Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 27/07/2026 aponta 21% das intenções de voto para o ex-governador Helder Barbalho. O levantamento perguntou o primeiro e o segundo voto na disputa que elegerá dois senadores por estado.
Um levantamento realizado pela Genial/Quaest e divulgado nesta segunda-feira, 27 de julho de 2026, revela que o ex-governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, lidera a disputa por uma das vagas ao Senado no Estado. De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados paraenses indicaram Barbalho como opção para o cargo.
A pesquisa perguntou aos eleitores sobre suas escolhas para o primeiro e segundo voto na eleição para o Senado, que ocorrerá neste ano. Cada Estado e o Distrito Federal irão eleger dois senadores. Os percentuais apresentados correspondem aos votos consolidados das preferências dos eleitores.
No segundo lugar da disputa, aparece o deputado federal Éder Mauro, do PL, com 14% dos votos em ambas as simulações feitas pela pesquisa. O senador Zequinha Marinho, do Podemos, figura em terceiro, com 7% no primeiro cenário e 9% no segundo.
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de julho e ouviu 900 eleitores paraenses. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3 pontos percentuais. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número PA-04548/2026 e custou R$ 181.155,11, sendo financiado pelo Banco Genial S.A.
O ex-governador Helder Barbalho se destaca na preferência dos eleitores, mostrando-se como um forte candidato na corrida ao Senado.
Além deste levantamento, outros dados também foram divulgados pela mesma pesquisa, mostrando o cenário político do Pará. Entre eles, a disputa para o governo do estado e a avaliação de popularidade do presidente Lula, que, segundo a pesquisa, possui 50% de aprovação e 44% de desaprovação no estado.
Com a proximidade das eleições, a disputa pelo Senado no Pará se intensifica, e os candidatos buscam fortalecer suas campanhas para garantir os votos necessários para a vitória nas urnas. A pesquisa Genial/Quaest oferece um panorama relevante para entender as preferências eleitorais dos paraenses nesse período eleitoral.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

