O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “único que quer o tarifaço” dos Estados Unidos contra o Brasil. A declaração foi feita na quinta-feira (2.jul.2026), após Lula associar o congressista à sugestão das taxas norte-americanas.
Flávio Bolsonaro comentou que o encontro de Lula com o presidente Donald Trump, realizado em 7 de maio, envergonhou o Brasil. O senador criticou a resistência do petista em classificar facções criminosas brasileiras como terroristas. “Lula é o único que quer o tarifaço contra os produtos brasileiros. Provocou, esbravejou, não negociou, fez lobby a favor de PCC e Comando Vermelho para que não fossem classificados como terroristas. Envergonhou o Brasil perante o mundo”, declarou o senador em suas redes sociais.
O congressista também afirmou que essa postura demonstra que, ao contrário dele, “Lula está se lixando para o Brasil” e que o presidente age em função de sua reeleição. “Eu sou o oposto do Lula. Eu luto contra os narcoterroristas, trabalho de verdade contra as tarifas. Eu vou defender sempre o nosso Pix criado no governo Bolsonaro”, disse Flávio.
O senador revelou que defendeu o sistema de pagamentos Pix pessoalmente nos Estados Unidos para Trump e o secretário de Estado, Marco Rubio. Ele planejou reforçar a solicitação em audiência marcada para 6 de julho, em relação à proposta de tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. “Na próxima semana eu volto aos Estados Unidos para reforçar essa defesa. O meu pedido é simples. Não imponham tarifas ao Brasil. Não punam os brasileiros pelos erros do lulopetismo. O Brasil vai ser grande de verdade. O Brasil tem futuro. Mas não temos mais tempo a perder”, afirmou Flávio Bolsonaro.
Em resposta, Lula criticou a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por agir contra os interesses do país. Em uma declaração no X, o presidente considerou inaceitável que a família Bolsonaro queira “submeter o Brasil aos interesses dos Estados Unidos” e classificou a iniciativa como “entreguismo”. Lula acrescentou que a proposta de adiar o tarifaço para depois das eleições é uma atitude de “traidores da pátria”.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

