A história do Campeonato Serrano de Basquete

Jose Costa, 19 de Junho, 2023

     Até 2003, durante 27 anos ininterruptos, os itabaianenses presenciaram a realização do maior torneio de basquete do estado de Sergipe em todos os tempos, o Campeonato Serrano, o qual atraia centenas de pessoas para a quadra do Módulo Esportivo de Itabaiana e ao Ginásio de Esportes Miltão do Colégio Estadual Murilo Braga. O campeonato foi disputado por milhares de alunos e ex-alunos do CEMB, ao longo dos anos, sempre nas tardes de sábado, durante o 1º semestre. As tardes de sábado eram mais ensolaradas; e mesmo quando chovia, a rodada do campeonato era realizada, com raras exceções, quando a chuva era muito forte.

                                                            

     O campeonato Serrano tinha como principais objetivos: incentivar a prática do basquete em Itabaiana e revelar atletas para compor as equipes do Colégio Estadual Murilo Braga que o representaria nas competições dos Jogos da Primavera, Jogos Infantis e dos campeonatos sergipanos nas diversas categorias.

 

     O campeonato foi realizado inicialmente com os alunos do CEMB, posteriormente, também com os ex-alunos, e nos últimos campeonatos, com participações de equipes convidadas de Aracaju. No início, as equipes receberam nomes dos estados brasileiros, depois de equipes nacionais do basquete como: Sírio, Monte Líbano, Tupã, Francana, Ginástico, Prudentina, Minercal... Posteriormente, foram mudados para os nomes de lojas comerciais de Itabaiana, através de patrocínios; e por último, os nomes dos colégios participantes do campeonato.

 

     O comércio de Itabaiana foi extremamente importante para o sucesso do campeonato através da parceria que patrocinava os fardamentos das equipes, as medalhas e os troféus oferecidos às equipes vencedoras, elementos fundamentais para incentivar as participações dos atletas.

 

     A imprensa sergipana teve um papel muito importante na evolução do campeonato através da divulgação dos boletins semanais, informando os leitores através dos jornais e da internet, os espectadores pela televisão e os ouvintes pelo rádio o que se passava a cada rodada, estimulando os atletas a participar e o público em assistir aos jogos.

 

     A equipe de arbitragem do campeonato era composta por mim, pelos alunos e ex-alunos os quais recebiam todos os anos uma palestra teórica sobre as regras e um treinamento prático de como ser mesário e juiz no jogo. Em algumas finais de campeonato, a equipe de arbitragem da FSB vinha arbitrar através de uma parceria com Associação Itabaianense de Basquete.

 

      Em 1976, o Professor Romilto Mendonça introduziu o basquete como prática esportiva nas aulas de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga e, juntamente com os alunos, realizou o primeiro campeonato de Itabaiana.

 

     Em 1977, o Professor Romilto foi transferido para Aracaju e o campeonato não foi realizado, mas em 1978 foi reiniciado com força total pelo Professor José Antônio Macedo, no Módulo Esportivo de Itabaiana, o qual tinha sido inaugurado em 1977.

 

     Em 1980, comecei a ensinar basquete no CEMB e passei também a realizar o campeonato juntamente com o Professor José Antônio, que, posteriormente assumiu a vice-direção do CEMB e se afastou da realização do campeonato.

 

     Em 1982, o campeonato começou a ser divulgado pela Rádio Princesa da Serra AM. Posteriormente, a Radio Capital do Agreste, a FM Itabaiana e a Princesa FM também passaram a divulgar.

 

     Em 1984, ocorreu o grande marco na história do basquete de Itabaiana, criamos a Asssociação Itabaianense de Basquete com o objetivo de organizar e realizar o campeonato serrano, e também desenvolver atividades ligadas ao basquete como: gincanas, festival de arremessos, concursos de pesquisa, festas comemorativas, etc. Foi nesta época que decidimos colocar um nome comercial ao campeonato, que passou a se chamar de Campeonato Sorvete Kiola de Basquete. A partir desta data, o torneio começou a ser realizado com as meninas, já que nos anos anteriores só tinha sido disputado pelos meninos. Após o término de cada campeonato, realizávamos uma festa de confraternização envolvendo atletas, professores, patrocinadores e a imprensa.

 

     Em 1986, o campeonato passou a ser chamado de Posto Serrano, no lugar de Sorvete Kiola. Pela primeira vez, foi utilizado um cartaz com os dados do campeonato para ser divulgado na imprensa, escolas, ruas e no comércio.

 

     Em 1987, criamos o Jornal do Basquete, que era editado em 4 páginas, para divulgar o campeonato, apesar de toda a divulgação feita nas rádios de Itabaiana, na TV Sergipe e TV Atalaia, e nos Jornais: Gazeta de Sergipe, Semanário Esportivo, Jornal de Sergipe, Correio de Sergipe, Jornal da Manhã, Jornal da Cidade, Cinform, O Serrano. Neste ano, a abertura do 11º campeonato foi transmitida ao vivo, pela Rádio Princesa da Serra e o encerramento pela Rádio Capital do Agreste.

 

      Em 1990, instituímos a homenagem especial do campeonato, entregando uma placa de reconhecimento a atletas veteranos que se destacaram nos torneios em anos anteriores, e aos professores do CEMB que contribuíram com o engrandecimento do basquete.

 

     Em 1996, houve a 1ª participação de uma equipe de Aracaju no campeonato, a do Colégio Salesiano no torneio feminino. Posteriormente, participaram os colégios: Graccho Cardoso, Dom Luciano, Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora, Coesi e Arqui.

 

     Em 2000, foi instituída a Medalha, Amigo do Basquete, para homenagear jornalistas e radialistas da imprensa sergipana que apoiavam e divulgavam o basquete de Itabaiana nos jornais, rádios e televisão.

 

     Em 2002, o campeonato começou a ser divulgado para o mundo através da internet pelo site da Itnet, portal de Itabaiana, e, posteriormente, por outros sites. Também, neste ano, a reportagem do programa Globo Esporte da TV Sergipe fez uma matéria na final do 26º Campeonato Serrano, no Ginásio Esportivo Miltão do CEMB, mostrando a importância do torneio para incentivar os jovens a prática esportiva.

 

     Em 2003, a realização do último Campeonato Serrano de Basquete sob minha organização, o 27º, foi encerrado, e até hoje as pessoas me perguntam o porquê, e sempre respondo, como tudo que é bom um dia acaba, mas foram por vários motivos, entre eles: a diminuição do número de alunos praticando esporte no Murilo Braga, e em especial o basquete por conta das mudanças nas aulas de educação física na implantação da LDB de 1996, e a diminuição do interesse dos ex-alunos na participação no campeonato, por conta de suas atividades profissionais e familiares, já que a maioria já estavam casados e trabalhando.

 

     Em 2018, o Campeonato Serrano retornou sob o comando de Edmilson Moura, que deu uma nova roupagem a competição em sua 28ª edição. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo e contou com a participação de dezenas de ex-atletas do basquete do Colégio Estadual Murilo Braga.

 

     Em 2023, após uma parada de 5 anos, foi criada uma Comissão Organizadora para a realização do 29º Campeonato Serrano de Basquete tendo à frente Cleberton Andrade e a competição voltou com força total, inclusive com a participação de uma equipe de Aracaju entre as 5 participantes. Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo, aos sábados à tarde. Pela primeira vez, tivemos as participações dos árbitros da Federação Sergipana de Basketball na primeira rodada e nos jogos finais. No encerramento do Campeonato, fui homenageado pela Associação Itabaianense de Basquete, entidade que criei em 1984. Que o campeonato serrano seja disputado nos próximos anos para motivar a prática do esporte e a revelação de novos atletas para o basquete itabaianense. As crianças e os jovens itabaianenses precisam assistir a eventos esportivos desta magnitude para que sejam estimulados à prática esportiva, pois o esporte está perdendo espaço na vida dos jovens para o celular e o videogame.

 

     Para resgatar a história do basquete de Itabaiana, criamos um blog com fotos das equipes e dos jogos, os cartazes dos campeonatos, recortes de jornais e comentários de atletas, professores, radialistas, jornalistas e amantes do esporte, no seguinte endereço: https://basquetedeitabaiana.blogspot.com

 

     Agradecemos a todos que participaram e contribuíram no desenvolvimento e engrandecimento da competição como: os professores, a imprensa sergipana, o comércio de Itabaiana, ao Colégio Estadual Murilo Braga e em especial aos atletas, razão maior da realização do Campeonato Serrano de Basquete.

 

Por Professor José Costa

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc