III FLITA – FEIRA DO LIVRO DE ITABAIANA

Compartilhe

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2024, no Shopping Peixoto em Itabaiana Sergipe, aconteceu a 3ª edição da Feira do Livro de Itabaiana. A festa literária que acontece de dois em dois anos e destina-se a preencher o espaço deixado pela Bienal do Livro de Itabaiana que acontece nos anos ímpares, desde 2009, e é, sem dúvidas, o maior evento cultural literário de Sergipe. A Feira é destinada ao livro e, a quem, de alguma forma, está envolvido e interessado em melhorar o mundo através da magia da leitura, da reflexão, do estudo e da educação, pois somente o livro, sabemos nós, é o único veículo capaz de acumulare transmitir, no presente, o registro de um passado etéreo e jungi-lo à eternidade do futuro. Ou seja, somente o livro detém a primazia de fazer este elo dos tempos, mantendo seguro o registro eterno da ideia, da história, da memória e da vida.


É por isso que muito orgulhou aos organizadores e patrocinadores do evento constatar as ilustríssimas presenças de tantos escritores e, uma incontável quantidade de leitores, adultos, jovens e crianças com sorriso no rosto e brilho nos olhos, contemplando a beleza da arte e da ideia escrita: Livros, Cordéis, Xilogravuras, Mangás, Quadrinhos, Revistas … Claro que seria impossível, registrarmos aqui, nominalmente, a quantidade de interessados leitores. Por tal razão, consignamos, com muito prazer, mesmo com o perigo do esquecimento do nome de alguém, a presença dos escritores:

Antônio FJ Saracura, Domingos Pascoal de Melo, João Paulo Araujo de Carvalho, Jussane Teles, Telma Costa, Ruan Dias, André Comanche, Robério Santos, Siri Comics – Luciano Santana, Arquimedes Marques, Luiz Natividade, Antônia Amorosa, Janayna Barbosa, Henrique Marinho, Marco Antônio Lima, Elenice Reis, Irineia Borges, Edvaldo Felix Santa Rosa, Elane Marques, Inez Resende de Jesus, Noemia Lima Silva, Serigy Comics- Marlone Santana, Joao Corado Teixeira Filho, Carla Valéria V. Ferreira, José da Boa Morte Teixeira, Clube de Leitura Maria Thetis Nunes – Taurino, Jannayna Santos Sousa, Jilberto Rodrigues de Oliveira- Malhador, Marianne Rocha da Silva  Hélio de Souza Oliveira – Estancia Salete Nascimento, Zezé de Boquim, José Ginaldo de Jesus, Flávia Cunha, Marineide Santos Macedo, Saulo Bispo, Hermenegildo Freire De Macedo, Luciano Santos Santana, Edinete Santos, Antônio Dantas Santos, Romero Crispim, Marcos Paulo de Oliveira, Izabel Cristina Melo, Maria Tayná Cunha, Paulo Rodrigues Alves, Isys Lorrany Paixão, Aduilson Gois de Oliveira, Andréa Oliveira Santana, Marcos Vinícius Santana, Telma Costa, José Expedito de Souza, José Antenor Aguiar, Yvete Maria Ataíde, Cácia Valeria do Colégio Tancredo, Jaci Farias, Missandra Almeida, Jodoval Luiz dos Santos, Dilma Rainha, Dina Ferreira de Lagarto, Leunira Batista, Almeida Bispo, Wesley Azevedo e, muitos outros escritores que não se inscreveram nominalmente, mas, foram acolhidos e participaram. 

E, de muitas escolas e professores que emprestaram brilho e glamour àsolenidade. Foi distribuído o BIEN, uma moeda de circulação interna. Tivemos, também, a participação efetiva das Academias Literárias, de Escolas, Editoras, Livrarias e Exposições de Obras de Arte, Carros Antigos, Banners, Artesanatos, Xilogravuras, Desenhos… 1. Academia Sergipana de Letras, 2. Academia Literocultural de Sergipe, 3. Academia Itabaianense de Letras, 4. Academia Dorense de Letras, 5. Academia Riachuelense de Letras, 6. Academia Estanciana de Letras, 7. Academia de Educação de Sergipe, 8. Academia Areia-branquense de Letras, 9. Academia Moitense de Letras, 10. Academia de Letras de Malhador, 11. Academia Brasileira Teológica do de Letras/Sergipe, 12. Academia Sergipana de Cordel, 13. Academia Cedrense de Letras, 14. Academia Socorrense de Letras, 15. Academia Capelense de Letras, 16. Academia Carmopolitana de Letras, 17. Academia dos Contadores de História, 18. Academia Cristinapolitana de Letras, 19, Academia Gloriense de Letras, 20. Academia dos Jovens Escritores do Rio das Pedras, 21 Academia das Belas Artes do Rio Grande do Sul, 22. Academia Santabrigidense de Letras e Artes, 23. Academia Municipalista de Letras, 24. MAC – Movimento de Apoio Cultural, 25. Movimento Cultural Maria Pereira, 26. Academia dos Jovens Escritores do Rio das Pedras.

E, mais: EDITORA INFOGRAPHICS – com as honrosaspresenças de Karina Dias, Antônio Luiz, Joelma, Ruan e Alana. LIVRARIA LITERARIAMENTE MANU, deLagarto Sergipe, com a efetiva participação dos proprietários, Manuela Monteiro Romão e Paulo Sérgio Siqueira, e de seus dois filhos: Clara Letícia e Paulo Vitor.LIVRARIA PLANETA DE PAPEL, de Itabaiana, também com a presença marcante de seu proprietário, Fernando Ribeiro e de suas duas jovens colaboradoras, Adriele Costa e Railine Souza. 

EXPOSIÇÃO E OFICINA DE XILOGRAVURA e “ISOPOGRAVURA”, de LUIZ NATIVIDADE, grande Arte Educador que encontrou, no isopor, um substituto para a madeira e, com isso facilita o trabalho nas oficinas com as crianças, pois usa a própria caneta ou lápis para sulcar o isopor evitando assim um objeto cortante e afiado para talhar a dura madeira, com isso evita acidentes.

Ele é Mestre da Cultura Popular, Xilogravurista e desenhista excepcional, embora tenha nascido em Junqueiro, Alagoas, mora na Bahia de todos os Santos. PROGRAMA DE EMPRÉSTIMO E DOAÇÃO DE LIVROS Livro, Liberdade  Para a Alma que tem  como idealizadora e guardiã a empregada da Companhia de Saneamento de Sergipe DESO. OFICINA DA SECRETARIA DE CULTURA DE ITABAIANA, com a exposição dos 18 Painéis da História de Itabaiana, do historiador José Almeida Bispo. 

SERGECOCONSULTORIA e ASSISTÊNCIA CONTÁBIL, Jodoval Luiz dos Santos. Presidente e Márcia Karina da Silva Santos, diretora e Vice-Presidente. OFICINAS DE ARTESda professora Jussane Teles: José Lucas e, as Artesãs e os artesãos: Terezinha de Jesus, Lucivânia, Nayane Souza, Mateus Aragão, Neilson Santos Meneses – Coordenador do Núcleo de Pesquisas da Terceira Idade, Noêmia Lima Silva, coordenadora da ação da Feira do Empreendedorismo, Josefa Bispo dos Santos e Maria Floraci Gomes Brabec, Maria Vânia dos Santos Aquino, Exposição do Pintor Waldir Pires Argolo, Exposição da Pintora Silvana Mendonça, Exposição de Carros Antigos, Pintores do Lar Cidade de Deus, tradicional Sebo do Taurino, Clube de fotografias de Vicente do Capunga, Caminhãozinho do Livro de Adelmo. 

Vale destacar, ainda a presença de mais de 20 Escolas e a distribuição do BIEN, uma moeda de circulação interna, criada pelos organizadores da Bienal do Livro de Itabaiana, recurso adquirido com a ajuda e a boa-vontade do comerciante, do produtor e do industriário local e transformado em vale-livro que foi batizado como BIEN, em homenagem ao nome “bienal” e distribuído aos professoras que repassam aos seus alunos para que estes se deleitem com a novidade de, pela primeira vez na vida, adquirirem, com seu próprio recurso, os livros que bem quiserem. É linda, esta ação! O BIEN é, sem dúvidas, uma ideia muito boa que já deu muito certo e, vem gerando uma energia muito boa. Ajuda ao escritor que vende a sua produção literária e, sobretudo, aos jovens que, ávidos por conhecimento, vão ler mais e, quem sabe, escrever também. Este é o objetivo maior deste tipo de uma Feira, criar leitores e, quiçá, novos produtores literários, pois, como disse José Saramago, escritor português, prêmio Nobel de Literatura de 1998: “Todos somos escritores, só que uns escrevem e outros não.”

Domingos Pascoal

Ultimas notícias

Vencedor da Mega-Sena de R$ 201 milhões morre em clínica odo...
Antonio Lopes, ganhador do prêmio de mais de R$ 201 milhões ...
Proprietário de restaurante em Aracaju é preso sob a acusaçã...
Denarc apreende 12 quilos de entorpecentes em Japoatã
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro abre inscrições para ...
Vereador Cícero do Santa Maria crítica demora na realização ...