José Leó de Carvalho Filho, Um abnegado ao jornalismo Sergipano

Pioneiro e homem de iniciativa, foi responsável por fundar a Associação das Empresas de Rádio, Jornal e Televisão de Sergipe.

Igor Salmeron, 10 de Maio, 2023 - Atualizado em 10 de Maio, 2023
Foto: @Ribeirocleverton 

Costumo de vez em quando ser bom com as palavras, mas momentos indescritíveis como esse, elas se tornam fugidias. Ter a singular oportunidade de estar com José Leó de Carvalho Filho é dádiva pela qual não mensuro a oceânica dimensão. Leó Filho é um dos mais renomados jornalistas e radialistas do Estado de Sergipe. Natural de Lagarto, nasceu num dia 27 de janeiro do ano 1945, sendo seus pais: José Leó de Carvalho e D. Otacília Dória de Carvalho. Muitíssimo feliz fiquei por notar a sua força de vontade e cirúrgica lucidez no tempo presente.  

Pioneiro e homem de iniciativa, foi responsável por fundar a Associação das Empresas de Rádio, Jornal e Televisão de Sergipe. De aguda inteligência, foi chefe do setor de reportagens do Diário de Aracaju bem como da clássica Rádio Liberdade donde se ressaltou pela admirável parcimônia. Dentre os vultos que passaram na seara jornalística sergipana, Leó Filho, faz-se sem dúvidas, um dos mais proeminentes.  

Atuou como poucos quando foi lendário Diretor-Geral do tradicional Jornal da Cidade. Teceu boas amizades, ficou conhecido por ser um cara dinâmico e prestativo. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, donde se realçara pela zelosa honestidade, presteza e caráter retilíneo.  

Antenado com os anseios da juventude, por exemplo, era ligado aos esportes. Fundou com outros personagens as Federações Sergipanas de Ciclismo, Ginástica, Handebol, Judô e Tênis. Foi Presidente das Federações de Basquete, Handebol e Futsal. Se enlevou também na ambiência política.  

Dentre suas inúmeras atuações, destacam-se seus papeis junto à Secretaria de Assuntos Parlamentares em Aracaju, e, sobremaneira, quando esteve à frente da Secretaria de Estado do Trabalho, Bem-Estar Social e Esporte-Lazer em Sergipe. Dos filhos, seus maiores tesouros podemos elencar: Priscilla Cristine Porto Leó Costa, Silvia C. P. Leó, Carmem C. P. Leó e o célebre Defensor Público José Leó de C. Neto.   

Ocasião inesquecível, obrigado @priscillaleocosta .

Agradeço pelos ensinamentos e belas lições de vida. Que vida formidável hein senhor Leó Filho?!

Registros @ribeirocleverton 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc