Belivaldo deve disputar o Senado em 26 caso não possa disputar a PMA em 24

Habacuque, 24 de Agosto, 2023

As “pedras” continuam se movimentando no “tabuleiro” que está posto já no “aquecimento” da disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju, no próximo ano. Como disse este colunista no comentário anterior, o agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) continua sendo o maior e mais fortalecido, por enquanto, e, se a eleição fosse hoje, o grupo ainda seria o “favorito” para a escolha do (a) novo (a) comandante da capital, administrativamente falando.

E esse “favoritismo” poderia refletir apenas em uma espécie de “noticiário positivo” dentro do grupo liderado pelo governador até o pleito do próximo ano, mas é justamente o contrário! Ou seja, diante de uma parte da oposição que segue errando e “tergiversando”, mesmo com uma gestão “problemática” como é a de Edvaldo Nogueira (PDT), cheia de “pontos falhos”, ainda assim governistas “anteciparam” o processo eleitoral, com várias pré-candidaturas a prefeito de Aracaju.

É bem verdade que, de tão robusto e amplo, o agrupamento governista reúne pré-candidatos para “todos os gostos” e de tudo que é tipo! Existem aqueles que sonham com algo bem improvável, aqueles que precisam de mais incentivo, aqueles que têm serviços prestados e aqueles que, sem fazer muito barulho, podem surpreender na reta final. A vontade de liderar o processo pelo grupo de Mitidieri tem sido tão grande que alguns nomes “erraram na mão” e vêm cometendo excessos indevidos.

Há toda uma conjuntura construída, “edificada” e liderada por Fábio, mas que também tem problemas e “focos de incêndio”; é nítido, por exemplo, que o senador Laércio Oliveira (PP) junto com o próprio prefeito Edvaldo não têm interesse em um nome que eles não possam “comandar” à frente da PMA! Foi assim com o vereador Nitinho (PSD), tem sido desse jeito com o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). A impressão é que ambos (Laércio e Edvaldo) estão unidos contra o “galeguinho”!

Foi preciso o governador “chamar o feito à ordem” e se posicionar! Pedir mais tranquilidade aos seus liderados e anunciar que vai conversar. Neste caso, Fábio projeta 2026 e tem a profunda consciência que vai precisar eleger um prefeito que “arrume a Casa”, levando gestão para a Prefeitura, além de ser de sua extrema confiança, que tenha palavra e compromisso com seu projeto de reeleição. Talvez por isso, o estilo “sincerão” de Belivaldo esteja incomodando nos bastidores...

Laércio e Edvaldo não declaram isso publicamente, mas fazem movimentos dando demonstrações que não querem o “galeguinho” e nem Nitinho na PMA! O vereador pode recuar, disputar a reeleição e tentar outro cargo eletivo em 2026; já Belivaldo, como ex-governador e aliado de Mitidieri, caso não possa ser o pré-candidato do grupo a prefeito de Aracaju no próximo ano, certamente já deve ter pensado em disputar o Senado mais adiante.  Doa a quem doer...

 

Veja essa!

Um político bem atuante de Sergipe, pedindo reservas, confidenciou para este colunista as dificuldades de relacionamentos que um outro político também bem conhecido tem em liderar. As reclamações giram em falta de diálogo, em posições unilaterais. Uma dica aos leitores: não é o prefeito de Aracaju...

 

E essa!

Este colunista esteve em Brasília (DF) nos últimos dias e o comentário por lá, entre os políticos sergipanos é sobre a força e atuação do ex-deputado André Moura. Há quem diga que, pelo poder de articulação e pela contribuição que tem dado aos municípios sergipanos, ele é um nome “pronto” para qualquer disputa. Eita...

 

Exclusiva!

Também surgiu em BSB um rumor sobre uma espécie “candidatura blefe” a prefeito de uma cidade do interior do Estado que, segundo se comentou, mais tem o intuito de prejudicar quem vem bem do que de vencer a eleição. São estratégias do jogo político em formatação...

 

Bomba!

Mesmo dessagrando muita gente, existe uma espécie de “balão de ensaio” sobre uma pré-candidatura a prefeito de Aracaju. As conversas acontecem em reservado, mas não evoluem. A dificuldade de construção é tamanha, mas a informação é que os dois “líderes” têm uma “carta na manga” para apresentarem ao agrupamento, nome que também enfrentará dificuldades...

