Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

EUA criam mecanismo para monitorar cessar-fogo no Líbano

Mundo

EUA criam mecanismo para monitorar cessar-fogo no Líbano

EUA criam mecanismo de monitoramento para o cessar-fogo no Líbano, visando negociações futuras.

22/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 19h33
EUA criam mecanismo para monitorar cessar-fogo no Líbano

Publicidade

Washington anunciou nova ferramenta de vigilância para o frágil cessar-fogo libanês. A iniciativa surge em meio a violações repetidas e tensões nas negociações com o Irã.

Publicidade

Publicidade

Os Estados Unidos criaram um novo mecanismo de monitoramento para o frágil cessar-fogo no Líbano, conforme informou uma autoridade norte-americana. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 21 de junho de 2026, em meio a preocupações sobre violações repetidas do cessar-fogo por Israel e pelo Hezbollah, que podem complicar as negociações em andamento entre os EUA e o Irã.

A autoridade destacou que o secretário de Estado, Marco Rubio, teve conversas com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, na sexta-feira, dia 19 de junho. Durante essas conversas, o foco foi na consolidação do cessar-fogo e nas futuras negociações entre os países envolvidos.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

“Como resultado dessas ligações, os EUA iniciaram um mecanismo de monitoramento por meio do CENTCOM [Comando Central dos EUA], para que nossos formuladores de políticas tenham informações em tempo real e precisas sobre os combates no Líbano”, afirmou a autoridade.

Embora não esteja claro se este mecanismo é o mesmo que o “mecanismo de prevenção de conflito” mencionado anteriormente pelo vice-presidente JD Vance, que afirmou ter sido estabelecido no domingo à tarde, a CNN buscou mais detalhes junto ao CENTCOM.

“Temos sido, acho eu, muito bons em estabelecer o que estamos chamando de um mecanismo de desconflito”, disse Vance. “O que isso realmente significa é que, quando as coisas acontecem, os lados realmente conversam entre si.”

Publicidade

A autoridade dos EUA também informou que autoridades israelenses e libanesas estarão em Washington por três dias, nesta semana, para dar continuidade ao trabalho de negociação. As negociações mediadas pelos EUA entre Israel e Líbano estão programadas para começar na manhã de terça-feira, dia 23 de junho.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

Washington anunciou nova ferramenta de vigilância para o frágil cessar-fogo libanês. A iniciativa surge em meio a violações repetidas e tensões nas negociações com o Irã.

Os Estados Unidos criaram um novo mecanismo de monitoramento para o frágil cessar-fogo no Líbano, conforme informou uma autoridade norte-americana. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 21 de junho de 2026, em meio a preocupações sobre violações repetidas do cessar-fogo por Israel e pelo Hezbollah, que podem complicar as negociações em andamento entre os EUA e o Irã.

A autoridade destacou que o secretário de Estado, Marco Rubio, teve conversas com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, na sexta-feira, dia 19 de junho. Durante essas conversas, o foco foi na consolidação do cessar-fogo e nas futuras negociações entre os países envolvidos.

“Como resultado dessas ligações, os EUA iniciaram um mecanismo de monitoramento por meio do CENTCOM [Comando Central dos EUA], para que nossos formuladores de políticas tenham informações em tempo real e precisas sobre os combates no Líbano”, afirmou a autoridade.

Embora não esteja claro se este mecanismo é o mesmo que o “mecanismo de prevenção de conflito” mencionado anteriormente pelo vice-presidente JD Vance, que afirmou ter sido estabelecido no domingo à tarde, a CNN buscou mais detalhes junto ao CENTCOM.

“Temos sido, acho eu, muito bons em estabelecer o que estamos chamando de um mecanismo de desconflito”, disse Vance. “O que isso realmente significa é que, quando as coisas acontecem, os lados realmente conversam entre si.”

A autoridade dos EUA também informou que autoridades israelenses e libanesas estarão em Washington por três dias, nesta semana, para dar continuidade ao trabalho de negociação. As negociações mediadas pelos EUA entre Israel e Líbano estão programadas para começar na manhã de terça-feira, dia 23 de junho.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA