A Importância do Estágio para a preparação Profissional.

Marco Antonio Gonçalves, 19 de Abril, 2023 - Atualizado em 20 de Abril, 2023

 

A aprendizagem é um processo essencial para a preparação adequada de um profissional que busca enfrentar os desafios de sua carreira. A atividade de aprendizagem representa uma grande oportunidade para relatar o conhecimento assimilado em teoria e prática, bem como para aprender as peculiaridades do bom desempenho profissional.

É amplamente reconhecido que a aprendizagem é muito mais eficiente e eficaz quando complementada pela prática, que deve ser adquirida por meio da experiência vivenciada. A retenção do aprendizado é maior quando realizada em comunhão com a prática.

Os benefícios e vantagens dessas experiências são indiscutíveis, pois permitem uma melhor compreensão dos temas abordados em aulas presenciais, aulas online e fóruns, que ensinam conceitos e teorias necessários aos futuros profissionais. Para assimilar e concretizar os pressupostos teóricos adquiridos, é necessário ter experiência prática, e o estágio é de extrema importância nesse sentido, pois permite a assimilação de vários elementos que são ensinados teoricamente.

De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é definido como "ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos".L11788 (planalto.gov.br)
O objetivo do estágio é distinguir aquilo que precisamos aprender por meio da prática e buscar melhorias. É possível identificar deficiências e falhas, e esse é o momento mais apropriado para extrair benefícios dos erros, além de servir como parâmetro para avaliar a qualidade do ensino de acordo com as dificuldades enfrentadas.

A caracterização da prática com a teoria aprendida, ou seja, os conhecimentos adquiridos e estudados em sala de aula ao longo do curso, por meio de apostilas e transmissão dos conhecimentos dos professores, entre outros métodos são realizados para integrar essas duas abordagens e promover uma compreensão mais completa e aplicável do conhecimento adquirido.

Por fim, é importante destacar que todos os stakeholders têm um papel fundamental na formação de profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho. A oferta de estágios é uma das formas mais efetivas de contribuir para essa formação, e é fundamental que cada um faça a sua parte para que essa etapa seja valorizada e incentivada.

Portanto, convido todos vocês a refletirem sobre como estão contribuindo para a oferta de estágios e como podem ampliar essas oportunidades, visando o desenvolvimento profissional dos jovens e a formação de um mercado de trabalho mais justo e competente.

$ucesso!

Marco Gonçalves

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc