Aracaju – O vereador Breno Garibalde usou as redes sociais para cobrar a bancada federal de Sergipe após a divulgação de um levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) sobre as emendas parlamentares individuais ao Orçamento de 2026.
Segundo o estudo, nenhum dos deputados e senadores sergipanos destinou recursos para ações ambientais ou de combate às mudanças climáticas. Foram avaliadas 97 ações orçamentárias ligadas ao tema em todo o país.
No cenário nacional, as emendas individuais destinadas à área somam apenas 2,5 % do valor previsto para a política ambiental. Além disso, somente 0,58 % do total das emendas individuais tiveram como foco iniciativas ambientais.
O Inesc apontou ainda que mais de 65 % dos recursos encaminhados concentram-se em projetos de proteção e bem-estar animal, enquanto áreas consideradas estratégicas — como prevenção de enchentes, defesa civil e adaptação climática — seguem com baixo volume de investimento.
“Zero real para o meio ambiente em Sergipe”
Ao comentar os números, Breno Garibalde destacou que a situação do estado é “ainda mais crítica”. O vereador lembrou problemas recorrentes em Sergipe, como enchentes, acúmulo de lixo em canais e períodos prolongados de seca. “Isso não é opinião, é dado. O estudo analisou quase 100 ações ligadas ao clima, e mesmo assim o dinheiro não foi para isso”, afirmou.
Para o parlamentar, a discrepância entre discursos e práticas fica evidente: “A gente vê falas bonitas, mas na prática o meio ambiente não é prioridade. Orçamento é escolha. E aqui em Sergipe, escolheram deixar o meio ambiente com zero”.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

