10 benefícios da caminhada no processo de emagrecimento

Jose Costa, 08 de Junho, 2023

Entenda como esse exercício de baixo custo e impacto pode trazer altos benefícios para quem busca emagrecer

 

Em busca de um estilo de vida saudável e da perda de peso, muitas pessoas buscam alternativas eficazes e acessíveis para incluir exercícios físicos na rotina. Entre as opções disponíveis, a caminhada se mostra uma excelente escolha. Mais que um simples exercício aeróbico, ela oferece uma série de benefícios que contribuem diretamente para o processo de emagrecimento.

 

Segundo um estudo publicado em janeiro deste ano (2023) no periódico científico medicine & Science in Sports & Exercise, apenas cinco minutos de caminhada a cada meia hora podem contrabalancear os efeitos negativos de ficar muito tempo sentado.

 

Isso porque, após análise dos resultados, foi observado que o exercício de cinco minutos de caminhada a cada meia hora é o ideal entre longos períodos sentados, pois foi a única quantidade de movimento que reduziu significativamente tanto a pressão arterial quanto os níveis de açúcar no sangue.

 

Caminhada é fácil de ser inserida na rotina

Esse regime de caminhada teve um efeito dramático em como os participantes respondiam às refeições, reduzindo os níveis de açúcar no sangue em 58% em comparação com aqueles que passaram o dia sentados sem exercícios.

 

Além de um exercício aeróbico, a caminhada é uma grande aliada no dia a dia. Isso porque você não precisará de quase nada que ainda não tenha: roupas leves, um tênis adequado e uma garrafinha com água.

 

 “Ótima opção também para os sedentários ou para aqueles que adotam um ritmo mais leve, mas não abrem mão de praticar exercício. Caminhar aumenta o metabolismo do corpo e gera um elevado gasto calórico”, afirma o Dr. William Komatsu, fisiologista do exercício.

 

Confira 10 benefícios da caminhada no processo de emagrecimento!

 

1. Queima de calorias

A caminhada é uma forma de exercício aeróbico que queima calorias, contribuindo para o déficit calórico necessário para a perda de peso.

 

2. Acelera o metabolismo

A prática regular da caminhada estimula o metabolismo, aumentando a queima de calorias mesmo após o término do exercício.

 

3. Controle do apetite

A caminhada ajuda a regular o apetite, diminuindo a vontade de comer em excesso e controlando os impulsos alimentares.

 

4. Melhora a saúde cardiovascular

A atividade física, como a caminhada, fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de doenças cardíacas.

 

5. Redução do estresse

A caminhada é uma excelente maneira de aliviar o estresse e a ansiedade, fatores que muitas vezes contribuem para o ganho de peso.

 

6. Melhora a qualidade do sono

A prática regular de caminhada está associada a uma melhor qualidade do sono , o que é essencial para um metabolismo saudável e para o controle do peso.

 

7. Fortalece os músculos

Embora seja uma atividade de baixo impacto, a caminhada ajuda a fortalecer os músculos das pernas, dos glúteos e do abdômen, contribuindo para uma composição corporal mais saudável.

 

8. Aumenta a energia e a disposição

A caminhada regular aumenta a produção de endorfinas, hormônios relacionados ao bem-estar, proporcionando mais energia e disposição para realizar as tarefas diárias.

 

9. Melhora a saúde mental

Além de aliviar o estresse, a caminhada também pode melhorar o humor, reduzir os sintomas de depressão e promover uma maior sensação de bem-estar mental.

 

10. Acessibilidade e custo zero

A caminhada é uma atividade totalmente gratuita. Você não precisa pagar mensalidades em academias ou investir em equipamentos específicos. Basta usar tênis confortáveis, e você estará pronto para começar.

É possível praticar a caminhada a qualquer momento do dia que seja conveniente. Seja pela manhã, durante o almoço ou à noite, você tem a liberdade de ajustar seu horário conforme sua rotina. Além disso, você pode caminhar em diferentes locais, ao ar livre em parques, praias ou mesmo dentro de casa em um espaço amplo.

 

O Dr. William Komatsu apenas ressalta que é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o local da caminhada. “Escolha parques ou locais arborizados, pois estudos atestaram que a poluição diminui a absorção de oxigênio no organismo, reduzindo, assim, o seu desempenho”, sugere.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-05-26/10-beneficios-da-caminhada-no-processo-de-emagrecimento.html - Por EdiCase - Imagem: gstockstudio | Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc