O presidente colombiano contestou os resultados das eleições de domingo e pediu calma à população. Para Petro, só o escrutínio oficial, iniciado nesta segunda, pode definir o vencedor.
O atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro, utilizou sua conta no X no último domingo (21 de junho de 2026) para afirmar que nenhum resultado da eleição deve ser considerado oficial até a conclusão do escrutínio dos votos, que terá início nesta segunda-feira (22 de junho).
“Não se pode proclamar nenhum presidente. É o escrutínio que determina quem é o presidente. Obedeço aos juízes. Tranquilidade aos cidadãos, por favor. A realidade nos mostra um país partido ao meio, e ingerência estrangeira nos tira a liberdade. Impõe-se um acordo nacional se queremos manter a pátria e a paz nos anos que estão por vir”, escreveu Petro.
As urnas fecharam às 18h (horário de Brasília) no domingo. A pré-contagem dos votos começou logo após e serve para informar rapidamente a tendência do resultado, mas não substitui o escrutínio oficial. Na contagem preliminar do 2º turno, Abelardo de la Espriella, do partido Defensores de la Patria, obteve 49,66% dos votos, superando o senador Iván Cepeda, do Pacto Histórico, que recebeu 48,70% e conta com o apoio de Petro.
A Colômbia agora se prepara para um processo de recontagem oficial dos votos, denominado escrutínio. De acordo com a legislação, essa etapa inicia no dia seguinte à eleição e é realizada por comissões compostas por juízes, tabeliães e outros funcionários eleitorais. Estas comissões analisam os documentos preenchidos nas seções eleitorais, verificam inconsistências e avaliam contestações apresentadas pelas campanhas. Em certos casos, podem determinar uma nova conferência dos votos. Os números finais podem apresentar pequenas variações em relação à pré-contagem, como ocorreu no 1º turno, onde a diferença foi inferior a 0,1%.
Abelardo de la Espriella, conhecido como “El Tigre”, nasceu em Bogotá, tem 47 anos e nunca havia disputado um cargo eletivo anteriormente. Ele construiu sua campanha com referências a líderes conservadores, como Donald Trump, Javier Milei e Nayib Bukele. Trump chegou a declarar apoio público ao candidato antes do 2º turno.
Entre as propostas apresentadas por De la Espriella, estão a reformulação da direção e dos órgãos de comando das instituições públicas, o combate ao tráfico de drogas, à corrupção e à má gestão, o desmantelamento de grupos armados e estruturas paralelas de poder, a reforma do sistema de licitações públicas, a redução em até 25% do tamanho do Estado e a diminuição de tributos, custos de energia e regras para o setor produtivo.

LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

