Antônio Passos Sobrinho: Dignidade e compromisso na política sergipana¹

A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades”. /// Abraham Lincoln

Igor Salmeron, 26 de Junho, 2023 - Atualizado em 26 de Junho, 2023

 


Ao analisar sócio historicamente as notáveis genealogias familiares sergipanas, vemos que a Família Passos se destaca sobremaneira. Para entrar especificamente em nosso retratado, devemos começar falando do seu saudoso e admirável pai, Francisco Modesto dos Passos, o benquisto Chico Passos. O mesmo foi Deputado Estadual, um homem que desde muito jovem havia enfrentado as tribulações da vida com a agudeza de espírito que lhe era intrínseca. Francisco Passos, sua figura paterna, nasceu em Ribeirópolis num dia 19 de janeiro do ano 1926.

 

Na tenra idade saiu de Sergipe encarando com lancinante veemência as agruras existenciais em desafiantes estados como São Paulo e Bahia. Trabalhou em inúmeras atividades antes do seu retorno às terras sergipanas, donde viria a tecer trajetória política de sucesso. Sendo o caçula de um tronco familiar composto por 12 filhos ao total, era orgulho de Seu José Antônio dos Passos, figura que soube edificar a sua cria nos árduos caminhos da honestidade bem como da honra à palavra dada.

 

Ao fazer levantamentos de arquivos, notou-se que Francisco Passos ingressa na Assembleia Legislativa de Sergipe no mês de agosto do ano 1955. Três anos depois, em 1958, foi eleito Prefeito de Ribeirópolis. Entre os anos de 1962 e 1968 acabou se elegendo Deputado Estadual. A partir de 1970, fora eleito novamente, aclamadocomo Prefeito de Ribeirópolis. Já entre 1974 e 1990 notamos que foram diversas as vezes em que se elegeu Deputado Estadual, reconhecido pela obsequiosa integridade.

 

Francisco Passos foi ainda Presidente da ALESE por duas ocasiões. Era conhecido pelo seu modo probo de agir e de assertividade retilínea no que tangia aos compromissos estabelecidos. Além disso, era pai exemplar, criou seus cinco filhos calcados na educação, prova inconteste é que todos se formaram pela Universidade Federal de Sergipe com louvor.

 

Dentre os filhos, temos Antônio Passos Sobrinho. Nascido num dia 28 de agosto do ano 1951, descende, como podemos enxergar numa límpida perspectiva, de tradicional família que presta relevantes serviços a toda sociedade sergipana. Historicamente, desde a década de 1950 Ribeirópolis passou pelo antes e depois da Família Passos, algo que fica ratificado ao observarmos que não existe um bairro e/ou povoado que não tenha marcantes obras de Chico, Antônio ou Regina Passos, sua leal esposa. Todos levaram dignidade e orgulho para a comunidade que os aclama com devido merecimento.

 

Antônio Passos seguiu fielmente a cartilha genealógica e atuou como Deputado Estadual por cinco vezes. Ademais, presidiu a Assembleia Legislativa e chegou a assumir o Governo do Estado. Sua astúcia, sagacidade e abnegação são um dos seus principais predicados na insigne vida pública. Vale dizer que em afável esfera doméstica contraiu belo matrimônio com Regina Passos, ser humano aguerrido que comandou o referido município com pulso firme. Aqui temos pioneirismo a ser explanado: A mesma foi a primeira mulher a ter assumido o Poder Executivo municipal.

 

Inquieto e inovador, Antônio Passos quando foi Presidente da ALESE estabeleceu mudanças profundas sentidas até os dias hodiernos, dentre às quais: instalação da TV ALESE, feito substancialque leva informação itinerante fidedigna para a população, garantindo ampla cidadania para as pessoas em geral. Podemos afirmar que ao longo da história nosso retratado é sinônimo de compromisso e dignidade no instigante cenário político sergipano, não à toa, seu filho Georgeo Passos dá sucessão vitoriosa aos passos paternos.

 

Georgeo foi reeleito Deputado Estadual no ano de 2022, é Presidente do Partido Cidadania e Secretário da UNALE 2023/2024. Homem de muita fé, é dedicado marido da talentosa empreendedora Danyara Passos, e o cativante pai de duas filhas maravilhosas, a Giovanna e a Luísa, seus principais motivantes tesouros.

 

Conclui-se que o advogado Antônio Passos Sobrinho, cinco vezes Deputado Estadual, Procurador Autárquico e por três vezes Prefeito de Ribeirópolis possui imponente carreira pontilhada pelo zelo aos anseios da sociedade sergipana que tanto o abraça como o acolhe por todo seu grandioso trabalho. Homens da sua inabitual linhagem devem ser reconhecidos de forma contínua, pois andam escassos nos dias corriqueiros.

 

Saibamos valorizar nossas personalidades locais!

 

 

¹ Texto escrito por Igor Salmeron, Sociólogo - Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGS-UFS), servidor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, faz parte do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Membro vinculado à Academia Literocultural de Sergipe (ALCS) e ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL).

 

E-mail para contato: igorsalmeron_1993@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc