Oposição continua “patinando” mesmo com erros de Edvaldo Nogueira

Habacuque, 22 de Agosto, 2023 - Atualizado em 22 de Agosto, 2023

Quando este colunista faz determinadas críticas, alguns setores que se colocam na oposição costumam não gostar e, nos bastidores, chegam a criticar o titular deste espaço pela postura diante de alguns adversários do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Há algum tempo (e não apenas agora) este jornalista vem antecipando um “breve favoritismo” dos partidos de situação em uma nova disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju. Realidade, esta, que se encontra em “formatação”...

Hoje, em qualquer levantamento feito junto ao eleitorado da capital, vão aparecer liderando a vereadora Emília Corrêa (Patriotas), o vereador Ricardo Marques (Cidadania) e, com bem menos frequência, a ex-primeira dama do Estado, Eliane Aquino (PT). São nomes conhecidos do eleitorado, sendo que os dois primeiros, justiça seja feita, exercem seus respectivos mandatos na Câmara Municipal com bastante brilhantismo, honrando cada voto recebido em 2020.

Emília é altamente fiscalizadora, combativa, questionadora; Ricardo não menos que isso, mas é um pouco mais propositivo, caminha ao lado de órgãos de fiscalização e controle, como o Ministério Público, por exemplo. Não ficam naquela linha de ser “oposição por oposição”, mas ainda assim não têm o suficiente para vencer uma eleição na capital. E aqui, até para acalmar os críticos e descontentes, não se trata de “jogar água no chopp” da turma da oposição.

Mas de ser verdadeiro, de ter a maturidade suficiente para entender e respeitar o trabalho da oposição, mas reconhecer que ela “patina”, é vaidosa e que tem dificuldade de unificar os discursos, alguns encaminhamentos. A oposição tem nomes qualificados, mas ainda é carente de bons investidores, de gente que acredite em um projeto político eficiente, propositivo e que seja capaz de mudar a realidade administrativa de Aracaju. Não basta ser, tem que parecer competente também...

E este colunista vai mais além: é preciso ter um agrupamento consolidado! Ninguém vence eleição majoritária sozinho, sem a mobilização de um grupo de pessoas e/ou partidos políticos. Emília, Ricardo, Eliane e tantos outros da oposição não conseguem “tirar proveito” dos inúmeros problemas detectados com facilidade na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Desde as promessas não cumpridas até o descaso e o abandono de algumas áreas da cidade.

Gostando ou não deste “choque de realidade”, a verdade é que a Oposição continua “patinando” mesmo com erros de Edvaldo Nogueira! Hoje as pesquisas mostram uma realidade, mas é algo momentâneo. Assim é a política! Daqui a um ano, já com a campanha eleitoral em andamento, com os agrupamentos bem definidos, a realidade pode ser até pior para a situação, mas a tendência é que já não seja tão confortável para a oposição, que insiste em “derrapar nos próprios erros”...

 

Veja essa!

A comunicação sergipana perdeu um dos seus “quadros históricos” essa semana com o falecimento repentino do radialista Augusto Júnior, comandante do jornalismo da Rede Jornal de Comunicação. Augusto fez história não apenas na empresa por décadas, mas contribuiu (e muito) para a radiofonia do nosso Estado, “abrindo portas” para diversos profissionais do setor. Uma perda irreparável...

 

E essa!

Este colunista também se solidariza com o comunicador Carlos Batalha pelo falecimento de seu filho e ex-vereador de Aracaju, Thiaguinho Batalha. Perder um ente querido não é missão fácil para ninguém e um filho querido é algo que machuca ainda mais. Que o bom Deus possa confortar os familiares de Augusto Júnior e Thiaguinho Batalha neste período de dor e consternação...

 

Exclusiva!

Diante da polêmica envolvendo sua nomeação na Assembleia Legislativa como chefe do gabinete do deputado estadual Marcos Oliveira, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) conversou rapidamente com este colunista e confessou que, em breve, estará compondo a administração do prefeito Adailton Sousa, em Itabaiana.

 

Coisas de Edvaldo

Recentemente, em um ato público do PDT, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que indicaria o seu sucessor para disputar a Prefeitura de Aracaju no próximo ano. A realidade: o pedetista não está conseguindo sequer agregar um grupo de vereadores para formar uma chapa competitiva para a eleição proporcional. A turma não está tão “confiante” assim...

 

Tá uma zona!

Aproveitando o “empenho” do prefeito de Aracaju em tomar decisões importantes, este colunista faz um apelo: olhe pela conhecida Praça da Feira do Conjunto Augusto Franco. Este colunista foi procurado por moradores da área assustados com o aumento do consumo de drogas e outras substâncias, quase que diariamente. Quem tem que transitar pela praça à noite reclama da falta de segurança...

 

Olho no TRE/SE!

Na próxima quarta-feira (23), às 9 horas, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) fará uma sessão especial quando deverá retificar o resultado da eleição municipal em Aracaju de 2020, para o cargo de vereador. Com a anulação dos votos dos candidatos do PSC, o suplente Elber Batalha (PSB) será confirmado vereador da capital até o final do próximo ano.

 

PT x PSD

Por sua vez, a segunda vaga em questão passa por uma disputa entre o PT, que quer o mandato para o suplente Camilo de João Daniel, e o PSD, que entende que a vaga será do suplente Bigode do Santa Maria. Especialistas em direito eleitoral e em assuntos relacionados ao coeficiente eleitoral, asseguram que o PSD vencerá a disputa. O TRE/SE só se manifestará após a recontagem...

 

A Caixa e o Centrão!

Chama a atenção o “silêncio” de alguns setores sobre a entrada do “Centrão” no governo do presidente Lula (PT). Além “abocanhar” alguns Ministérios, agora também são contemplados os Republicanos e o PP, que não abre mão do Desenvolvimento Social (Bolsa Família) e da Caixa Econômica Federal de “porteira fechada”! É mole? É coalizão ou acordão que chama?  

 

A volta do liso!

Diante de tantas especulações dentro do município de Laranjeiras, eis que surgem rumores sobre a volta do “liso”! Aliados do ex-prefeito Paulão das Varzinhas estão animados com a aceitação que o “alemão” voltou a ter junto às camadas mais populares da cidade. Antes de sua última passagem pela prefeitura, Paulão ganhou a eleição, vitória que ficou conhecida como “a volta do liso”.

 

Alô Laranjeiras!

Os moradores estão há um ano sem o Mercado Municipal por conta de uma viga danificada e reclamam da “lixeira” em alguns pontos da cidade. Reclamam também da “buraqueira” pelas ruas de Laranjeiras, da falta de saneamento básico e do descaso da administração municipal com o patrimônio histórico e cultural.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou no Tribunal de Justiça de Sergipe mandados de segurança contra dois secretários de Estado e a presidente da Funcap. A medida foi tomada após os gestores não responderem a solicitações de dados públicos, conforme determina a Lei de Acesso à Informação.

 

Georgeo Passos II

Foram protocolados mandados contra Sarah Tarsila, secretária de Estado da Fazenda; Jorge Araújo, secretário da Casa Civil; e Antônia Amorosa, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O deputado solicitou informações aos gestores há vários meses, porém, não obteve resposta. “Infelizmente, somos obrigados a procurar a Justiça para que respeitem a Lei”, criticou Georgeo.

 

Georgeo Passos III

“Nosso mandato tem uma marca muito firme na questão de fiscalização do gasto do dinheiro público. Para isso, fazemos uso de um expediente com base na Lei de Acesso à Informação, com requerimentos enviados para várias secretarias. Alguns nos respondem, mas outros preferem esconder a informação e não prestar nenhum esclarecimento ao deputado que está aqui tentando fazer o seu papel”, completou.

 

Sobre o ICMS

Entre os dados requeridos por Georgeo que não tiveram resposta estão o valor da receita que o Estado arrecadou com ICMS dos combustíveis em 2022, informações sobre gastos com o Programa Governo Itinerante e também o que foi investido nos festejos juninos deste ano, como o Arraiá do Povo. Segundo Georgeo, esse levantamento busca apenas trazer transparência sobre a administração.

 

Na Justiça

“Estamos falando de recursos públicos que precisam ter seus gastos fiscalizados. Se o secretário ou secretária acha que não precisa responder a uma solicitação nossa, nós vamos buscar outros caminhos, que é o caminho da Justiça. Estamos apenas buscando transparência. Se agem com legalidade, não têm motivos para esconder informações", finalizou Georgeo.

 

Museu do Cangaço

O Museu do Cangaço em Aracaju é uma realidade próxima de ser concretizada. Em reunião com arquitetos, o governador Fábio Mitidieri já discutiu sobre a escolha de um prédio do Estado, localizado no Centro da Capital, para instalação do equipamento cultural, que pretende estimular o resgate da tradição, história e manifestações culturais sergipanas. “A valorização da cultura é uma prioridade de nossa gestão. Implantar novos espaços culturais, de resgate de memória e da história é fomentar nossa identidade, nosso orgulho em ser sergipano”, declarou o governador.

 

Olha o emprego!

Um dos programas mais aguardados do governo Fábio Mitidieri será lançado nesta segunda-feira (21), no Teatro Atheneu, em Aracaju. Chama-se o programa Primeiro Emprego, que pretende qualificar jovens com o intuito de facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Na solenidade, que ocorrerá no Teatro Atheneu, em Aracaju, será assinada também uma parceria com a Mulvi, empresa do Banese Card, a fim de conceder cartão de crédito e cursos de educação financeira para os participantes do programa.

Investimento na Deso

Durante solenidade do lançamento do programa Água pra Você, o governador Fábio Mitidieri deixou claro, mais uma vez, que a Companhia de Abastecimento de Sergipe não será privatizada. O programa, que tem o investimento de R$ 375 milhões por meio de parceria com o Banco do Nordeste, ampliará o acesso a água para cerca de 400 mil sergipanos, atendendo 23 municípios.

 

Investimento na Deso II

“Apresentamos hoje um programa que tem a responsabilidade de garantir aos nossos sergipanos o acesso à água. Nosso foco também é fortalecer a Deso, um compromisso que estabelecemos desde a campanha eleitoral. Nosso objetivo sempre foi fortificar a companhia, não vendê-la. E a prova está aqui, estamos fortalecendo a empresa, ao injetar mais de 375 milhões de reais em investimentos para valorizar a Deso, que é um patrimônio do povo sergipano e que não está à venda”, declarou Fábio.

 

Olha o ITPS!

Criado em 27 de junho de 1923, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia especial do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), ganhou, na última sexta-feira (18), no Iate Clube de Aracaju, celebração alusiva aos seus 100 anos de fundação.

 

Flávio Conceição

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, e os membros do colegiado, conselheiros Luis Alberto Meneses e José Carlos Felizola, prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador do estado, Fábio Mitidieri, e demais representantes do poder público. “Fiz parte do ITPS assim que cheguei em Sergipe, isso no dia 1º de fevereiro de 1986, e destaco a importância do trabalho do ITPS no desenvolvimento do estado. Estou aqui para prestigiar não só o atual presidente, Kaká Andrade, mas a todos que fazem parte dessa história que completa um século”, pontuou o conselheiro presidente.

 

Luis Alberto Meneses

Presente na ocasião, o conselheiro Luis Alberto Meneses endossou a importância do ITPS na história de Sergipe: “O desenvolvimento tecnológico, de pesquisa e da ciência em Sergipe se faz por meio do trabalho do ITPS. Essa manhã é um resgate dessa história, uma narrativa e pessoas que merecem reconhecimento”.

 

José Carlos Felizola

A importância da autarquia também foi destacada pelo conselheiro José Carlos Felizola. “O momento é de celebração. O ITPS contribuiu para muitos avanços em nosso estado, ressaltando todo o trabalho de pesquisa e orientação no setor agrícola. Um momento importante com a presença de ex-presidentes e integrantes do quadro do Instituto”, disse o membro da Corte de Contas.

 

Kaká Andrade

Presidente do ITPS, o engenheiro químico Antônio Carlos Porto de Andrade, o Kaká Andrade, agradeceu a presença dos membros do TCE/SE e reforçou o compromisso de todos os servidores do ITPS com o avanço econômico e científico de Sergipe. "O ITPS completa um século de atuação, são 100 anos comprovando a imprescindível necessidade da ciência em todos os campos. Quero agradecer aos amigos da Corte de Contas sergipana pela presença, grandes parceiros nessa história”, expressou o presidente.

 

Atenção Municípios!

Os 29 municípios sergipanos que possuem obras paralisadas na área da educação, conforme consta no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), têm até o próximo dia 10 de setembro para aderirem ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica.

 

Susana Azevedo

O prazo foi motivo de manifestação da conselheira Susana Azevedo e será objeto de Ofício Circular a ser enviado pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição. “Apenas em Sergipe são 45 obras públicas identificadas pelo MEC que podem finalmente ser concluídas, como escolas, creches e quadras de esportes; os gestores desses municípios devem aproveitar esta oportunidade, pois é de interesse de toda a coletividade", comentou a conselheira Susana Azevedo.

 

Pacto Nacional

Com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Pacto é uma iniciativa do Governo Federal, do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que objetiva promover aos entes federativos melhores condições para a conclusão das obras e serviços que possuem recursos repassados pelo FNDE.

 

DCEOS

De modo a traçar um recorte local mais preciso e melhor nortear esses jurisdicionados, a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Engenharia, produziu levantamento distribuído ao colegiado do TCE e que também irá em anexo junto ao Ofício Circular. O conteúdo apresenta de forma didática todas as etapas e prazos a serem observados. Ao elogiar o trabalho da Dceos, o conselheiro Ulices Andrade disse que irá convidar os prefeitos dos municípios da sua área de atuação para debater sobre o tema: “Vamos discutir e pedir a compreensão e engajamento de todos”.

 

Obras paralisadas

As obras da educação paralisadas em Sergipe encontram-se nos seguintes municípios: Amparo de São Francisco, Arauá, Canindé de São Francisco, Carira, Cristinápolis, Cumbe, Indiaroba, Itabaiana, Itaporanga d'Ajuda, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Monte Alegre, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

 

Adotando providências

Ainda na sessão, o conselheiro Luis Alberto Meneses informou que 11 dessas obras estão em sete municípios cujas contas estão sob sua relatoria. “Já estamos adotando as providências para que todos cumpram o prazo e tenham condições de receber esses recursos”, afirmou.

 

Vai oficiar

Já o conselheiro José Carlos Felizola também assegurou que irá oficiar os municípios que integram a área de controle e inspeção na qual atua. “Vimos casos de obras que estão até 96% prontas e por causa desse percentual mínimo as pessoas não podem usufruir desses equipamentos”, pontuou o conselheiro. Para participar do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica, os entes interessados devem fazer uma solicitação no Simec. A cartilha do FNDE detalha as etapas previstas pelo Pacto.

 

Olha o TCE!

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, e os conselheiros Luis Alberto Meneses e José Carlos Felizola, participaram da abertura da segunda edição do Sergipe Oil & Gás, no auditório do Vidam Hotel Aracaju. Organizado pelas empresas Brainmarket e Eolus, com correalização do Sebrae Sergipe, o evento visa debater temas relacionados à área do petróleo e gás no estado.

 

Oil e Gás I

“Trata-se de um evento grandioso, entendendo que o estado pode aproveitar ainda mais seu potencial nesse segmento, proporcionando melhorias à nossa economia”, comentou o presidente do TCE.  A ação tem seu público-alvo composto por agentes públicos e privados voltados a dar continuidade ao ambiente de fomento e discussão em prol do desenvolvimento regional já estabelecido na edição ao ano passado. 

 

Oil e Gás II

“É um evento de absoluto interesse do estado e consequentemente do Tribunal de Contas porque existem matérias correlacionadas, como a questão dos royalties, uma receita pública que passa por regulação e fiscalização do Tribunal de Contas”, observa o conselheiro Luis Alberto Meneses. De igual forma avaliou o conselheiro José Carlos Felizola: “É um segmento que tem tudo para alavancar o desenvolvimento do estado e o TCE não poderia deixar de presenciar uma ação que visa o nosso futuro; é bom sempre frisar que Sergipe avançou em termos de legislação de gás, tanto é que foi intitulado em Brasília como a ‘estrela do gás’, justamente pela nossa potencialidade”, disse o conselheiro. 

 

Parcerias

Alguns dos objetivos do evento estão ainda na formação de novos mercados regionais, no incentivo a parcerias tecnológicas e na criação de oportunidades de avanços na infraestrutura para atender toda esta nova demanda do segmento do óleo e gás no Estado de Sergipe. Entre os presentes no evento esteve ainda a coordenadora adjunta do Setor Médico do TCE/SE, Maria Luiza Lima Dias. ​

 

Priscila Felizola

A superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Dias Felizola, disse ver a ação também como uma oportunidade de aproximar as grandes empresas aos pequenos negócios, possibilitando mais contratação de mão de obra local. “O nosso papel vai ser capacitar consultorias, certificações, para facilitar a contratação de mão de obra em Sergipe, gerando emprego e renda para nosso estado”, colocou.

 

Fábio Reis I

O deputado federal Fábio Reis (PSD) esteve em Riachão do Dantas para entregar um trator e kits de irrigação aos produtores locais. De acordo com o parlamentar, esses materiais fomentam o sustento do pequeno produtor, levam qualidade de vida e garantem o sustento de diversas famílias. 

 

Fábio Reis II

“Além desse, recebemos o pedido de mais um trator é mais kits de irrigação, que serão destinados à região de Palmares. Trabalharei firme para trazer, tão logo seja possível, novos recursos para cá”, disse Reis. O pedido das emendas foi feito pela prefeita da cidade, Simone Andrade, que enfatizou a importância do recurso. “Estou muito grata, em nome de toda população, pois sei o quanto o maquinário e os materiais ajudam nossos pequenos agricultores”, finalizou a prefeita. Na oportunidade, estiveram presentes o vice-prefeito, Galego da Samba, vereadores e secretários municipais.

 

Alessandro Vieira I

O senador Alessandro Vieira (MDB) participou da solenidade de entrega da reforma e ampliação do Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro. A obra realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) trará benefícios substanciais para a saúde da população sergipana, resultando em um atendimento de qualidade ainda maior e mais abrangente para os cidadãos.

 

Alessandro Vieira II

A nova Ala Vermelha recebeu o nome de Iza Conceição Léo do Prado, profissional que atuou durante mais de 20 anos na área de gestão de saúde no estado. Com a ampliação do hospital, haverá uma expansão dos leitos na Ala Vermelha, destinada a pacientes em estado crítico, passando de três para oito leitos, aumentando 170% da capacidade de atendimento a esses casos.

 

Hospital Zé Franco

A Ala Vermelha também foi equipada com recursos modernos, como monitores multiparâmetros, camas elétricas, bombas de infusão e um aparelho de ultrassonografia avançado, capaz de realizar até ecocardiogramas. Já a ampliação do centro cirúrgico, que agora conta com três salas cirúrgicas e um espaço de enfermagem adicional, possibilitará um acréscimo de 33% na capacidade de atendimento à população, fortalecendo a infraestrutura do hospital para intervenções cirúrgicas.

 

R$ 3 milhões

Além das reformas estruturais e expansões em diferentes alas do hospital, foi realizada uma modernização do parque tecnológico da unidade, viabilizado a partir de emendas do senador Alessandro Vieira, totalizando um montante de R$ 3 Milhões. Dessa forma, a unidade está ainda mais preparada para oferecer assistência de qualidade.

 

Fábio Mitidieri

“Agradeço o senador Alessandro pela emenda destinada. Esse recurso será fundamental para implementarmos mais ações neste hospital. Estamos apenas no começo dessa jornada. Nossa meta é proporcionar maior conforto, qualidade e bem-estar àqueles que mais necessitam. A modernização contínua desta unidade é nossa prioridade, visando aprimorar ainda mais o atendimento à nossa população. Este é o compromisso que assumi desde a campanha e que reitero hoje. Nosso objetivo é transformar este hospital em um ponto de referência no sistema de saúde do nosso estado”, ressaltou o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

 

Samuel Carvalho

Autor de uma das emendas estaduais, no valor de R$ 350 Mil, o deputado estadual Samuel Carvalho enfatizou que o Governo de Sergipe tem impulsionado uma transformação positiva nos serviços de saúde. “Quero parabenizar o Governo do Estado pelas iniciativas em benefício do nosso estado, como os programas Enxerga e Opera Sergipe. Essas ações evidenciam o compromisso sério com a saúde da população e todas as áreas, demonstrando que o bem-estar do povo está sendo priorizado e impactado de maneira significativa”, disse o parlamentar.

 

Walter Pinheiro I

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, expressou sua satisfação, estendendo seus agradecimentos ao governador Fábio e ao senador Alessandro pelo empenho em promover esse momento significativo. Além disso, ele reconheceu a dedicação da equipe da Secretaria, que também desempenhou um papel crucial nessa conquista.

 

Walter Pinheiro II

“Socorro representa uma região densamente povoada, cujos serviços de saúde abrangem não somente o município, mas também outras áreas. Hoje, a cidade celebra uma série de progressos, incluindo o estabelecimento do parque tecnológico e a expansão e renovação que beneficiarão nossa população, usuária dos serviços de saúde”, ressaltou o gestor.

 

Linda Brasil I

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) dará continuidade nos dias 21, 23 e 25 de agosto ao processo de escuta popular para construção de propostas voltadas ao orçamento público estadual de Sergipe. Ao todo, serão 12 plenárias com temáticas específicas voltadas à igualdade racial e racismo religioso, segurança pública e sistema prisional, funcionalismo público, saúde pública e assistência social, educação, violação de direitos humanos, socioambiental, comunidades tradicionais, povos originários e movimentos agrários, cultura e juventude, mulheres e a pauta LGBTQIA+.

 

Linda Brasil II

Essas rodas de debates visam estruturar, com base na escuta popular, um conjunto de prioridades para que sejam apresentados durante as discussões do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), na Assembleia Legislativa de Sergipe. “As sergipanas e sergipanos precisam ser ouvidas/os. Quanto maior for a participação popular, mais democrático será o documento que vamos apresentar à Alese para que seja levado em consideração durante as discussões do PPA e da LOA. Sua contribuição é muito importante”, destacou a deputada.

 

Alô Neópolis!

A coluna recebeu reclamações de moradores do município revoltados com o que avaliam como “abandono” do Hospital da cidade e questionam à direção por melhorias no atendimento e na prestação dos serviços, sobretudo aos domingos e feriados. A turma reclama da falta de assistência e cobra uma resposta das autoridades.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) vai promover uma audiência pública nesta segunda-feira (21), às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju para alertar e reforçar a importância da Campanha “Agosto Lilás”. A campanha tem objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, levando informação e conscientização a população. 

 

Ricardo Marques II

O vereador Ricardo Marques tem sido um dos vereadores mais atuantes na defesa de políticas públicas em prol das mulheres, tendo apresentado inúmeros projetos de leis, apresentou emenda ao orçamento para à ampliação da patrulha Maria da Penha e realizado campanhas informativas e de conscientização contra a violência sofrida pelas mulheres no transporte público. No início do mês de agosto, teve uma lei de sua autoria aprovada em segunda votação que dispõe sobre Campanha do parto humanizado na cidade de Aracaju. 

 

Ricardo Marques III

A audiência pública será aberta ao povo aracajuano e a todos os interessados em participar, e contará com a presença da Secretária de Políticas para Mulheres do Estado, Danielle Garcia e outras autoridades.

 

Agosto Lilás I

No dia 26 de agosto, a partir das 15h, será realizada uma caminhada, ainda sobre o Agosto Lilás, em Aracaju, da Praça Luciano Barreto até a Praia Formosa. A organização do evento entende que este é um chamado para a mudança e que quando uma mulher é vítima de violência, toda a sociedade é atingida pelo impacto. “É hora de enfrentarmos esse mal juntos, homens e mulheres lado a lado, associações e movimentos unidos. Cada passo que damos reflete nosso compromisso em erradicar a violência que assola nossas vidas”.

 

Agosto Lilás II

“Não é apenas uma caminhada. É um grito coletivo, uma demonstração de solidariedade que reverbera além das nossas vozes. Vista sua camisa, traga sua coragem e venha se juntar a nós nessa luta. A mudança começa com a ação, e cada passo nos aproxima de uma sociedade mais segura e justa para todos. Vamos marchar, vamos agir, vamos fazer a diferença”, conclamam as organizadoras.

 

Agosto Dourado I

Em alusão à campanha Agosto Dourado, Mês do Aleitamento Materno no Brasil, o Centro Universitário Estácio em Sergipe, por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica e Neonatal (LAEPEN), promove no dia 23 de agosto um evento de conscientização sobre a temática. A atividade é gratuita e aberta ao público geral, com inscrições solidárias no valor de um pacote de fraldas descartáveis, que serão doadas para uma instituição. Os participantes inscritos ganharão certificado de 20 horas. 

 

Agosto Dourado II

De acordo com Rita Porto, coordenadora do curso de Enfermagem na Estácio Sergipe, essa é uma pauta muito importante para os estudantes e profissionais de saúde e para a comunidade em geral. A programação, que acontecerá pela manhã, entre 8h e 12h, contará com a presença de diversos profissionais da saúde que atuam nessa temática.

 

Agosto Dourado III

“Estarão presentes na ocasião o secretário estadual de saúde, Walter Pinheiro, bem como pessoas de outras especialidades, como enfermagem, pediatria, assistência social e nutrição”, explica a coordenadora. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O evento acontece no auditório 1 da sede da Estácio Sergipe, em Aracaju.

 

Vacina no Ipesaúde

A Sala de Vacina do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) vem sendo bastante procurada pelos beneficiários da autarquia e pela população em geral. No período de abril até a metade deste mês de agosto foram aplicadas 3.484 doses de vacinas, sendo que deste total 3.072 foram contra a Influenza.

 

Gabriela Santos

De acordo com a enfermeira supervisora da Sala de Vacina, Gabriela Santos Silva, o número de vacinas aplicadas até o momento é bastante significativo. Ela afirmou que o aumento da imunização contra Influenza se deu pelo fato de que atualmente está sendo desenvolvida uma campanha. “Aqui nós temos uma parceria com o Ministério da Saúde e vacinamos não somente os beneficiários do Ipesaúde bem como a população em geral”, afirmou.

 

Vacinas disponíveis

Para as crianças de 2 a 6 meses e até 1 ano e 3 meses de idade o Ipesaúde disponibiliza todas as vacinas do calendário. A partir do segundo mês, o bebê toma a Pentavalente, Pneumo 10, a Rotavírus e a VIP, que é contra a poliomielite. No terceiro mês, a criança recebe a primeira dose contra meningite do tipo C, com quatro meses recebe as mesmas doses que recebeu com dois meses; no quinto mês a criança recebe novamente a vacina contra meningite do tipo C, no sexto mês recebe a pentavalente novamente, mais a imunização de poliomielite e a sua primeira dose de influenza, e aos 9 meses a criança passa a tomar a vacina contra febre amarela.

 

Kaká Santos I

Uma bandeira defendida pelo deputado estadual Kaká Santos (União) durante a campanha eleitoral foi a busca de uma solução para a problemática da água em Tobias Barreto. Nesse sábado (19), um dia após o lançamento do programa “Água pra Você”, o parlamentar esteve com o governador Fábio Mitidieri, que reconheceu a atuação de Kaká na luta por melhorias no abastecimento de água do município.

 

Kaká Santos II

“Kaká é um amigo, um grande defensor de Tobias Barreto e de todo estado de Sergipe. Ele tem nos ajudado muito na Assembleia, mas me cobrava uma solução para o problema da água em Tobias Barreto. E eu sempre respondia que a gente ia trabalhar neste sentido”, disse o governador.

 

Kaká Santos III

No vídeo, veiculado nas redes sociais do parlamentar, Fábio Mitidieri destaca ainda o total de recursos destinado para Tobias Barreto. “Em Tobias Barreto, teremos R$ 60 milhões em investimentos. Serão R$ 22 milhões para ETA (Estação de Tratamento de Água), para que a gente possa resolver de uma vez o problema da qualidade, e R$ 38 milhões para o esgotamento sanitário. E quando essa obra for concluída, vamos tratar da vazão, uma questão importantíssima para garantir que a água chegará às torneiras”, explicou.

 

Qualidade da água

Na publicação, Kaká Santos agradeceu o governador pelo compromisso com essa pauta. “É um pleito que apresentamos ainda na campanha eleitoral e uma luta que seguimos travando desde que assumimos o mandato porque sabemos que há anos a população tobiense sofre com a falta de abastecimento e má qualidade da água. Que esse programa promova as melhorias que o nosso povo tanto anseia!”, afirmou.

 

Olha o Senalba!

A presidente do Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Sergipe), Fátima Andrade, procurou este colunista para noticiar que a sede da entidade está em novo endereço: na Rua Marte, nº 31, no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. Feito o registro!

 

Digitalks Brasil

Imagine sua marca no Palco do Digitalks Brasil! Você está prestes a embarcar em uma jornada de visibilidade e oportunidades únicas com o evento mais aguardado do ano: o Digitalks! Os organizadores buscam patrocinadores que tenham interesse em elevar suas marcas em um evento nacional. Os empresários interessados podem escolher entre as categorias Master e VIP.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc