Pular para o conteúdo

Mapa proíbe venda de ração Foragge Horse após morte de cavalos

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quarta-feira (4) a proibição da venda e o recolhimento da ração Foragge Horse, produzida pela Nutratta Nutrição Animal. A medida foi tomada após a suspeita de que o produto esteja relacionado à morte de 29 cavalos no município de Indaiatuba, interior de São Paulo. O Mapa emitiu um ofício determinando que todas as embalagens fabricadas a partir de 8 de março de 2025 não podem ser comercializadas e devem ser apreendidas em fiscalizações.

As investigações sobre o caso tiveram início após a primeira morte de um cavalo em 23 de abril, seguida por outras ao longo das semanas seguintes. Veterinários que acompanharam as ocorrências relataram que os animais apresentavam sintomas como desânimo e alterações hepáticas. A ração e o feno oferecidos aos cavalos foram substituídos, e uma vistoria no haras onde nove animais morreram apontou sinais de intoxicação alimentar. Um laudo preliminar indicou infecção bacteriana em uma das éguas.

A ração Foragge Horse, fabricada pela Nutratta Nutrição Animal em Itumbiara, Goiás, é indicada para suplementar a dieta de cavalos que necessitam de mais energia, como animais de esporte e aqueles em preparação para eventos. A proibição da venda e o recolhimento visam garantir a segurança dos animais e evitar novas ocorrências, enquanto as investigações sobre a causa das mortes continuam.

Ultimas notícias

Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...
Prefeita Emília Corrêa entrega 244 unidades habitacionais do...
Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas di...
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ ...
Avião com quase 250 pessoas cai após decolar do aeroporto