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O Primeiro Caminhão.(Por Antonio Samarone.)

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Pedro Bial, querendo fazer graça, perguntou a Natanzinho Lima por que Itabaiana era a Capital brasileira do Caminhão. Natanzinho, meio acanhado, mas respondeu.

O primeiro caminhão de Itabaiana pertenceu a Esperidião Noronha. É claro, a rodagem chegou antes. O caminhão da foto é o de Manoel de Jason.

A Estrada de Rodagem tardou a chegar em Itabaiana. Somente em abril de 1928, foi inaugurada a Estrada de Rodagem Laranjeiras – Itabaiana (a primeira). Foi durante o governo de Manoel Dantas (Mané Caroço) e o Secretário de Obras era Leandro Maciel, isso mesmo, o famoso líder político.

A Coluna de Zózimo Lima, deu detalhes sobre as festividades de inauguração da estrada. Vou citá-la integralmente:

“Rumo a Itabaiana. Foguetes, girândolas, arcos e bandeirolas.
Aproximamo-nos da terra do finado Zé Sebrão [José Sebrão, político itabaianense; tio do historiador Sebrão Sobrinho].

A população freme de entusiasmo. A charanga local entoa o antigo e sempre novo dobrado “Saudades de minha terra”. Zózimo teve a ousadia de chamar a Filarmônica de Charanga.

O coronel Dultra de Almeida espera-nos com uma macarronada suculenta.

O Dultra, disse-nos o Otoniel Dória [Dorinha, delegado de polícia, chefe político itabaianense], fez uma verdadeira devastação nos galinheiros da vizinhança.

Sua Excelência, o presidente Manoel Dantas recebe distintas homenagens.

Sua Excelência, com aquela simplicidade, que é seu traço característico, atende a todos os reclamos.

Ele vê, perquiri, ausculta todas as necessidades e promete fazer o que estiver nas suas forças.

A comitiva tem ampla liberdade de S. Ex.ª para divertir-se à farta.
O Humberto é o peão da patuscada.

À noite, ao jantar, ele levanta um brinde às Valquírias do país de Wagner representadas na pessoa do robusto vigário local (Padre Francisco Toussaint).

Há danças na casa do Dorinha e na Intendência.

O farmacêutico Florival nos martirizou com uma oração sesquipedálica [muito longa].

Tive a impressão de estar diante do frade Cisneiros [Francisco Gimenez de Cisneiro, espanhol] num tribunal do Santo Ofício.

Aquela morena de olhos de pervinca [azuis], no baile, deixou uma chaga incurável no coração de Guilhermino.

O Teófilo mostrou que ainda é autoridade nos torneiros coreográficos.

A alegria é tanta que Humberto, o Zózimo, o Xavier, o Mecenas, o Leandro, o João Cabral e o Barroso planejam fazer o encanamento direto dos depósitos da Antártica.

O Dr. Gervásio Prata, o magistrado culto e criterioso, recebe uma manifestação carinhosa dos ilustres itinerantes.

O presidente Dantas compareceu pessoalmente. Muito cedo, no dia seguinte, rumamos para São Paulo, via Saco do Ribeiro.

Ali a comitiva presidencial foi alvo de grandes homenagens.”
Itabaiana passava a se conectar com o mundo por meios motorizados.

Antes de 1928, só através dos tropeiros e do lento carro de boi.

Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento econômico de Itabaiana, consolidado, com a chegada da BR – 235, em 1953.

A história dos caminhoneiros em Itabaiana, começou em 1928, com a inauguração da primeira estrada de rodagem. No próximo 08 de maio, as 19 horas, no Shopping Peixoto, a Prefeitura de Itabaiana lançará solenemente a Feira do Caminhão 2025.

Antônio Samarone. (Secretário de Cultura de Itabaiana)

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