Disputa em Canindé do São Francisco polariza entre Machadinho e Kaká Andrade

Habacuque, 24 de Abril, 2024

Assim como em todos os outros municípios do interior sergipano, os bastidores da política de Canindé do São Francisco estão “aquecidos” e, por enquanto, o cenário está polarizado entre as pré-candidaturas a prefeito do empresário Machado Barbosa (União), o “Machadinho” e do engenheiro químico Antônio Carlos Porto de Andrade (PSD), o “Kaká Andrade”. A única indefinição passa por uma pré-candidatura própria ou não do Partido dos Trabalhadores.

O atual prefeito Weldo Mariano (PT) teria desistido de disputar a reeleição e, recentemente, circulou a informação de que ele estava oficialmente apoiando o projeto político de Kaká Andrade. Não apenas Weldo, mas o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Canindé do São Francisco também caminha com a família Andrade, embora já existam algumas manifestações contrárias, proferidas por militantes petistas que não aceitam a aliança no município.

Por sua vez, o procurador de Justiça aposentado, Moacir Mota, que tem propriedade e outros empreendimentos no município, filiou-se recentemente ao Partido dos Trabalhadores e se mantém como pré-candidato a prefeito de Canindé. Apesar de declarar apoio a Kaká, a informação é que o prefeito Weldo Mariano teria contratado um instituto de pesquisa para avaliar como anda a aprovação de sua gestão e já se cogita, nos bastidores, que ele possa recuar e disputar a reeleição.

Quem também se somou a Kaká Andrade foi o ex-prefeito Heleno Silva, que leva o apoio do Republicanos ao projeto do PSD em Canindé. Setores da oposição celebraram a manutenção da aliança de 2020 por entenderem que, por conta de problemas administrativos do passado na cidade, a composição teria hoje mais rejeição do que aprovação, ainda mais considerando o fato de que Heleno vinha caminhando para uma composição com o pré-candidato Machadinho.

Falando nele, o nome da oposição que polariza a disputa com Kaká, está conquistando apoios políticos importantes de famílias tradicionais em Canindé como o grupo do ex-prefeito Delmiro de Miranda Brito, a família Feitosa (do atual vereador Klebinho), Ronildo Bezerra, Luciano Ferreira, além do ex-prefeito Ednaldo da Farmácia, do líder político Marinho e do atual vice-prefeito Joselildo Almeida, o “Pank”, que deverá compor a chapa majoritária como vice de Machadinho.

Dentro de Canindé o favorito para vencer a eleição era Kaká Andrade, mas para muita gente o pré-candidato vem perdendo apoios importantes após a composição com o PT, com o atual prefeito Weldo Mariano e agora com Heleno Silva. Kaká tem o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), mas vê com preocupação a ascensão política de Machadinho, que tem o apoio do ex-deputado André Moura (União) e parece ter caído no gosto da juventude do município. A disputa parece completamente indefinida...

 

Veja essa!

Ainda sobre a política de Canindé, quem parece não ter gostado do apoio do prefeito Weldo Mariano (PT) para Kaká Andrade (PSD) foi o senador Rogério Carvalho (PT), que está defendendo que sua legenda tenha pré-candidatos próprios em quase todos os municípios sergipanos.

 

E essa!

Weldo tem o apoio do deputado federal João Daniel e fez campanha contra o governador Fábio Mitidieri e a favor de Rogério Carvalho. O atual prefeito estaria sendo orientado a disputar a reeleição ou, se for o caso, apoiar Moacir Mota, que parece não abrir mão da pré-candidatura a prefeito de Canindé.

 

Machadinho x Kaká

Por enquanto a disputa fica acirrada entre Machadinho do povoado Curituba e Kaká Andrade, que defende o legado do eterno ex-prefeito Orlandinho Andrade (in memoriam), que fez uma revolução administrativa em Canindé do São Francisco. O vereador Wilton da Nova Vida é o pré-candidato a vice-prefeito de Kaká.

 

Política de interior

Nas rodas políticas e nas redes sociais as disputas pelas prefeituras municipais, a cada momento, ganham novos adeptos. O acirramento é visível entre defensores deste ou daquele agrupamento e, por mais que ainda seja o período de pré-campanha, não é exagero dizer que a eleição já começou em diversos municípios. O acirramento já é grande e a Justiça Eleitoral terá muito trabalho este ano...

 

Alô Socorro!

Em Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, a sessão da Câmara Municipal teve que ser suspensa, nessa terça-feira (23), após um desentendimento entre os vereadores Luiz Carlos Panzuá e Leozinho que, por pouco, não chegaram às vias de fato. Tiveram que ser separados e contidos pelos colegas de parlamento, em mais um capítulo da “guerra” entre situação e oposição.

 

R$ 300 milhões

De um lado, o pré-candidato Samuel Carvalho (Cidadania) vem com tudo pela oposição para disputar a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, conquistando inúmeros apoios de vereadores com mandato, suplentes, do ex-prefeito Fábio Henrique e diversas lideranças comunitárias e religiosas; já o grupo do prefeito Padre Inaldo, que terá a deputada Carminha (Republicanos) como pré-candidata, entrou no clima da disputa após o incentivo do governo federal com R$ 300 milhões em obras no município.

 

Aline de Dr. Agnaldo I

Na busca incansável pelo bem-estar e pela valorização dos profissionais da educação e de outras áreas, Aline de Dr. Agnaldo (PSB) é pré-candidata à vereadora de Aracaju. Com formação em Pedagogia e atuando na área social, Aline entende profundamente a importância de cuidar das pessoas. No entanto, ela reconhece que para cuidar, é essencial primeiro cuidar dos profissionais que se dedicam incansavelmente na sociedade.

 

Aline de Dr. Agnaldo II

“Eu sou formada em Pedagogia e sei da importância de cuidar das pessoas, mas também entendo que é essencial cuidar daqueles que cuidam dos outros. Precisamos ter uma voz na Câmara Municipal para cuidar de quem cuida. Eu desejo ser essa voz, representar todos os aracajuanos, zelando pelo bem-estar de cada um”, destaca Aline de Dr. Agnaldo.

 

“Alagaju” ou “A lagoa Aju”?

Com desculpas pelo trocadilho, mas na terça-feira (23) “choveram” memes sobre a situação absurda das enchentes, com ruas e avenidas alagadas e, em alguns casos, completamente intransitáveis de Aracaju após algumas horas de chuva. Um “prato cheio” para vereadores e pré-candidato a prefeito da oposição que não param de acumular registros que serão decisivos na campanha eleitoral que se aproxima, comprovando o desleixo e o descompromisso da gestão Edvaldo Nogueira (SIC), que ainda quer pregar a continuidade com Luiz Roberto (PDT). É mole? E ainda quer levar Fábio Mitidieri (PSD) para o “bueiro entupido”. Acorda governador...

 

Licitação do transporte

A publicação do edital de licitação do transporte público da região metropolitana da Grande Aracaju voltou a ser adiada. A data apresentada pela Prefeitura de Aracaju era 22 de abril. Depois da cobrança do deputado estadual Paulo Júnior (PV), a gestão da capital divulgou que a publicação ocorrerá em 7 de maio. Segundo a Prefeitura da Capital, a mudança ocorreu devido à grande demanda para análise das sugestões enviadas pela população, por meio do portal da Consulta Pública.

 

Paulo Júnior I

“Semana passada, o governador e o prefeito de Aracaju reuniram os prefeitos envolvidos no Consórcio para comemorar a entrega de dez novos ônibus. Cobrei e voltei a cobrar o posicionamento do Consórcio em relação às demais empresas que não estão cumprindo o decreto governamental sobre renovação de frota. Os passageiros de Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros continuam expostos a veículos de má qualidade”, disse.

 

Paulo Júnior II

Paulo Júnior reafirmou a necessidade de licitação para que o serviço passe a ser operado por empresas com capacidade de investimento. Ele lembrou que em 2012, a Prefeitura de Aracaju deflagrou o processo licitatório que foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE); na concepção do colegiado, a estrutura não estava envolvendo os demais municípios, e, sim, exclusividade para a capital. Já em 2015, foi aprovada a Lei Nº 266, que criou o Consórcio Público da Região Metropolitana e os municípios ratificaram os protocolos de intenções para a sua formação.

 

Paulo Júnior III

“Volto a dizer que só teremos transporte de qualidade com a licitação, quando tivermos empresas com capacidade de operação atuando. Lamento que a prefeitura de Aracaju, que contratou uma consultoria para apresentar diagnóstico do transporte, tenha dificuldade de apresentar uma data precisa de publicação de edital de licitação. Isso coloca em xeque a credibilidade do Consórcio!”, afirmou.

 

Alô Campo do Brito!

Continua dando o que falar a “mistura” de apoiadores de Lula e Bolsonaro em Campo do Brito. Em uma publicação anterior, este colunista revelou que o pré-candidato a prefeito Zominho, do PL de Jair Bolsonaro, não perde uma chance de encontrar e fazer um registro com o ministro Márcio Macedo, defensor do presidente Lula e do PT “de carteirinha”. Teve muita gente não acreditando que isso era possível. Mantendo o compromisso com a verdade, este colunista traz o registro para comprovar a informação.

 

Alô Laranjeiras!

Também repercutiu a informação postada por este colunista da conversa entre o pré-candidato a prefeito Paulão das Varzinhas (PL) e o empresário Osvaldo Franco (Usina Pinheiro). Além de reafirmar seu apoio a Paulão, Osvaldo Franco defendeu a unidade das Fazendas Varzinhas, Boa Sorte e da Usina Pinheiro. Ele entende que todos unidos reúnem chances no confronto direto contra o atual prefeito Juca de Bala.

 

Alô Simão Dias!

Moradores dos povoados Brinquinho e Triunfo testemunharam a realização da Cavalgada dos Amigos. Organizada por Matheus Santana e com o apoio imprescindível de Marival Santana, André Moura, Fábio Mitidieri e Yandra Moura, a festa não apenas encantou os presentes, mas também quebrou recordes de público em todo o percurso até a chegada no povoado Triunfo. O cantor Buscapé e a banda Arreio de Ouro lideraram o entretenimento, deixando sua marca, cantando o forró de vaquejada.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?