Cuidados com exercícios físicos no calor: como manter a rotina

Jose Costa, 28 de Setembro, 2023

É o conjunto de dicas para prática esportiva totalmente segura

 

Quem preza pela sua vida física ativa não usa a temperatura como desculpa, não é mesmo? Ótimo! Essa constância impacta positivamente na conclusão das atividades do dia a dia. A diferença é que ajudas são necessárias para que nenhum sujeito enfrente problemas sérios de saúde e nesse sentido veja na sequência os cuidados com exercícios físicos no calor.

 

Saiba os cuidados com os exercícios físicos no calor

 

Local de treino

Há dois pontos sobre o espaço de treinamento, ou seja, se uma pessoa treina no calor ou no meio úmido, é comum que encontre dificuldade de evaporar o suor, o que dificulta a troca de calor. Caso um cidadão se exercita no ambiente seco, o suor evapora rápido e, consequentemente, a troca de calor torna-se eficaz.

“Nas duas variáveis, é importantíssimo que tenha cuidado também com hidratação e a reposição hidroeletrolítica, porque no suor perdemos muito cloreto, potássio e sódio e pode ocasionar também alterações da contração muscular em função do cálcio, que há relação com esses minerais. Então, é comum que tenha câimbra e etc em atividades mais prolongadas e nas duas tem que ter cuidado com a hidratação”, garante com exclusividade para o Sport Life o médico do esporte Dr. João Branco.

 

O uso do protetor solar

Gosta de praticar algum esporte de praia? Sem nenhum problema! Em primeiro lugar, utilize o protetor solar e, posteriormente, opte por treinos antes das 10h e após às 17h, horários em que o sol não está intenso.

“Usar filtro solar no rosto de preferência com FPS (Fator de Proteção Solar) acima de 50 e usar no corpo também. Às vezes, uma pessoa até usa no rosto, mas não usa no corpo e isso é um erro. E, claro, é importante usar boné, óculos de sol e se possível roupa com proteção térmica. A garrafinha de água também é um item indispensável. É preciso estar bem hidratado, principalmente ao fazer exercícios, porque a gente perde muito líquido no suor”, aconselha a médica dermatologista Dra. Karina Mazzini em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Quem prefere estar em movimento em uma academia ou pelas águas não “escapa” dessa orientação, isto é, o filtro solar permanece indispensável para os praticantes de musculação e das águas devido a luz artificial e com os modelos resistentes.

“Para proteger da luz artificial, o indicado é o protetor solar com cor. É claro que a luz artificial não é tão forte quanto a luz solar, mas pode sim causar danos à pele principalmente para aquelas pessoas que sofrem com melasma. Esse tipo de luz pode intensificar as manchas da pele”, completa Karina.

“Existem filtros solares com resistência à água. Então, a dica é pedir ao seu dermatologista, que já conhece seu tipo de pele, uma recomendação de protetor solar resistente à água. O ideal é passar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes de entrar na água para que seque completamente e não corra o risco de sair tudo na água”, reitera a Dra. Karina Mazzini.

 

Vestuário

A recomendação é para roupas dry-fit, que são feitas com tecido leve, para ajudar que o desportista se mova com liberdade. O cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Leandro Costa ainda reforça que as peças de vestuários leves na “hora do play” ajudam na perda de suor.

“A prática de atividade física deve ser realizada com vestuário adequado. Então, as roupas que têm uma grande capacidade de promoção de evaporação do calor vão com certeza ajudar no processo de evaporação do suor, que é o principal mecanismo de controle térmico do organismo. De fato, o vestuário apropriado é fundamental para a manutenção de performance e evitar as complicações mais graves da atividade física ao calor intenso, que são a desidratação e a hipertermia, que é a temperatura do corpo muito elevada”, detalha o cardiologista em diálogo com o Sport Life.

 

O que se deve beber e comer antes do treino no calor?

“Incluir bebidas, como chás de ervas sem cafeína, água com infusão de frutas e água de coco para variar as opções de hidratação. Consumir alimentos com alto teor de água, como melancia, melão, pepino, morangos e alface. Ajudam a manter a hidratação e a sensação de frescor. Optar por frutas e vegetais frescos, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Evitar alimentos pesados, ricos em gordura ou ricos em açúcar, que podem sobrecarregar a digestão em dias quentes. Considere suplementos de eletrólitos, como magnésio e potássio, se você estiver suando muito devido ao calor e à atividade física intensa”, sugere e termina a nutricionista Vanessa Costa em conversa com o Sport Life.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/cuidados-com-exercicios-fisicos-no-calor-como-manter-a-rotina/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc