Lula “escolheu” Laércio porque o PT/SE hoje é “muito gelo e pouco whisky”!

Habacuque, 25 de Abril, 2023

Os bastidores da política de Sergipe ficaram “movimentados” nessa segunda-feira (24) com a informação de que o senador Laércio Oliveira (PP), “bolsonarista de carteirinha”, supostamente com a articulação do também senador Alessandro Vieira (PSDB), teria “cravado” a indicação do Superintendente do Ministério da Saúde aqui no Estado. Assim que a notícia “vazou”, apoiadores do presidente Lula (PT) e comunicadores que “fizeram o L” demonstraram indignação nas redes sociais.

Mesmo afastado desses bastidores por questões profissionais, este colunista se arrisca a dizer que tanto aprendeu muito “como a política realmente funciona no País”, como também conhece, e bem, “como o PT e Lula costumam atuar quando emergem ao Poder”; e antes que “chovam críticas”, por justiça, tem muita gente séria e com compromisso ideológico dentro da legenda, mas há também quem é “duro” na oposição, mas quando entra na “panela” fica “molinho, molinho”...

Isso é mais do mesmo! Isso foi visto nos dois governos de Lula e em boa parte dos governos de Dilma Rousseff (PT). As práticas são sempre as mesmas: negociar espaços dentro do governo, o “toca e me abraça” que já existe, o vale-tudo pela governabilidade. E Laércio Oliveira, que não é “bobo” e que tem pretensões políticas para 2024 e, principalmente, para 2026, não quer perder em densidade eleitoral, ou seja, que entrar no ano de eleições municipais bastante fortalecido politicamente.

Laércio Oliveira é um político bem relacionado, que transita muito bem junto ao empresariado, que é “bolsonarista”, é verdade, mas que tem “facilidade de ambientação”, sobretudo quando o assunto é caminhar na base governista. E aqui não é uma crítica, mas um reconhecimento: se consegue emplacar um nome para ocupar um cargo de relevância no governo Lula, do PT, é porque tem boa articulação e, diga-se de passagem, sua indicação deve ter capacidade suficiente para o cargo.

Este se tornou um dos problemas do PT sergipano! Não se renovou, não se modernizou, não evoluiu! É costumaz ter um petista exaltando o nome de Marcelo Déda (in memoriam), que é uma referência sim, mas o partido precisa se oxigenar. O resultado? O Partido dos Trabalhadores se “apequenou” em Sergipe, perdeu espaços na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Aracaju, tem perdido eleições majoritárias e seu deputado federal só foi reeleito graças a uma decisão judicial!

Adianta os petistas sergipanos, jornalistas e apoiadores em geral ficarem “chorosos”? Quem tem mandato e prestígio no Congresso Nacional é Laércio Oliveira, um bolsonarista, gostando ou não! É “engolir seco” e pensar na reconstrução! Hoje o PT faz oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), mas a “direita” cobra muito mais da gestão do que os próprios militantes de Esquerda! Com todo respeito, se Lula “escolheu” Laércio, é sinal que o PT/SE hoje é “muito gelo e pouco whisky”...

 

Bomba!

Fazendo uma reflexão sobre quem apoiou Rogério Carvalho (PT) para governador em 2022, qual foi o espaço do PSB sergipano? De Jackson Barreto? De Valmir de Francisquinho? Sérgio Gama e o próprio Rogério? Os petistas históricos estão trabalhando no governo Lula?

 

Veja essa!

Alguém sabe explicar por que a Prefeitura de Aracaju está demorando tanto para concluir a “duplicação” da ponte do Parque dos Cajueiros? Apesar de ser uma obra interessante, ela tende a entrar na relação das “intermináveis” da atual gestão!

 

E essa!

Diante do trabalho de revitalização feito pelo governo do Estado na segunda maior ponte urbana do País e a maior do Nordeste, a Ponte Construtor João Alves, já há quem aposte que o governador Fábio Mitidieri vai conseguir concluir de forma mais célere do que a “duplicação da Ponte dos Cajueiros”. É mole?

 

E o D.I.A?

Falando em obra parada e “interminável”, alguém em Sergipe consegue decifrar o “caos” que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira conseguiu implantar dentro do Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA)? Tem que mandar “benzer” aquela obra para ver se ela acaba antes do fim do atual mandato...

 

E a Hermes Fontes?

Este colunista já conhecia a “história sem fim”, mas obra como o Corredor da Hermes Fontes/Adélia Franco é digna de uma “minissérie”; o prefeito a colocou em funcionamento sem inaugurar e agora já precisa revitalizá-la em alguns trechos. Já tem “slogan” pronto: “não inaugura, mas faz”...

 

Exclusiva!

Este colunista cobrou e denunciou, e já existe um procedimento de investigação instaurado no Ministério Público Estadual para verificação das taxas cobradas por empresários que controlam as feiras livres de Aracaju, em especial, a do Grageru. Se o MPE se aprofundar e decidir visitar outras feiras...

 

Alessandro Vieira

Junto com parlamentares do Gabinete Compartilhado, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para facilitar o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por parte dos alunos e, assim, reduzir a inadimplência do programa, que hoje chega a mais de 50% do total, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

 

Olha o FIES

“O formato do atual Fies gerou um endividamento de grande parcela de seus beneficiários. O novo modelo proposto conseguirá ao mesmo tempo dar mais segurança aos estudantes e diminuir a inadimplência”, reforça o deputado federal Pedro Campos (PSDB-PE).

 

Renda futura

A proposta, apresentada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, visa permitir que os valores devidos pelos estudantes sejam condicionados à renda futura, sendo descontados de forma automática e somente a partir do estabelecimento de vínculo empregatício. Atualmente, a dívida começa a ser paga logo após a conclusão do curso. 

 

Tábata Amaral

“Políticas públicas como o Fies são uma forma de garantir a mudança social e é por isso que nos juntamos para propor uma solução para o problema dos endividamentos. O programa precisa ser viável, porém, hoje temos milhares de pessoas que não conseguem pagar as suas parcelas. Devido a baixa empregabilidade e remuneração do mercado e outros fatores. E é esse o ponto da nossa proposta, fazer com que esses pagamentos sejam mais justos e que aconteçam apenas enquanto a pessoa atinja e mantenha uma determinada base de renda", afirma a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

 

Paulo Júnior I

Deputado estadual pelo Partido Verde, Paulo Júnior apresentou projeto de Lei para emissão gratuita de certidões de óbito, nascimento e casamento em escrita braille (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão). A propositura objetiva a inclusão de pessoas que declaram grau de dificuldade para enxergar.

 

Paulo Júnior II

Com mais de 120 cartórios espalhados pelo estado, conforme dados da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe, Paulo Júnior defende que as certidões em braile sejam disponibilizadas quando solicitadas e que os cartórios divulguem, no interior de seus estabelecimentos, em local de fácil visualização e com linguagem visual, bem como também, em escrita braille, para o público, por meio de placa, cartaz ou similar, mensagem com os seguintes dizeres

 

Paulo Júnior III

“A emissão de certidões de óbito, nascimento e casamento poderão, quando solicitadas, ser disponibilizadas em escrita braile. Nosso projeto de Lei busca a inclusão dessas pessoas por meio de documentos com a linguagem adequada. É uma forma de integração dessas pessoas. Outros estados já possuem legislação, a exemplo de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo”, disse o parlamentar.

 

Eficiência Energética I

O caminhão do Programa de Eficiência Energética da Energisa já percorreu 12 municípios desde janeiro. O objetivo do programa é conscientizar a população sobre a importância do uso eficiente de energia elétrica e orientações de segurança para evitar acidentes. Durante ação, também é realizada a troca de lâmpadas incandescentes e florescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes.

 

Eficiência Energética II

De janeiro a abril, cerca de 1.557 mil famílias sergipanas foram beneficiadas por meio de troca de lâmpadas. No total, foram doadas mais de 7.698 mil lâmpadas de LED. O caminhão visitou os municípios de Pirambu, Japaratuba, Aracaju, Itabaiana, Campo do Brito, São Cristóvão, Nossa senhora do Socorro, Lagarto, Simão Dias, Santa Rosa de Lima, Siriri e Santo Amaro das Brotas.

 

Nossa Energia

“O projeto Nossa Energia tem como principal objetivo estimular boas práticas de consumo consciente nas residências e o combate ao desperdício de energia elétrica, principalmente, em comunidades de baixa renda. Visitamos vários municípios ao longo do ano levando essas informações para a população e realizando a troca de lâmpadas que também contribui para a redução da conta de energia”, explica o especialista em Eficiência Energética, Pedro Lins.

 

Tarifa social

Para realizar a troca de lâmpadas, é preciso estar cadastrado no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica e apresentar os seguintes documentos originais: identidade, CPF e a última conta de energia paga. Cada casa poderá trocar até seis lâmpadas gratuitamente. “As lâmpadas de LED são mais eficientes e econômicas. As famílias podem desfrutar da redução dos custos e de uma iluminação de qualidade”, afirma Pedro.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) visitou entidades filantrópicas e hospitais em todo o estado de Sergipe. Nesta segunda-feira (24) foi até o Hospital de Amor, no município de Lagarto, e disse estar satisfeita com o que viu. “Saber que estamos bem próximos de oferecer aos sergipanos, através do SUS, um tratamento digno para as pessoas que lutam contra o câncer me deixa muito feliz”.

 

Yandra Moura II

A rede que é referência com o Hospital do Câncer de Barretos presta atendimento médico hospitalar qualificado em Oncologia, de forma Humanizada para pacientes do Sistema Único de Saúde, apoiado em Programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa. Após concluído, o Hospital de Amor terá a capacidade para atender todo o Nordeste brasileiro, recebendo até 1.000 casos por semana, com um custo de manutenção mensal aproximado de R$ 20 milhões.

 

Yandra Moura III

Durante a visita, a parlamentar disse ao gestor do hospital, Juquinha Carvalho, ter interesse em contribuir com a manutenção da unidade hospitalar através do mandato. “Essa visita foi fundamental para entender sobre como podemos contribuir para manter em pleno funcionamento essa instituição que será um divisor de águas para o tratamento oncológico no nosso estado”, justificou.

 

Formação de Atletas

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, trabalha para incentivar o esporte no estado, investe na formação dos atletas e apoia a participação em competições nacionais e internacionais. Esse mês, Sergipe possui representantes no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, em São Paulo, e nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, no Maranhão.  

 

Participantes

Nove paratletas e estudantes da rede estadual representaram Sergipe no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, que aconteceu em São Paulo, de 18 a 22 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB). Os paratletas sergipanos receberam o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura para participar da competição e garantiram 8 medalhas de ouro, 11 de prata e 2 de bronze, nas categorias Sub-20 e Sub-17.  

 

Olha a Barra!

O Professor da rede estadual e do Club Prefeito Alberto Macedo, sanciona Projeto de Lei, que cria auxílio emergencial para taxistas de R$ 300. Alberto Macedo sancionou o PL e na ocasião contou com a presença do superintendente da SMTT, Marcos Fellipe Gomes, da secretária municipal de Finanças, Elizângela Santos de Jesus, e de alguns taxistas da Região. A ajuda de custo durará seis meses e visa compensar as perdas financeiras sofridas pelos taxistas da Barra em razão das mudanças no trânsito causadas pelas obras da ponte Aracaju-Barra.

Reforma da Ponte

Segundo Alberto Macedo, a reforma da ponte é uma obra necessária, porém tem causado impactos financeiros significativos aos taxistas locais. “Notamos as dificuldades enfrentadas por esses profissionais. Essa ajuda de custo temporária aos taxistas ativos em nossa cidade é uma medida importante, pois busca garantir que esses trabalhadores possam continuar honrando com o sustento de suas famílias”, pontua.

 

Luciano Pimentel I

De autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), o Projeto de Resolução nº 20/2023, que concede o Título de Cidadão Sergipano ao administrador, jornalista, master coach, radialista e professor, Eduardo Barbosa de Oliveira, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

 

Luciano Pimentel II

Natural de São Paulo, Eduardo Barbosa é filho de sergipanos e reside no Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, desde 1990. Nessa comunidade, idealizou, executou e incentivou a população a arborizar a Avenida Coletora A e região, além de desenvolver projetos de voluntariado comunitário. Atualmente, ele atua nas áreas de inteligência política, empresarial e marketing pessoal.

 

Luciano Pimentel III

"Em Sergipe, mais precisamente no município de Socorro, ele desenvolveu projetos sociais voltados para a formação de jovens e adultos. E na Secretaria da Indústria e Comércio, à frente do Núcleo de Apoio ao Trabalho, foi responsável pela realização de oficinas profissionalizantes na área de costura e informática, básica e avançada", disse Pimentel, continuando.

 

Gestão emocional

A gestão emocional é a capacidade de controlar as emoções diante de situações adversas, mantendo o equilíbrio e a objetividade para encontrar soluções. E é exatamente isso que o Treinamento de Alto Impacto Emocional Vida Plena, promovido pelo Instituto Vida Plena, oferece: ferramentas para que você possa superar qualquer obstáculo.

 

Vida Plena

A 9º edição do Vida Plena que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Recanto Shekinah – Itaporanga D’Ajuda, é uma ferramenta poderosa para a gestão emocional, que pode ajudar a alcançar realizações significativas em diversas áreas da vida. Com base em técnicas e estratégias comprovadas, o treinamento busca trabalhar as emoções de forma profunda, ajudando a identificar e superar crenças limitantes, medos e bloqueios emocionais que podem impedir o sucesso pessoal e profissional, dores que podem ser físicas, emocionais ou psicológicas, e muitas vezes são causadas por experiências traumáticas ou estressantes.

 

Fiscalização de trabalho I

Auditores-Fiscais do Trabalho lotados na Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTb/SE) realizaram operativo para fiscalização do trabalho doméstico em condomínios da Grande Aracaju. Na ação fiscal, restou constatado que cerca de 1/3 dos empregadores domésticos notificados não haviam feito o registro e anotado a CTPS Digital de seus empregados domésticos. A data escolhida para a ação se deu em razão da proximidade do dia 27 de abril, que é considerado o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

 

Fiscalização de trabalho II

Essa fiscalização faz parte de um operativo nacional, que integra a Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente – CANTADD, lançada em 2022 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ano passado, 200 (duzentos) empregadores domésticos sergipanos já haviam sido notificados para verificação da regularidade do pagamento de salários. A CANTADD busca a prevenção e repressão das explorações bem como promover o trabalho doméstico decente no país.

 

Trabalho Doméstico I

Em geral, o Trabalho Doméstico é uma atividade muito estigmatizada, caracterizada por discriminações, abusos, altos índices de informalidade e baixa proteção social. Esta categoria, predominantemente representada por mulheres negras, tem cerca de 75% das trabalhadoras exercendo suas atividades de modo informal em todo o país.

 

Trabalho Doméstico II

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, Sergipe possui 42 mil pessoas de 14 anos ou mais ocupadas com trabalho doméstico e sem carteira de trabalho assinada. De acordo com dados extraídos do Sistema de Escrituração Digital da Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), apenas 12.235 têm seu contrato de trabalho devidamente formalizado, dos quais 88,3% são mulheres aqui no Estado. A média de idade é de 43 anos.

 

Vereador Byron I

A convite dos moradores do bairro Bugio, o vereador Sargento Byron (Republicanos) visitou a praça vereador Oswaldo Mendonça para conhecer as necessidades e solicitações da região, levando a pauta à Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) .

 

Vereador Byron II

“Acredito  que todos nós, todos os dias, recebamos demandas solicitadas pela própria população com o intuito de melhorar a qualidade de vida do aracajuano. E a nossa obrigação é realmente fazer com que essas necessidades cheguem a quem compete resolvê-las”, explicou o vereador.

 

Vereador Byron III

Para Byron, a praça sempre foi pauta de grandes reinvindicações, entretanto a Prefeitura Municipal de Aracaju tem investido valores consideráveis nos últimos anos para atender a essas necessidades. “A praça Oswaldo Mendonça já recebeu investimentos, entretanto, a realidade é outra. Ao chegar na praça pude verificar a falta de condição do aparelho para atividade fisica, a quadra com as telas rasgadas, sem manutenção e escura, algo frustrante para um local com grupos esportivos e trabalho social, como o Projeto Nosso Clube”, pontuou.

 

Alô Emurb!

O parlamentar reforçou os pontos conversados com os moradores, registrando no plenário sua solicitação: “quero chamar a atenção da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para que possamos estabelecer um cronograma dessas reformas e manutenções. Toda semana algum vereador traz demandas relacionadas a praças, precisamos que o Executivo crie um cronograma dessas reformas e manutenções.  É imprescindível que possamos protocolar um Requerimento solicitando esse calendário, as possíveis previsões a serem comunicadas à população", destacou.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?