Candidatos a cargos federais e estaduais poderão abrir, totalmente online, as contas de campanha no Banco do Brasil. A integração com a Justiça Eleitoral permitirá validação automática do RAC e reduzirá a burocracia.
Os candidatos aos cargos federais e estaduais poderão abrir, de forma totalmente digital, as contas bancárias obrigatórias para a movimentação dos recursos de campanha no Banco do Brasil. A instituição financeira anunciou, nesta quarta-feira, 22 de julho de 2026, a simplificação das funcionalidades da Conta Eleitoral Digital para as eleições.
A principal novidade é a integração do sistema do banco com a Justiça Eleitoral, que permitirá a validação automática das informações e do RAC (Requerimento de Abertura de Conta). Essa etapa, que até então exigia um maior trâmite burocrático, agora será realizada de forma mais ágil, reduzindo etapas de verificação.
Por meio do aplicativo do Banco do Brasil, os candidatos poderão abrir até cinco contas eleitorais utilizando apenas um documento de identificação e a validação biométrica facial. Todo o procedimento será realizado pelo celular, dispensando a necessidade de comparecimento físico à agência.
A conta eleitoral é obrigatória para o financiamento das campanhas e tem como objetivo garantir a transparência e a rastreabilidade dos recursos utilizados pelos políticos durante o pleito. De acordo com o banco, a digitalização do serviço buscará oferecer mais praticidade na gestão financeira, segurança e autonomia aos candidatos e às equipes de campanha, além de um alinhamento rigoroso com as exigências da legislação eleitoral.
A Conta Eleitoral Digital foi lançada em 2024 e registrou ampla adesão em seu primeiro ciclo eleitoral. Segundo a estatal, mais da metade das contas abertas naquele período foi contratada pelos canais eletrônicos da instituição. A nova funcionalidade já estará disponível para os concorrentes das eleições de 2026. Mais informações e requisitos técnicos poderão ser consultados na página oficial do serviço na internet.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

