Lula confirma corrupção do passado e fala em “investigação” no futuro

Habacuque, 26 de Agosto, 2022

Em um tom muito mais “brando” do que o registrado na entrevista com Jair Bolsonaro (PL), os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos deram sequência à rodada de entrevistas do JORNAL NACIONAL da REDE GLOBO com os candidatos à presidência da República, desta vez com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve a oportunidade para explicar (e confirmar) as denúncias de corrupção por membros dos seus governos e do Partido dos Trabalhadores na Petrobras.

Na entrevista, Lula chegou a citar as confissões que ratificaram os desvios na estatal, mas criticou duramente a Operação Lava-Jato pelos métodos utilizados durante as investigações. O ex-presidente, que tanto contesta as “generalizações” quando o assunto é separar “o joio do trigo”, para este colunista foi um tanto infeliz quando ao criticar a vara federal de Curitiba, chegou a afirmar que o Ministério Público (instituição) “oficializou o roubo no Brasil”, pelas supostas “delações premiadas”...

Lula falou em defesa, autonomia e preservação das instituições, mas foi “grosseiro” com uma das entidades que existem com a finalidade de defenderem os interesses do povo. Ainda sobre a “corrupção” em seu governo, que ele não só confirmou, como também assegurou que investigou, o ex-presidente apenas se comprometeu em garantir as investigações, no caso de ele voltar a presidir o País. Em síntese, ele não descartou que a “corrupção” será uma “página virada” nos governos petistas...

Outro ataque registrado foi contra a PGR, quando Lula afirmou que “poderia ter escolhido um procurador engavetador de denúncias” durante seus governos e não poupou nem sua sucessora e correligionária a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ex-presidente, inclusive, defendeu a contraditória aliança com Geraldo Alckmin e os adversários históricos do PSDB. Ele chegou a minimizar esse debate alegando que sempre foram adversários, mas jamais inimigos...

Ou seja, quem conviveu com a rivalidade entre petistas e tucanos, que “tomou o lado” de algum desses dois partidos, pelo o que disse Lula, você ou foi enganado ou puramente manipulado, porque para o ex-presidente tudo pode se resolver qualquer impasse com os desafetos “tomando uma cerveja”; ele criticou e responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro pela instabilidade política e financeira que, segundo ele, atravessa o País, mas depois reconheceu que “toda polarização é saudável”...

Lula fez a defesa expressa do MST, como “maior produtor de arroz orgânico”, mas abusou dizendo que o sem-terra “está fazendo favor para os fazendeiros, porque está invadindo terras para o governo pagar”. Ainda pior foi a associação do Agronegócio com a devastação e os desmatamentos na Amazônia. Em síntese, Lula quis passar uma mensagem mais “popular”, mas não apresentou nada que assegurasse confiança em seu discurso. Mesmo assim Bonner e Renata “abrandaram” e interromperam bem menos...

 

Veja essa!

A Polícia Federal (PF) deflagrou a OPERAÇÃO “PALUDE 2”, como forma de aprofundar a coleta de provas sobre a atuação de possível organização criminosa especializada no desvio de recursos públicos. O trabalho investigativo teve início no ano de 2020, com a finalidade de apurar supostos desvios de recursos destinados ao enfrentamento da COVID-19, no município sergipano de Pacatuba 

 

E essa!

As investigações realizadas pela Polícia Federal ratificaram as suspeitas da Controladoria-Geral da União (CGU) quanto à ocorrência de irregularidades na contratação e execução dos serviços e, ainda, na destinação dos recursos ao município, no montante de R$ 1.071.221,90.

 

Licitações suspeitas

Após procedimentos de busca realizados na primeira fase do trabalho, as análises indicaram que as 06 (seis) empresas convidadas a participar dos procedimentos licitatórios suspeitos efetivamente compunham a mesma organização criminosa.

 

Farta documentação

A título de exemplo, na residência de um dos investigados foi localizada farta documentação relativas a aproximadamente 15 pessoas jurídicas, incluindo carimbos, logomarcas, assinaturas avulsas, documentos de identificação pessoal utilizados com o objetivo de vulnerar a lisura e o caráter competitivo de certames destinados à contratação com o poder público.

 

Prejuízo milionário

Ressalta-se que as medidas constritivas desencadeadas na fase inicial permitiram a localização de planilhas apreendidas em poder dos investigados e indicaram, ainda que de forma preliminar, prejuízos aos cofres públicos no montante de R$ 21.583.597,10. Estes valores foram adotados como fundamento para a efetivação de medida cautelar de sequestro de bens e valores, visando o ressarcimento ao erário. 

 

Medidas cautelares

Identificada a atuação do grupo criminoso, como forma promover sua descapitalização, foram representadas medidas cautelares junto a 9ª Vara Federal em Sergipe. Dessa forma, mediante manifestação favorável do Ministério Público Federal, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão em diversos municípios sergipanos e alagoanos, além de nove mandados de prisão preventiva e 61 mandados de indisponibilidade de bens. 

 

Força-tarefa

A ação policial contou com a participação de 200 policiais federais e oito auditores da CGU. Os envolvidos responderão pela prática de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, dispensa indevida de licitação, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A cidade de Pacatuba também é conhecida como “o Pantanal Sergipano”, advindo daí a referência ao nome “PALUDE”, que significa pântano, pantanal, alagado, lodaçal. 

 

Alô Simão Dias!

A Polícia Civil deflagrou uma operação para o cumprimento de mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação sobre fraudes em licitações, associação criminosa e peculato em Simão Dias.

 

Denúncia

Segundo a PC, o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap) recebeu denúncia de que no município haveria um esquema de fraude em procedimentos de licitação junto à contratação de duas empresas, que tem, como sócios proprietários, pessoas com vínculos próximos à gestão da Secretaria Municipal de Saúde e que os contratos foram feitos com dispensa de licitação, sem fiscalização da execução do objeto contratado e sem a fundamentação legal.

 

Busca e apreensão

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram feitos em endereços ligados às duas empresas e também na prefeitura da cidade, Secretaria da Saúde e Secretária de Assistência Social, também de Simão Dias. Os processos de contratação tiveram como base o fornecimento de combustíveis e de vasilhames de GLP.

 

Outro lado I

Em nota, a Prefeitura Municipal de Simão Dias esclarece que a operação refere-se à busca e apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos para análise dos contratos de fornecimento de combustíveis e de vasilhames de GLP. “A prefeitura esclarece ainda que as licitações realizadas para aquisição de bens e produtos são executadas seguindo todos os procedimentos exigidos pela lei vigente do país”.

 

Outro lado II

“Em tempo, a administração tranquiliza a população simãodiense e afirma que se coloca à disposição não só do DEOTAP, como de qualquer outro órgão de fiscalização, pois sempre preza pela transparência e idoneidade da gestão pública”, conclui a nota a Prefeitura Municipal de Simão Dias. Este colunista vai acompanhar o andamento das investigações...

 

Eliane impugnada

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), impugnou a candidatura a deputada federal da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino. De acordo com as investigações da PRE, Eliane Aquino não se desimcompatibilizou dos cargos de presidente dos conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).

 

Fora do jogo

A legislação indica que estão inelegíveis os candidatos que “tenham, dentro dos 4 (quatro) meses anteriores ao pleito, ocupado cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social”.

 

Pelo indeferimento

O levantamento realizado pelo MP Eleitoral identificou que Eliane Aquino recebeu gratificação pela atuação no conselho do Detran em julho de 2022 e só não recebeu a gratificação pela Adema por “participar de mais três conselhos” conforme registrado em ata de reunião do órgão.  Já em relação ao DER e ao IPES, publicações no Diário Oficial do Estado indicam que Eliane ainda era presidente dos conselhos deliberativos desses órgãos em julho e agosto, respectivamente. O pedido, ao TRE, foi pelo indeferimento em caráter definitivo do registro de candidatura.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) fez um alerta a população sobre a situação das crianças e dos servidores da creche professora Maria Givalda Santos, no bairro Soledade, que está adaptada no colégio municipal Jaime Araújo. O parlamentar exibiu o vídeo da fiscalização que fez no local e mostrou que, onde era a biblioteca da escola, agora é refeitório e dormitório para as 43 crianças da creche.

 

Ricardo Marques II

“A creche está sendo reformada mas parece que faltou planejamento. As 43 crianças acolhidas foram levadas para um local adaptado no Jaime Araújo que não estrutura para educação infantil. Os profissionais estão enfrentando diversas dificuldades para atender cada criança que dorme e almoça no mesmo local e toma banho em um banheiro pequeno. E o que mais me chamou a atenção foi que não tem banheiras e elas tomam banho de balde e uma bacia de plástico”, alerta Marques.

 

Ricardo Marques III

A sede da creche foi fechada para reforma no ano passado e a Prefeitura disse que ia começar o mais rápido possível, porém até o momento nada foi feito. “A obra nem começou e enquanto isso as crianças, que recebem toda atenção dos servidores, estão sendo acolhidas em um local sem estrutura adequada”, afirma.

 

Atricon 30 anos

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) está completando 30 anos de existência nesta sexta-feira (26). Reunido em sessão do Pleno na véspera desta data festiva, o colegiado do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) rendeu uma série de homenagens à entidade. 

 

Flávio Conceição I

Logo ao dar início à sessão plenária, o conselheiro presidente, Flávio Conceição, registrou que a ocasião seria dedicada à Atricon, em reconhecimento à sua atuação contínua “em defesa dos Tribunais de Contas e de seus membros, visando ao fortalecimento do Sistema de Controle Externo, em benefício da sociedade”.

 

Flávio Conceição II

O presidente saudou “todo o corpo diretivo da Atricon, como também todos os seus associados”, em nome do decano do TCE/SE e ex-presidente da Associação, conselheiro Carlos Pinna, e do atual presidente, conselheiro Cezar Miola (TCE/RS). Dois membros da Corte sergipana também integram a diretoria da Associação: a conselheira Susana Azevedo e o conselheiro substituto Rafael Fonsêca. Ambos, assim como Pinna, gravaram depoimentos em vídeo de homenagem exibido na sessão. 

 

Carlos Pinna

Presidente da Atricon de 2001 a 2005, o decano do TCE/SE enfatizou que a criação da entidade foi “uma ideia formidável para congregar os Tribunais de Contas, que eram ilhas de um arquipélago e hoje formam um continente”. “É motivo de muito orgulho para mim saber que Sergipe continua participando ativamente da Atricon. Desejo que a atual e as futuras diretorias prossigam trabalhando bem, como sempre assim fizeram, e orgulhando todo sistema dos Tribunais”, destacou o conselheiro Carlos Pinna. 

 

Susana Azevedo

A conselheira Susana Azevedo se disse honrada por compor a atual diretoria de uma instituição que visa, principalmente, a defesa dos Tribunais de Contas e da governança pública de excelência. “A Atricon luta diariamente pela educação e saúde de qualidade, um transporte público eficiente, promovendo uma troca de experiência entre seus membros, que replicam modelos de controle que dão certo”, pontuou.

 

Rafael Fonsêca

Já o conselheiro substituto Rafael Fonsêca lembrou que a Associação surgiu há 30 anos “apenas com a função de representar os membros dos Tribunais, como ministros e conselheiros, mas atingiu um patamar grandioso, pois não se limita à defesa dos membros, mas de todo o controle externo”.​

 

Gestores Governamentais

O diretor de Comunicação Social e Mídias do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Habacuque Villacorte, representou o presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, na solenidade alusiva ao aniversário de 20 anos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado de Sergipe, realizada em um hotel na Orla de Aracaju.

 

Presenças

O convite ao Tribunal de Contas foi formalizado pelo Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe (SINGEPS). Na solenidade estavam presentes diversas autoridades, dentre elas o governador Belivaldo Chagas; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo; o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado; o Procurador-Geral do Estado, Vinícius Thiago Soares, representantes do Poder Judiciário, secretários de Estado, diretores de órgãos e deputados estaduais.

 

SINGEPS

O presidente do SINGEPS, Fábio Dantas, fez a saudação aos presentes destacando a importância da categoria para assegurar a continuidade das políticas públicas após as mudanças de governantes. “Durante esses 20 anos, nós gestores, mantivemos o compromisso de atuar no aprimoramento das políticas públicas e na otimização da aplicação dos recursos públicos para atendimento das necessidades sociais”.

 

Agradecimento

Fábio Dantas ainda agradeceu o apoio que a categoria recebeu dos governantes, com destaque para o governador Belivaldo Chagas pela realização de um concurso público para complementar o quadro e pela reestruturação da carreira. “Atuar na Gestão Pública, com toda a complexidade envolvida na máquina administrativa, demanda zelo, mas, acima de tudo, preparo, conhecimento de técnicas de gestão e um especial conhecimento dos processos administrativos”.

 

Belivaldo Chagas

O governador Belivaldo Chagas enfatizou sua satisfação pelo reconhecimento dos gestores sobre seu empenho na reestruturação da carreira dos servidores e destacou o comprometimento deles com a administração estadual. “Foram essenciais para o planejamento do nosso Governo, nos auxiliando na retomada do equilíbrio nas contas públicas, e contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado, na geração de emprego e renda, e garantindo uma melhor qualidade de vida para os sergipanos”.

Atuação destacada

Para o diretor de Comunicação do TCE/SE, apesar de se tratar de uma categoria muito “nova” no serviço público, com seus 20 anos, os gestores governamentais têm atuação destacada para assegurar a efetividade do serviço público. “O nosso Tribunal de Contas não poderia deixar de prestigiar e parabenizar estes servidores tão importantes, comprometidos com a máquina pública e, como bem disse o presidente do Sindicato, são verdadeiros guardiões dos interesses do povo. E o que preserva e garante o melhor servir à população, tem o apoio e a parceria do nosso Tribunal”.

 

Homenagens

Ao término das exposições, os ex-presidentes do Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe foram homenageados na solenidade, que também prestaram uma homenagem especial ao governador Belivaldo Chagas.

 

Adailton Martins I

Dando início oficialmente à campanha para reeleição a deputado estadual, Adailton Martins realizou uma grande festa da democracia no Comitê Central de campanha, localizado na Avenida Ivo do Prado. O ato reuniu a família do parlamentar, lideranças políticas de todo o Estado e apoiadores de Adailton, como o candidato a governador Fábio Mitidieri,  a vice Zezinho Sobral, o senador Laércio Oliveira, o deputado federal Bosco Costa e diversos amigos. 

 

Adailton Martins II

No comitê o candidato a reeleição Adailton Martins destacou que junto com a população sergipana continuará o seu mandato parlamentar ouvindo fielmente as demandas daqueles que confiam em seu trabalho. “Muito feliz em ter inaugurado dois comitês e todos com a participação dos amigos que tiraram um tempo para prestigiar e demonstrar apoio ao projeto Adailton Martins. Nesta grande festa estavam vereadores, prefeitos e lideranças políticas de todo o Estado. É uma satisfação enorme iniciar uma carreata com pé direito. Obrigado Sergipe!”, comemorou o candidato a reeleição Adailton Martins.

 

Yandra de André I

Pela força da mulher, da juventude e do legado familiar, assim pode ser traduzido o lançamento da candidatura a deputada federal de Yandra de André (UB). O ato aconteceu no Iate Clube de Aracaju e contou com a presença de inúmeros apoiadores, além de personalidades públicas do estado que enxergam o potencial político dela.

 

Yandra de André II

Yandra assumiu o desafio e busca ser a primeira mulher eleita deputada federal na história de Sergipe, trazendo consigo a coragem para trilhar seu caminho na política. “Estou pronta para representar o povo sergipano na Câmara Federal. Eu carrego no sangue a força da mulher sergipana, com o olhar da esperança e da oportunidade. Quero provar que a juventude sergipana é capaz e aguerrida. Irei trabalhar pelo primeiro emprego dos jovens, pelas mães solo e pelo desenvolvimento de Sergipe. Eu vou orgulhar todos vocês, podem ter certeza”, afirma.

 

Danielle Garcia I

“Os aracajuanos também querem que Sergipe continue com uma representante mulher no Senado. Por onde a gente passa, seja qual for a região da capital, os cidadãos estão abraçando nossa candidatura e afirmando que irão votar no 190, na delegada Danielle", afirmou a candidata a senadora e delegada Danielle Garcia (Podemos)

 

Danielle Garcia II

Danielle Garcia ressaltou a importância de estar próximo à população para, além de expor o seu projeto e pedir o voto do eleitor, ouvir os anseios. "E vou retribuir toda essa confiança fazendo do nosso mandato no Senado um parceiro dos gestores do estado e dos municípios, sejam eles aliados ou não", salientou a delegada.

 

Danielle Garcia III

"Nosso foco será sempre o bem-estar de todos os sergipanos. Por isso, estaremos sempre abertos ao diálogo, inclusive para destinar as emendas, para que a demanda seja identificada, os recursos cheguem e, no mais breve possível, tenhamos a obra ou serviço concluídos e beneficiando os cidadãos", assegurou Danielle Garcia.

 

Fábio Mitidieri I

O candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, voltou a falar sobre modernizar os serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O assunto foi pauta nas entrevistas concedidas por Fábio nas rádios Cultura e Fan Fm esta semana.

 

Fábio Mitidieri II

“A nossa ideia é uma Parceria Público-Privada e manter o Estado como dono. A Deso investiu, no governo Belivaldo, 1 bilhão em infraestrutura, na recuperação da sua rede e na capacidade de captação da água. Ainda assim, desperdiça mais de 50% da água que capta. Aqui não é promessa, é trabalho. O serviço da Deso é uma reclamação de norte a sul do estado. É fato que precisa melhorar e trabalharemos para isso”, afirmou.

 

Fábio Mitidieri III

Além da modernização da Deso, Fábio falou sobre propostas de geração de emprego, prioridade de seu plano de Governo, e ampliação dos programas de transferência de renda. “Meu mantra diário é gerar emprego. Nossa ideia é capacitar e atrair investimentos de acordo com as potencialidades de cada região. Vamos ampliar o Cartão Mais Inclusão no Baixo São Francisco, ampliar o Mão amiga e implantar o programa Primeiro Emprego. Essas serão as primeiras medidas da minha gestão. O Cartão CMais hoje atende 25 mil famílias. Vamos aumentar esse número porque fome não espera e nossa prioridade é combater a fome”.

 

Ezequiel Leite I

O investimento na Educação, através de reformas e construções de creches, foi um compromisso realizado na gestão do ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSDB), que atualmente é o candidato a primeiro suplente de senador na chapa da delegada Danielle Garcia (Podemos).

 

Ezequiel Leite II

“Investir no conforto das creches para melhorar a qualidade da Educação Infantil foi um dos nossos maiores compromissos com Capela. A educação transforma a vida das pessoas e quando há investimento para construções e reformas destes espaços, a educação como um todo está sendo valorizada”, destaca o ex-prefeito.

 

Ezequiel Leite III

Dentre as principais obras realizadas na gestão de Ezequiel voltadas à área educacional do município estão a construção da Creche de Convivência Infantil Dona Zinha, com capacidade para atender 280 crianças, brinquedoteca, jardinagem, biblioteca, vários equipamentos e oferece alimentação de excelente qualidade, assim como a reforma da Creche Rei Davi, que beneficiou as crianças da comunidade do Lá Vem Um e adjacências e a reforma da “Creche Maria do Carmo”.

 

Creches essenciais

Ainda de acordo com o ex-prefeito, as creches também são essenciais para movimentar a economia da cidade. “Pois os pais têm a oportunidade de conseguirem trabalhar enquanto há um local adequado para deixarem os seus filhos em segurança e com conforto”, ressalta. “Lutei muito para a construção de novas creches em Capela. Foi um compromisso que tenho orgulho de ter cumprido, por ser um grande anseio da população. Capela passou a ter educação infantil de qualidade para que as crianças pudessem vivenciar novas experiências e ampliarem seus primeiros conhecimentos”, finaliza Ezequiel Leite.

 

Tonzé Aboim I

Nascido em Salvador, em 19 de março de 1955, o baiano Tonzé Aboim Freire Castelo Branco, arquiteto, urbanista, trader, escritor e cônsul honorário da Romênia em Aracaju, é um dos candidatos a postular um cargo na Assembleia Legislativa de Sergipe nas eleições deste ano pelo Partido Liberal (PL).

 

Tonzé Aboim II

Tonzé Castelo Branco enxerga na multipolarização uma boa oportunidade para o Brasil, enquanto praticamente o único país com condições reais de alimentar o mundo, se tornar um membro dessa multipolarização, devido à sua força econômica e importância geopolítica na América Latina. Como forma de alavancar o crescimento econômico de Sergipe, Tonzé defende a implementação de políticas que permitam o crescimento social do povo sergipano.

 

Tonzé Aboim III

“Atuo em Sergipe desde antes de 1979 sempre na retaguarda de amigos políticos buscando sempre contribuir com o sucesso e o desenvolvimento do povo sergipano. Nunca acreditei que o desenvolvimento econômico de uma sociedade, de um município, de um estado ou de uma nação viesse ocorrer dissociada do seu pertinente crescimento social, educacional, enfim cultural e nela a participação do poder público tem que vir a ser efetivo e vital para que as coisas aconteçam conjugadas e de forma duradoura e profícua. Enquanto arquiteto e urbanista, dediquei minha vida para o setor habitacional com ênfase a faixa da sociedade de média e baixa renda”. 

 

Festival Filhos Fortes

No dia 17 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Aracaju, vai acontecer o Festival Filhos Fortes. O Festival organizado pelo professor mestre em Educação Física, faixa preta em jiu-jitsu e judô, Charles Nardelli, tem como meta promover uma manhã de intercâmbio entre crianças e familiares, fortalecendo os aspectos biopsicossociais tão inerentes nas boas práticas de lutas.  

 

Charles Nardelli I

“As aulas de lutas bem orquestradas podem contribuir na saúde mental das crianças. Um momento em que livra a criança um pouco da intoxicação digital e auxilia o desenvolvimento da capacidade de suportar e superar derrotas, tal como gerir emocionalmente as vitórias. Interpretar os obstáculos e dificuldades como um desafio e não como problemas dolorosos”, disse o organizador, que seguiu:      

 

Charles Nardelli II 

“O Festival será realizado em um clube (AABB), à beira da praia com muito conforto e uma programação voltada para a interação de toda a família. Piscinas, campos de futebol, parques infantis e restaurante se somarão ao espetáculo dos pequenos campeões lutando. Um verdadeiro entretenimento para as famílias”, finaliza. As inscrições do Festival Filhos Fortes serão realizadas na Loja Piticas do Shopping Jardins, a partir do dia 13 de setembro (terça) ao dia 15 de setembro (quinta), a partir das 13 h. O festival será das 8h e seguirá por toda a manhã, com horários programados para cada faixa de idade, com crianças de 3 até 12 anos.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?