O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, para que o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele fosse realizado de forma presencial. A decisão foi divulgada recentemente e repercutiu entre os envolvidos no caso.
Com essa determinação, a Primeira Turma do STF deverá analisar, entre os dias 14 e 21 de agosto, se aceita a denúncia contra Bacellar e outros quatro acusados, todos implicados em obstrução de uma investigação sobre uma organização criminosa armada. A acusação, caso seja aceita, fará com que Bacellar e os demais investigados se tornem réus em uma ação penal.
Ao rejeitar o pedido de Bacellar, Moraes afirmou que a realização do julgamento em ambiente virtual não compromete a discussão do caso. Ele destacou que a escolha desse formato é uma prerrogativa do relator, conforme previsto no Regimento Interno do STF. Além disso, o ministro ressaltou que a defesa pode apresentar sustentação oral de forma eletrônica, com os materiais sendo enviados até 48 horas antes do início do julgamento virtual.
A PGR denunciou Bacellar, Jéssica de Oliveira Santos, Macário Ramos Júdice Neto, Thárcio Nascimento Salgado e Thiego Raimundo de Oliveira Santos pelo crime de obstrução de investigação que envolve a organização criminosa armada. Essa investigação apura um suposto vazamento de informações ligadas às operações Oricalco e Zargun, que resultou na prisão do deputado estadual Thiago Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, em setembro do ano passado.
Rodrigo Bacellar é suspeito de ter repassado informações sigilosas sobre ações policiais a membros do Comando Vermelho (CV). Para Moraes, tanto Bacellar quanto TH Joias “estariam atuando para obstruir as investigações”. A defesa de Bacellar, por sua vez, nega qualquer envolvimento em ações que visem atrapalhar investigações ou beneficiar organizações criminosas. Vale destacar que Bacellar foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília no dia 4 de julho, após determinação de Moraes.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