 

Se liga!

Um político sergipano procurou este colunista, pedindo reservas, e confidenciou que está estranhando alguns anúncios do ponto de vista do volume de recursos que estão sendo feitos para o nosso Estado. Explica que, na prática, alguns milhões não viriam para os cofres, não por irregularidades, mas porque existem outros beneficiários. Mas a “propaganda” diz outra coisa...

 

Pressa de gestão

O governador Fábio Mitidieri foi direto ao comentar a troca de farpas entre Nitinho, vereador por Aracaju, e o PDT, partido do prefeito da capital. O governador considerou errada a atitude de Nitinho e pediu que o foco seja o mandato. “Não aceito imposição. Tenho compromisso com o mandato e com o trabalho. Até as eleições, temos muito trabalho e esse tipo de atitude só desgasta, não agrega em nada. O povo quer entrega, quer obra! Candidatura é construção e vamos construir juntos”, declarou.

 

Negócios

Em busca de investimentos para Sergipe, o governador Fábio Mitidieri embarca para Washington próxima semana para participar do LIDE BRAZIL DEVELOPMENT FORUM, organizado pelo grupo de Líderes Empresariais. O ciclo de eventos internacionais com autoridades, empresários e investidores reunirá investidores de diversas áreas. Durante o período de viagem, quem assumirá a gestão estadual será o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Múcio. 

 

Yandra Moura I

A deputada Yandra Moura (União) obteve aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do relatório apresentado ao Projeto de Lei 5.355/19, que institui a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis por mulheres vítimas de violência que utilizem veículo automotivo em sua atividade laboral.

 

Yandra Moura II

“Fiquei muito feliz em relatar o projeto, que é de autoria do ex-deputado Bosco Costa. É notável e merece elogios, principalmente na hipótese em que essas mulheres tenham sido vítimas de violência doméstica nos termos dispostos pela Lei Maria da Penha e utilizem um veículo para sua atividade profissional”, explicou Yandra.

 

Yandra Moura III

A parlamentar elaborou um substitutivo para dispor que “no caso do trânsito em julgado da violência sofrida pela mulher que exerça atividade como microempresária, prestando serviços de maneira não eventual, então caberia instituir a isenção do IPI". Ao PL 5.355/19 foi apensado o PL 639/23, para conceder isenção do IPI na aquisição de motocicletas, motonetas ou motos elétricas acima de 4kW de potência e velocidade superior a 50 Km/h.

 

Empresárias individuais

A proposta estabelece que as mulheres sejam empresárias individuais formalizadas como Microempreendedoras Individuais (MEI) ou que prestem serviço por período superior a um ano. O texto foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e segue para análise na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Posse

A nova diretoria da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), seccional Sergipe, será empossada nesta quinta-feira (24), a partir das 18h. A solenidade vai ser realizada no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Com vasta experiência na carreira jurídica, sendo referência na área, a jurista Ana Lúcia Aguiar foi reconduzida por aclamação presidente da entidade e começa as atividades do triênio no ato de posse que vai contar com a presença de autoridades e personalidades. A solenidade de posse vai contar com a presença da presidente nacional e institucional da entidade, Dra. Manoela Gonçalves.

 

Ana Lúcia Aguiar

“A nova diretoria, que conta com conselhos e assessorias especiais, iniciou a reestruturação e fortalecimento da Associação em Sergipe com a presença de muitas profissionais capacitadas com muita vontade de somar e contribuir com ações direcionadas a defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica e do regime democrático e combater o discurso de ódio. Levantando em consideração que as mulheres constituem a maioria das vítimas de violação de direitos, nossas bandeiras são a luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano”, explica Ana Lúcia Aguiar.

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) celebrou no Plenário o centenário do ITPS, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, órgão considerado referência em todo o Brasil. Laércio lembrou que o ITPS foi o terceiro instituto de ciência, tecnologia e inovação criado no país, demonstrando o pioneirismo do povo sergipano. E destacou a trajetória da Instituição, que ao longo dos anos ampliou suas atribuições com a realização de estudos, pesquisas científicas e tecnológicas.  

 

Laércio Oliveira II

“Durante um século de trabalho, o ITPS prestou — e segue prestando — relevantes serviços à sociedade sergipana, em especial ao agronegócio do Estado, com a análise de fertilidade do solo, a avaliação da água e a recomendação de adubação. O Instituto também firmou convênio com o Inmetro para realização das atividades de verificação e fiscalização metrológica em Sergipe”, explicou o senador sergipano ao revelar que o ITPS será o primeiro órgão do Inmetro a sediar a edição de lançamento do “Programa Caminho do Conhecimento”. O evento nacional ocorre agora em agosto como pedra inaugural das celebrações dos 100 anos do instituto.  

 

Laércio Oliveira III

 “Gostaria de expressar meu orgulho e satisfação com o aniversário do ITPS, o nosso valioso Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe. Isso se deve tanto por sua contribuição ao progresso da sociedade sergipana, quanto pelo mérito de seus funcionários e pesquisadores e de suas investigações científicas. Parabéns e sucesso nos próximos 100 anos”, concluiu Laércio. 

 

Pastor Diego I

O vereador Pastor Diego (PP) externou indignação com o aviso de que o atual superintendente do Hospital Universitário (HU), Dr. Dalmo, poderá se desligar de suas funções e atribuições à frente da referida instituição. O parlamentar está preocupado com a mudança na gestão por compreender que essa movimentação administrativa poderá comprometer a aplicação das emendas impositivas destinadas ao centro de atendimento hospitalar.

 

Pastor Diego II

“Recebi a informação do desligamento dele e soube que será exonerado ainda esse mês. Foi uma solicitação que veio de Brasília e isso me deixa tão triste quanto preocupado. Esta Casa destinou um montante de R$ 8 milhões, confiando na gestão do Dr. Dalmo, em um plano de trabalho que foi apresentado e em tudo que ele se colocou à disposição para executar. Afastá-lo, é uma injustiça. Esse não é o sentimento dele, ele quer ficar para dar continuidade aos trabalhos”, endossou.

 

Pastor Diego III

Na avaliação do Pastor Diego, a saída do atual superintendente representa um risco para o cumprimento do plano de execução das emendas impositivas. “Enquanto vereador que destinou aproximadamente R$500 mil reais de emendas impositivas para o HU, não posso deixar de reforçar que enviei por causa do plano de trabalho apresentado por Dr. Dalmo. Não concordo com essa exoneração, sobretudo, por estarmos no meio de uma aplicação de recursos que foram destinados por causa do planejamento apresentado. Isso é uma falta de respeito e consideração com o Parlamento”, ressaltou.

 

Apelo

Diante da situação, o parlamentar apela pela permanência do gestor. “Solicito a cada vereador e vereadora, que façamos um movimento nesta Casa. Ir até o reitor da UFS conversar, falar com quem seja o representante do escritório daqui em Brasília e buscar manter essa pessoa tão séria, responsável, profissional e diligente. Me desculpem o desabafo, mas o Hospital Universitário não pode ser utilizado como moeda de troca política. A instituição tem que ser tratada com seriedade, Dr. Dalmo tem competência e o currículo adequado para cumprir a função”, enfatizou.

 

Confiança

E ainda salienta: “Não estou desmerecendo nenhum nome ou outro profissional que esteja sendo analisado para ocupar o cargo. Porém, quando destinei as emendas impositivas voltadas à saúde, foi por confiar no trabalho que acredito que será executado e pela competência diante de tudo que ele faz e tem feito à frente do HU. Então, fica aqui minha indignação”.

 

Kaká Santos I

Com o objetivo de assegurar a autonomia e a independência dos consumidores sergipanos, o deputado estadual Kaká Santos (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei nº 198/2023 que proíbe a disponibilização de cardápio exclusivamente digital em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares que comercializem bebidas, refeições ou lanches. O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa.

 

Kaká Santos II

A propositura determina a manutenção de uma opção de cardápio impresso, onde deverão constar o nome do prato e o preço de forma legível, para consulta e escolha dos clientes. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa garantir a acessibilidade e a transparência das informações. “Embora a tecnologia tenha trazido diversos benefícios para o setor de serviços, muitas pessoas ainda preferem consultar um cardápio impresso. Além disso, a disponibilização de um cardápio exclusivamente digital pode excluir clientes que não têm acesso à internet ou não estão familiarizados com o uso de dispositivos eletrônicos”, salientou o deputado na justificativa do projeto.

 

Kaká Santos III

De acordo com o texto, os estabelecimentos terão o prazo de 90 dias, após a sanção, para se adequarem à Lei. Em caso de descumprimento da norma, a proposta estabelece a aplicação de multa, na primeira autuação, e ainda a suspensão e a cassação do alvará de funcionamento, a partir da quarta e quinta autuação. Com a aprovação unânime na Alese, o PL segue agora para sanção do Governo de Sergipe.

 

Olha a Codise! 

Com o objetivo de dialogar sobre o incentivo estadual para a construção de um Complexo Comercial no Polo Industrial de Itabaianinha, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) reuniu-se com a Associação dos Confeccionistas de Itabaianinha. O Complexo Comercial deverá ser utilizado para a comercialização de produtos, realização de eventos e feiras de exposição.

 

Alô Itabaianinha!

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, destaca que o Estado apoiará a construção do espaço através da disponibilização da área. “Através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), a Codise oferta o incentivo locacional da área onde será iniciado o projeto da construção de complexo comercial para os confeccionistas de Itabaianinha”.

Rivanda Alves

Para a empresária e vice-presidente da Associação, Rivanda Alves, a construção do espaço incentivará o crescimento dos pequenos empreendedores. “O complexo comercial vai trazer mais crescimento para o Pólo da Moda de Itabaianinha e, com certeza, vai incentivar que eles se tornem grandes fabricantes no futuro”.

 

Feira da Moda

Um dos objetivos do espaço será a realização de uma Feira da Moda, como conta a empreendedora Rafaela Fontes. “Estamos começando esse movimento, que é uma feira de moda com os pequenos confeccionistas do Polo Itabaianinha. O complexo será destinado para comercializarmos nossas mercadorias, e também deverá ter salas de aula e auditório para eventos”.

 

Thiago de Joaldo

O deputado federal Thiago de Joaldo acompanhou os confeccionistas, intermediando a solicitação da demanda. “Atualmente, os pequenos produtores de confecções não têm um local específico para comercializar a sua produção. Recebemos essa demanda e fomos buscar uma alternativa junto ao Governo do Estado e o governador Fábio Mitidieri indicou o apoio da Codise e a da Secretaria do Trabalho. Agora, vamos formular um projeto arquitetônico e urbanístico, prevendo custos e investimentos, para fortalecer a economia da nossa região”.

 

“Primeiro emprego”

 Durante o lançamento do Programa Primeiro Emprego, do governo de Sergipe, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, destacou o quanto a iniciativa para qualificação profissional dos jovens é primordial para oportunizar um futuro mais digno para a juventude sergipana. “É um programa extremamente ousado, grande, que dará possibilidade à população, que ainda não está inserida no mercado, de se qualificar para absorver vagas abertas ou que irão abrir com a chegada de novas empresas para Sergipe”, disse.

 

Oportunidades

Segundo o reitor, a interlocução com o governo reunirá as instituições formadoras de Sergipe, a exemplo da Universidade Federal e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), para ofertar oportunidades à população na faixa etária entre 18 e 29 anos, que esteja em situação de desemprego e não tenha vínculo formal de trabalho anterior. “Nossas instituições entrarão, com o nosso corpo docente, para ofertar essa qualificação para a população, a partir da demanda do setor produtivo”, explicou.

 

Fiscalização

O Conselho Regional de Administração de Sergipe utilizará a nova ferramenta de fiscalização disponibilizada pelo Conselho Federal de Administração, denominada Prospecta PF. A reunião para conhecer o sistema aconteceu na última semana e contou com a presença do vice-presidente do CRA-SE, Adm. Renan Tavares; do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; e de demais conselheiros de todas as partes do país.

 

Novo sistema

O Prospecta é um sistema que utiliza mais de 280 mil dados, como Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), para rastrear profissionais que atuam na administração sem o registro no conselho de classe. O CRA-SE e o CFA irão formalizar um Termo de Cooperação para a utilização da ferramenta.

 

Renan Tavares

De acordo com o vice-presidente do CRA-SE, Renan Tavares, o Prospecta atrairá mais registrados. “É uma ferramenta que irá auxiliar no trabalho da fiscalização e captar novas novos registros, além de saber quem está atuando como administrador sem o devido registro no CRA Sergipe. Com toda certeza irá aumentar o número de registrado no Conselho”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc