A Ignorância é uma bênção!

Nane, 15 de Maio, 2023 - Atualizado em 16 de Maio, 2023

A Ignorância é uma bênção!

 

A vida é curta demais para perdermos tempo com coisas que não valem a pena. Como dizia Sêneca, filósofo do Império Romano, “apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”. Mas o que é viver bem? Será que é acumular dindin, troféus de Beach Tennis, fama e comissão? Será que é se deixar levar pelas opiniões alheias e pelos modismos? Será que é se conformar com a mediocridade e a rotina?

Não, meus amigos, viver bem é aproveitar o Kairós, o tempo oportuno, o momento certo.
-Nane do céu, de onde você tirou esse termo kairós? De onde vem tanta inteligência?


Então people, estava hoje pela manhã conversando com uma amiga sobre minhas ideias e medo de levar os meus projetos em frente, até porque tenho um medo danado de processo judicial. E descobri que sou peixe pequeno, porém um peixe querido né? Por favor, digam que sim! (Visualizem cabecinhas balançando positivamente).

Vocês não podem imaginar o peso de uma mente brilhante, gera até conflitos em casa quando eu, no papel de esposa, tento ativar uns gatilhos mentais pra cima do marido. Se em casa estou assim, adivinhem como está sendo lá fora? A ignorância é uma benção, acreditem!
Voltando a minha amiga, que também considero mega inteligente... Quando ela soube dos meus planos, disse: "- Nane, sabe o que significa Kairós?"
Na hora eu quis dizer que sabia e quis correr para pesquisar rapidamente no Google, mas Melissa Carvalho foi mais rápida que o Papa-Léguas, já se adiantou dizendo: "-Pesquise aí, que não vou digitar". Amo pessoas diretas, economizam meu tempo e Mel é uma delas.


Kairós é o deus do tempo oportuno na mitologia grega e seu termo tem como significado saber reconhecer as oportunidades que a vida nos oferece, é agir com coragem e sabedoria. É ter consciência de que somos livres para escolher o nosso destino e responsáveis pelas nossas ações. É ter ética, valores e princípios que nos orientem na busca do bem comum.

Mas não seja besta! Viver bem é também saber rir de si mesmo e das ironias da vida. Como diria o filósofo Mário Sérgio Cortella, “é errado acreditar em todo mundo, mas também é errado quando não se acredita em ninguém”. É preciso ter senso crítico, mas também senso de humor. É preciso saber discernir entre o verdadeiro e o falso, entre o essencial e o supérfluo, entre o amigo e o inimigo. E como sugestão de minha filha Maya, insiro aqui a citação do filósofo francês existencialista, Jean Paul Sartre: "viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências."

Enfim, viver bem é uma arte que requer prática, reflexão e aprendizado. Não nascemos prontos, mas podemos nos aperfeiçoar a cada dia. Não sabemos quanto tempo temos de vida, mas podemos fazer dela uma obra-prima. Não temos controle sobre tudo que nos acontece, mas podemos escolher como reagir. Não podemos evitar a morte, mas podemos deixar um legado.

Portanto, meus amigos, não desperdicem a vida com coisas que não importam. Aproveitem o Kairós, o tempo oportuno, o momento certo. Vivam bem, riam muito, amem intensamente. E lembrem-se da frase de Sêneca: “não se pode acreditar que é possível ser feliz procurando a infelicidade alheia”.

E o mais importante para seguirmos adiante: -Usem desodorante! São tempos difíceis, estejam preparados.

Obs: Sobre os processos judiciais, vou ali pegar uma consultoria com os blasters feras advogados: Leonardo Oliveira e Marília Menezes.
Afinal, como diz minha avó "de besta você só tem o caminhado."
Vó, obrigada por ter me ensinado nessa vida o famoso pulo do gato. Nem é dia das avós e nem precisa ser para enaltecer a grande mulher que você é. O momento é sempre Aqui e Agora!

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT