Bolsonaro suporta “interrogatório” na Globo e joga pressão para Lula

Habacuque, 23 de Agosto, 2022

Até quem não gosta ou não entende de política e da prática do bom jornalismo teve uma percepção clara do que foi o início da rodada de entrevistas do JORNAL NACIONAL da REDE GLOBO com os candidatos à presidência da República, no caso, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição em 2022: a entrevista foi marcada por dois jornalistas (William Bonner e Renata Vasconcellos) que, visivelmente, faziam um duro “interrogatório” contra um suposto “desafeto”, deixando de lado o que realmente interessa ao País, sobre as propostas e ideias para os próximos quatro anos. O debate sobre o futuro deu lugar a um enfadonho “Vale a Pena Ver de Novo”...

Temas relevantes como a Saúde, por exemplo, ficaram limitados à Covid e à clara tentativa da jornalista em induzir o telespectador e condenar o presidente da República pelas mortes registradas no País. Nada mais sobre o assunto foi colocado em discussão; outro tema que interessa ao povo brasileiro, como a Segurança Pública, parece ter passado à revelia; no caso da Educação, os dois jornalistas focaram mais na saída dos ministros do governo Bolsonaro do que nos números da qualidade de ensino, nos danos causados pelas aulas on-line e, principalmente, sobre as propostas para o futuro.

Um tema “pró-Bolsonaro”, como o reajuste do piso do magistério de 33%, foi completamente ignorado pelos dois jornalistas. Concentraram parte do início da entrevista, que deveria discutir o País, com a credibilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral. Um tema que poderia deixar o presidente até em certa dificuldade, como o crescimento da fome, uma realidade mundial, também foi esquecido. Dois grandes comunicadores perderam a grande oportunidade de prestar um grande serviço ao País, pontuando a mais completa isenção. Mas, não! O “objetivo” parecia claro: tentar afrontar ou desestabilizar Bolsonaro!

Treinado ou não, o fato é que o presidente da República se saiu muito melhor na entrevista do que seus adversários esperavam; algumas falas polêmicas, devidamente provocadas pelos jornalistas, só vão servir para ataques de seus adversários nas redes sociais e/ou nos programas eleitorais gratuitos. Ou seja, a entrevista na REDE GLOBO, que mais deveria ter compromisso com o BRASIL, mais prestou serviço ao Partido dos Trabalhadores e às demais legendas que fazem oposição ao governo federal. Mas algo que verdadeiramente representou um “fiasco”, considerando que o presidente deve ter “perdas” após a entrevista.

Em síntese, e sem qualquer receio de críticas, este colunista pontua que Bolsonaro ainda conseguiu reforçar o discurso de “perseguição” que vem sofrendo nos últimos anos da REDE GLOBO. Estamos falando da principal “bancada” da televisão brasileira, que por décadas serviu de fonte de informação de grande parte da população e que, atuando como “torcida organizada”, parece não parar de cair em descrédito! Chega a passar uma impressão de “desespero”, mas nem sempre “os fins justificam os meios”! Se em algum momento o presidente foi desrespeitoso, justiça seja feita, a emissora carioca também não foi com ele...

Quem apostou que Jair Bolsonaro passaria por um “vexame nacional” na noite dessa segunda-feira (22), ficou com a impressão após a entrevista que ele até que suportou bem diante do formato que lhe foi imposto e, em tempo, ele conseguiu aumentar a pressão da emissora, que já capenga em credibilidade para a entrevista com o também presidenciável Lula (PT), na quinta-feira (25). A depender do “tom” dos jornalistas, a “isenção” tão propagada estará posta, completamente, em xeque! De um lado aliados de Bolsonaro festejam; do outro, seus adversários defendem a REDE GLOBO. Já o povão brasileiro assiste a tudo...

 

Veja essa!

Diante da inelegibilidade do ex-prefeito e candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL), a Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) citou, nessa segunda-feira (22), a Coligação “O Povo Quer” para que sua defesa apresente contestação às ações de impugnação de seu registro de candidatura.

 

E essa!

Em síntese, foi estabelecido um prazo de sete dias para que Valmir de Francisquinho, através de sua assessoria jurídica, apresente sua defesa e tente reverter o provável indeferimento de sua pré-candidatura. O juiz relator do processo eleitoral é Edmilson Pimenta.

 

Yandra de André

Substituição na política sergipana: o ex-deputado federal André Moura (UB) recuou diante do impasse sobre sua situação jurídica para levar a frente uma candidatura e confirmou como candidata do agrupamento sua filha, a advogada Yandra de André Moura (UB). A troca tem gerado muitos debates nas rodas políticas...

 

Rodrigo Valadares

Dos deputados estaduais com mandato que vão disputar uma cadeira em Brasília (DF), quem mais demonstra força política no momento é justamente o mais jovem: com uma linha completamente bolsonarista, fechado politicamente com o presidente da República, Rodrigo Valadares pode ser a grande surpresa do União Brasil.  

 

Governadores deferidos

Até o fechamento desta coluna, a Justiça Eleitoral de Sergipe já havia deferido dois registros de candidatura ao governo do Estado: do senador Alessandro Vieira (PSDB) e do professor Aroldo Félix (Unidade Popular). Os demais ainda aguardam o julgamento de seus registros. Seus vices, respectivamente, Milton Andrade (Cidadania) e Luze Augusta (UP), também já foram devidamente aprovados. .  

 

Exclusiva!

Gerou um pequeno constrangimento a entrega de Títulos de Cidadania, recentemente, pelo fato de o autor de uma das honrarias só ter tomado conhecimento da entrega pela imprensa, quase que 24 horas depois. A informação é que o autor ficou surpreso com o fato, mas ainda mais decepcionado com a política. Que coisa...

 

Alô Aquidabã!

São fortes os rumores de que o município entrou em um “caminho sem volta” com relação às finanças da prefeitura! São várias as denúncias e insatisfações por conta de servidores, terceirizados e fornecedores! Mas, o que chama mesmo a atenção é a “mesma” versão relatada por todos: de que tudo ia muito bem com a gestão municipal até o dia que o prefeito resolveu trabalhar para eleger sua esposa deputada estadual! O problema deve ser “falta de atenção” ou “de tempo”...

 

Bomba!

Sobre Propriá são fortes os rumores de possíveis irregularidades praticadas pela atual gestão! Um assessor da atual administração, mesmo gozando de “prestígio” e bom conceito junto à sociedade e servidores do município, tem intimamente e junto aos mais próximos, demonstrado seu descontentamento com tudo. Vai dar o que falar...

 

Olha a eleição!

Representantes dos partidos políticos/federações/coligações, emissoras de rádio e de televisão participaram da reunião para elaboração do Plano de Mídia das Eleições Gerais 2022, sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda, definição das emissoras que serão as geradoras da propaganda, estabelecimento de regras para entrega dos mapas e das mídias e outros procedimentos.

 

Horário eleitoral

O evento ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), no plenário Des. Fernando Ribeiro Franco. A sessão pública foi presidida pelo juiz auxiliar da propaganda, Leonardo Souza Santana Almeida. Definiu-se, por meio de sorteio, a ordem de aparição dos partidos/federações/coligações. O horário eleitoral gratuito será veiculado entre 26 de agosto e 29 de setembro.

 

Olha o Fundeb!

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) enviou ofício circular aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios sergipanos alertando-os acerca do prazo para incremento da arrecadação de recursos do Fundeb com a parcela denominada Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR).

 

Até dia 15!

Segundo o alerta, os jurisdicionados têm até o próximo dia 15 de setembro para comprovar o cumprimento de uma série de condições de gestão junto ao Ministério da Educação e, assim, obterem a verba adicional - um dos critérios exigidos está na implementação da escolha meritocrática dos gestores escolares.

 

Ernan Sena I

O presidente licenciado do Club Sergipe e candidato ao cargo de deputado Estadual Ernan Sena (União Brasil) esteve reunido com o candidato ao Governo de Sergipe Fábio Mitidieri( PSD). O objetivo foi buscar ações que fortaleçam o esporte sergipano. “Eu dei uma entrevista há uma semana na Fan FM pedindo que Fábio me procurasse para firmar um compromisso comigo e com toda a torcida do Club Sportivo Sergipe para o fortalecimento do nosso futebol e também de todos os esportes praticados em Sergipe. Ele prontamente atendeu”, declarou o candidato Ernan Sena.

 

Ernan Sena II

“O nosso foco é ouvir as demandas e buscar alternativas que visem o crescimento e o fortalecimento do esporte sergipano, assim como o futebol, que é a grande paixão do nosso povo”, destacou o candidato do Governo do Estado, Fábio Mitidieri. Nas últimas semanas, Ernan Sena esteve reunido com representantes de diversas modalidades esportivas, a exemplo do Remo e do Futebol Americano, para ouvir a necessidades e contribuir na criação de políticas públicas voltadas para elas.

 

Maria do Carmo I

A senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP) protocolou, no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 2.300/2022, que acrescenta parágrafo único ao artigo 30 da Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei 9.099/1995), determinando que a contestação da defesa do réu em um processo poderá ser realizada até a audiência de instrução e julgamento. De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é oferecer mais segurança jurídica a quem será julgado.


Maria do Carmo II

“A razão de propormos essa adição à Lei 9.099/1995 é o fato de que ela não estabelece o prazo ou o evento final para a apresentação da defesa do réu. Essa omissão ocasiona insegurança jurídica, e deixa margem para diversas interpretações. E, na Justiça, precisamos ter clareza completa nos processos a fim de que nenhuma das partes envolvidas seja prejudicada”, afirmou Maria, ressaltando a importância da Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para a sociedade brasileira.


Maria do Carmo III

O que o PL 2.300/2022 prevê é baseado no décimo enunciado do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), o qual sugere que a contestação pode ser feita até a audiência de instrução e julgamento. “Com isso, também tornamos mais claro quando o réu passa à revelia, isto é, quando não apresenta nenhum elemento contra ao que lhe está sendo acusado, pois há prazo estabelecido para que, através da defesa, possa exercer o direito de contestar”.


Conflito de interpretações

Segundo a senadora, é possível haver conflito de interpretações no tema quando considerado o que determina o Código de Processo Civil e o que diz a Lei 9.099/1995. “O nosso sistema jurídico é completo e tem apresentado avanços significativos ao longo das décadas, aprimorando-se através de revisões de juristas, apontamentos pela sociedade civil e proposições do Poder Legislativo. O que sugerimos é em prol do seu desenvolvimento”, enfatizou Maria do Carmo Alves.

 

Alô Pedrinhas!

Uma empresa declarada vencedora em processo licitatório recente pelo Município, sequer atende as condições exigidas na habilitação! Para completar, o DENUNCIANTE declara ainda, que os serviços, objeto do certame, sequer existem ou se existiram, já foram realizados, cabendo apenas a empresa a emissão da NF. É mole?

 

Alô Carira!

Uma licitação para contratar uma empresa por serviços já realizados já seria alvo dos órgãos de controle e fiscalização! Há uma denúncia gravíssima envolvendo os membros da comissão de licitação do município, que têm feito vários malabarismos para direcionarem um contrato para um pré-escolhido pela administração! Segundo o informante estará encaminhando fotos, dentre outras provas que comprovam a versão dos fatos! Não percam as cenas dos próximos capítulos...

 

Maria Mendonça I

“Grafite é arte, e deve ser protegido e fomentado em Sergipe”. É esse o entendimento da deputada estadual Maria Mendonça (PDT) sobre a expressão artística, pauta de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria que determina o reconhecimento pelo Estado do grafite enquanto cultura. Protocolada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a propositura tem o objetivo de valorizar a manifestação cultural, presente em muros, paredes e espaços públicos de diversas cidades sergipanas.


Maria Mendonça II

“É importante ressaltar que nosso projeto reconhece o valor do grafite quando realizado com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado, sob autorização. Isto é, não estamos tratando de pichações ou práticas de vandalismo. Somos enfáticos quanto a isso na proposta”, afirmou a deputada. Ela explicou, ainda, que o PL prevê que o Governo do Estado realize premiações e programas de formação, além de viabilizar a infraestrutura necessária para a execução desse tipo de arte e definir formas de apoio aos artistas.


Maria Mendonça III

Maria ressaltou que o PL é proibitivo a respeito de temas que infrinjam a lei ou que sejam inapropriados. Para ela, não se trata de censura, mas, sim, de seguir o que preconiza a Legislação brasileira e o bom senso. “A liberdade de expressão acaba quando cruza a barreira do que é legal. Por isso, determinamos no projeto que as intervenções de arte não poderão conter referências ou mensagens de cunho pornográfico, racista, preconceituoso, ilegal ou ofensivo a minorias, grupos religiosos, étnicos ou culturais”, disse ela. 


Prática antiga

Ao justificar a elaboração do Projeto, a deputada lembrou que o grafite é uma forma de arte que atravessa séculos. Há registros de que no Império Romano, por exemplo, as pessoas protestavam através de desenhos em paredes. “Não se trata de uma prática nova, e é uma realidade do nosso cotidiano urbano. Os grafiteiros narram o cotidiano do ambiente em que estão inseridos de forma crítica, incentivando as mais diversas reflexões. Tudo isso através de formas e cores que tornam as nossas cidades até mesmo mais vivas. A eles é devido mais reconhecimento”, salientou Maria Mendonça.

 

Preceptoria I

O hematologista da Onco Hematos, que integra a Rede AMO/DASA, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Dr. Lucas de Menezes, participou nos dias 19 e 20 de agosto de uma preceptoria em Amiloidose na Mayo Clinic, nos EUA, uma das mais renomadas instituições de saúde do mundo. "Foi um momento para aprofundar o conhecimento sobre essa patologia ainda desconhecida de boa parte da comunidade médica", informou o hematologista.


Preceptoria II

A amiloidose é uma doença rara que ocorre quando a proteína amilóide, um tipo de fibra rígida, se deposita e acumula em diferentes órgãos como coração, pele, rins, fígado, pulmões, sistema nervoso ou trato digestivo, impedindo o seu funcionamento adequado. “Dessa forma, é importante o conhecimento da doença por meio de várias especialidades, como cardiologistas, neurologistas, nefrologistas, entre outras”. "Essa é uma doença rara, de causas desconhecidas e de difícil diagnóstico, pois não possui sintomas muito específicos", acrescentou Dr. Lucas.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?