma oposição”, alertou o parlamentar.

 

Laércio Oliveira I

Em entrevista à TV Senado, Laércio Oliveira (PP-SE) defendeu um debate qualificado da proposta do novo arcabouço fiscal, que deve substituir o teto de gastos em vigor, para buscar o equilíbrio das contas públicas. “O projeto é importante e chega num momento excelente para que haja um ambiente de debate qualificado e a gente discuta com seriedade as regras fiscais e tributárias para o país”.

 

Laércio Oliveira II

O PLP 93/2023 entregue pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional na terça-feira (18) limita o ritmo de crescimento das despesas da União. Laércio Oliveira disse que vai estudar a proposta detalhadamente e acredita que, a partir da próxima semana, os parlamentares terão condições de começar a analisar o texto. “Os deputados e senadores vão poder se debruçar sobre o assunto para poder atender às expectativas da sociedade e, com conhecimento e opiniões claras, discutir e votar este arcabouço”, explicou Laércio.

 

Laércio Oliveira III

O projeto começa a ser examinado na Câmara dos Deputados, onde precisa do aval de 257 parlamentares. O presidente da casa, deputado Arthur Lira, acredita que a matéria deverá ser votada até o dia 10 de maio. Em seguida, a proposta vai ao Senado, onde depende da aprovação de 41 senadores. O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, defendeu uma "tramitação célere" do projeto.

 

Aumento de gastos

Entre outros pontos, o novo arcabouço fiscal prevê uma regra geral para aumento de gastos nos anos de 2024 a 2027. O crescimento real da despesa fica limitado a 70% da variação da receita apurada nos últimos 12 meses. Para evitar distorções em períodos de arrecadação muito alta ou muito baixa, o texto estabelece uma margem de segurança: os gastos podem crescer pelo menos 0,6% e no máximo de 2,5% ao ano. O governo estabeleceu como meta zerar o déficit primário das contas públicas em 2024 e atingir os superávits de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e 1% em 2026.

 

Danielle & Lagarto I

A delegada e secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, é a mais nova cidadã lagartense. A entrega do Título de Cidadania, proposta pelo vereador Belizário Augusto e aprovada por unanimidade em reconhecimento ao trabalho desempenhado no enfrentamento ao crime no estado de Sergipe, foi realizada na Câmara Municipal de Lagarto.

 

Danielle & Lagarto II

Danielle Garcia fez um agradecimento especial ao vereador Belizário pela propositura da honraria. “Desde o primeiro momento, se mostrou um amigo para todas as horas, confiando em mim e criando laços de amizade que carregarei por toda a vida. E é através do vereador Belizário que estendo minha gratidão a todos os demais vereadores de Lagarto que, de forma unânime, aprovaram a concessão deste título. Agradeço ainda a todos os amigos do município que sempre me acolheram”, declarou.

 

Danielle & Lagarto III

Durante seu discurso, Danielle Garcia relembrou as suas memórias com a população lagartense. “Hoje é um dia muito feliz para mim, pois estou numa cidade que desde muito nova adoro, cercada de pessoas que aprendi a amar e que com muito carinho chamo de amigos. Foram inúmeros momentos que passei aqui ainda na adolescência nas vaquejadas e parque de exposição. E ser reconhecida cidadã lagartense tendo tantas memórias afetivas desse lugar torna tudo ainda mais especial”, afirmou.

 

Luciano Pimentel I

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) recebeu a visita do atleta sergipano Vagner de Aço, bicampeão brasileiro de Strongman, esporte que envolve provas de força e resistência. Natural de Nossa Senhora do Socorro, ele também foi campeão sul-americano em 2019 e 7º colocado no mundial realizado no Uzbequistão, no mesmo ano.

 

Luciano Pimentel II

“Vagner é um atleta que há oito anos se dedica a uma modalidade esportiva pouco conhecida em nosso estado. Ele tem alcançado resultados expressivos, conquistando títulos e obtendo colocações importantes nas competições que participa. Foi uma alegria imensa recebê-lo e conversar sobre os próximos passos da carreira deste sergipano que leva o nome de Sergipe por onde passa”, afirma Luciano Pimentel.

 

Vagner de Aço

De acordo com Vagner, é importante que os parlamentares conheçam a realidade dos atletas de Sergipe. “É um prazer visitar o deputado Luciano Pimentel, que está sempre buscando dar visibilidade ao trabalho que desenvolvemos. Fico feliz de ter atenção e o apoio do nosso deputado”, destacou. Nos dias 8 e 9 de julho, Vagner de Aço estará na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, representando Sergipe no Strong for All Vacation, considerado o maior evento de Strongman da América do Sul.

 

Paulo Júnior I

O deputado estadual Paulo Júnior (PV) cobrou políticas públicas de habitação para diminuir o déficit habitacional do estado. Em seu discurso, ele apresentou dados do Observatório de Sergipe sobre o tema, os quais apontam que o estado possui 19.414 domicílios improvisados. O documento traz, ainda, que 3% dos domicílios sergipanos, o que corresponde a 24.256 moradas, são classificados como habitações precárias, sendo 4.842 domicílios rústicos, como habitações em prédios em construção, viadutos, tendas, barracas.

 

Paulo Júnior I

“Sabemos que nosso estado tem um número grande de déficit habitacional. Dados do Observatório de Sergipe apontam que Sergipe tem 19.414 domicílios improvisados, que são aqueles sem paredes de alvenaria ou madeira aparelhada, o que expõem as famílias a condições insalubres. É urgente que discutamos políticas públicas de habitação, peço ao governo do Estado que coloque o tema em pauta e apresente programas para discussão”, declarou o parlamentar.

 

Yandra Moura I

As potencialidades do estado de Sergipe no setor energético foram fruto de um workshop em Brasília: “Sergipe: a Nova Fronteira Energética do Brasil”, realizado pela Eneva, maior empresa de gás natural do país. A deputada federal Yandra Moura (União) participou do evento e destacou a importância para o avanço econômico em Sergipe. “Sabemos do potencial da Eneva e colocamos nosso mandato à disposição. Vislumbramos o avanço econômico e a criação de novas vagas de emprego e incentivos à economia do nosso estado”.

 

Yandra Moura II

Os debates tiveram como finalidade identificar possíveis caminhos de avanços, oportunidades de fomento ao desenvolvimento socioeconômico. A operadora se apresentou aos representantes de Sergipe, enquanto novo agente econômico pela operação da Usina Termelétrica Porto de Sergipe I (HUB Sergipe), relacionando os benefícios atrelados à geração de emprego e renda, tributação, dentre outros. Além da bancada federal de Sergipe, estiveram presentes o governador do estado, Fábio Mitidieri, secretários de Estado e representantes nos âmbitos público e privado.

 

Alquimia Cultural

O Alquimia Cultural, dentro da semana de celebração do Dia do Livro, promove o evento “Breves Reflexões sobre a obra de Yuval Noah Harari”.  A palestra acontecerá no próximo dia 27, às 17h30, e será ministrada pelo professor e Mestre em Educação Manuel Alves do Prado Neto.

 

Patrícia Batalha

O objetivo de Patrícia Batalha, administradora do espaço, é atrair o público-leitor da cidade, entre eles os fãs de Harari, considerado um dos grandes pensadores da atualidade. O israelense, historiador e professor no Departamento de História da Hebrew University of Jerusalem, Harari emplacou três best-sellers mundiais nos últimos cinco anos. “Suas publicações despertam muito interesse e uma procura incessante na nossa livraria”, explicou a empresária.

 

Manuel Alves

“Harari obteve grande sucesso com Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21. Este último difere dos outros dois, com ‘o analisar de perto o aqui e o agora’”, adianta Manuel, professor atuante de história do Ensino Médio, que aceitou o desafio proposto pelo Alquimia Cultural. “Ressalto que o livro, como é concebido pela modernidade, é fonte de saber e de prazer, inerentes às grandes utopias humanas. O encontro será um descontraído bate-papo”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?