Médico cardiovascular alerta sobre cuidados com a saúde no frio

Jose Costa, 02 de Julho, 2023

Esse tipo de mudança radical no clima pode causar sérios riscos para saúde

 

Mudanças climáticas nos obrigam a se adaptar em um curto espaço de tempo. Ainda assim, há quem desconheça os perigos dessa transição. Por isso, com a ajuda do médico cardiovascular Dr. Gustavo Marcatto, listamos alguns dos principais cuidados com a saúde no frio.

 

Conheça os cuidados com a saúde no frio

“O primeiro passo é a prevenção! Manter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, hidratação adequada e a prática regular de exercícios físicos ajudam a manter a saúde vascular sempre em dia, independentemente da temperatura”, reforçou o Dr. Gustavo.

 

O médico ainda reforça que essas mudanças de clima não são aleatórias, ou seja, impactam diretamente no nosso organismo. “Com o aumento das temperaturas, as veias, especialmente as ligadas ao coração, dilatam-se e ocasionando uma queda na pressão sanguínea. Essa reação pode resultar em inchaço nas pernas e pés (edema), tontura e até mesmo desmaios devido à pressão baixa”, detalhou.

 

Outra atenção citada pelo profissional é para os vasos sanguíneos. “Quando o clima fica frio ocorre a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos se contraem, dificultando a circulação do sangue para as extremidades como pés, mãos e pernas. Essa reação é importante para conservar o calor corporal”, reforçou.

 

Outras necessidades de cuidados com a saúde no frio

Sempre em movimento

Não interessa o esporte e o que vale é se exercitar com aquilo que lhe traz prazer. Vale lembrar que a sua saúde vascular vai agradecer com a sua regularidade na rotina de exercícios físicos.

 

“Encontre uma atividade física que você goste e pratique com constância e empenho: a atividade física regular é crucial para a saúde vascular. Tente incorporar exercícios como caminhadas, ciclismo ou natação em sua rotina. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os vasos sanguíneos”, explicou Marcatto.

 

Alimentação leve e hidratação em dia

“Tenha uma alimentação equilibrada e saudável. Evite alimentos processados e com alto teor de gordura saturada, pois eles podem aumentar o risco de problemas vasculares. Tome água ao longo do dia. Beba água para garantir uma boa hidratação. Isso ajuda a manter o sangue fluindo adequadamente e evita a formação de coágulos”, enfatizou o médico.

 

Peso constante e não ao tabagismo

Duas dedicações que são viáveis para sua saúde. “Controle o peso. O excesso de peso pode aumentar a pressão arterial e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Evite o tabagismo. O tabagismo é extremamente prejudicial aos vasos sanguíneos”, destacou.

 

Controle do estresse

“O estresse crônico pode afetar negativamente a saúde vascular. Busque maneiras saudáveis de gerenciar o estresse como praticar técnicas de relaxamento, meditação ou hobbies, que lhe tragam prazer”, concluiu o Dr. Gustavo Marcatto.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/medico-cardiovascular-alerta-sobre-cuidados-com-a-saude-no-frio/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc