Proposta em tramitação no Congresso busca reduzir punição de oito para dois anos; estratégia pode favorecer políticos de diferentes partidos
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Senado e na Câmara articulam a aprovação de um projeto de lei que altera a Lei da Ficha Limpa, reduzindo a inelegibilidade de oito para dois anos. A proposta, de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), já conta com a assinatura de 73 parlamentares, incluindo representantes do PL, MDB, Patriota, PP, PSD e Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Caso aprovada, a medida abriria caminho para que Bolsonaro concorresse à eleição presidencial de 2026, uma vez que o prazo de inelegibilidade passaria a ser contado a partir da eleição que gerou a punição.
Embate com o Judiciário
A movimentação ocorre em paralelo à tentativa de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e intensifica o embate entre o Congresso Nacional e o Judiciário, já que a decisão que tornou Bolsonaro inelegível foi proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O relator da proposta, deputado Filipe Barros (PL-PR), afirmou que foi designado para o cargo no final de 2024 e que deve iniciar as articulações quando as comissões forem definidas.
Estratégia Política
Para viabilizar o avanço da pauta, o PL abriu mão da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tradicionalmente pertence ao partido com a maior bancada. A expectativa é que um nome mais neutro, provavelmente indicado pelo MDB, reduza a polarização dos debates.
A avaliação interna é que, sob o comando anterior de Caroline de Toni (PL-SC), bolsonarista fiel, as pautas enfrentavam maiores dificuldades devido ao acirramento das discussões.
Simpatia de Outros Partidos
A estratégia busca conquistar apoio de outras siglas, uma vez que a inelegibilidade não atinge apenas políticos bolsonaristas, mas figuras de diversas correntes partidárias. A proposta também reflete o plano de Bolsonaro de se manter como o principal nome da direita, mesmo com os entraves judiciais.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

