Davi Alcolumbre informou que a proposta que acaba com a escala 6×1 e outras duas seguirão o rito das comissões do Senado. Aprovado pela Câmara em maio, o texto reduz a jornada de 44 para 40 horas semanais e assegura dois dias de descanso remunerado.
A proposta que prevê o fim da escala 6×1 começará a ser apreciada pelo Senado Federal. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, anunciou nesta sexta-feira (14) que o texto, ao lado de outras duas propostas, seguirá o rito previsto no Senado e passará por análise aprofundada nas comissões competentes.
O fim da escala 6×1 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio. A mudança altera a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e assegura dois dias de descanso remunerado aos trabalhadores, sem redução de salários.
Outras propostas na pauta
Além da proposta sobre a escala de trabalho, os senadores também deverão discutir a PEC da Segurança Pública e um projeto que estabelece a política nacional de minerais críticos. A emenda que constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública foi aprovada em março pelos deputados, tem como objetivo integrar a atuação das forças policiais em todo o país e prevê que parte da arrecadação com apostas seja destinada aos fundos de segurança pública e penitenciário.
Já o projeto de lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, aprovado pela Câmara em maio, traz incentivos governamentais e prioridade no licenciamento de projetos relacionados às chamadas terras raras.
Alcolumbre mencionou ainda que, durante a semana, conversou com o presidente Lula para entender as prioridades do governo e discutir a agenda legislativa. O presidente do Senado ressaltou que cabe ao Executivo apresentar suas prioridades, enquanto o Congresso deve analisá-las com independência e responsabilidade.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

