Keir Starmer deixa o cargo de primeiro-ministro britânico após pressão do próprio partido. A saída abre disputa por novo líder antes de setembro.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026. Com isso, um novo líder será empossado até o retorno do Parlamento em setembro, o que marca a possibilidade de o país ter seu sétimo premiê em uma década.
Starmer, que conquistou uma vitória expressiva nas eleições, prometendo trazer estabilidade à política britânica, reconheceu que seu partido deseja sua saída do cargo. Em sua declaração, afirmou que ficou evidente que a direção política desejada pelos membros de seu partido não incluía sua continuidade como líder.
O anúncio ocorre menos de dois anos após sua eleição, e a questão que agora permeia o partido é se ele é a melhor escolha para liderá-los nas próximas eleições gerais. Starmer, em sua fala, disse:
A questão que meu partido está levantando agora é se eu sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar a essa pergunta e aceito essa resposta com dignidade.
As indicações para o novo líder serão abertas em 9 de julho, com o atual rival de Starmer, Andy Burnham, sendo considerado o favorito para assumir o cargo. Essa transição de liderança ocorre em um momento crítico para o Reino Unido, que enfrenta desafios políticos e sociais significativos.
A renúncia de Starmer representa mais um capítulo na instável política britânica, que tem visto várias mudanças de liderança nos últimos anos. A expectativa agora gira em torno de quem será o próximo a assumir o papel de primeiro-ministro e como isso pode influenciar o futuro do país.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

